30 de maio de 2008

[PRA PENSAR] O Poder das Escolhas


Você já reparou com tem gente que reclama de tudo? Reclama que nada dá certo na vida. Reclama que nunca tem o que quer ou precisa. Reclama que sua vida está empacada. Enfim, reclama, reclama e reclama. Torna-se chato(a).

O fato é que a vida é feita de escolhas. Cada escolha que fazemos tem consequências. Até mesmo o fato de não escolher é uma escolha.

Estas pessoas que me referi acima reclamam porque acham que não tem escolhas. São vítimas do mundo. Delegam aos outros ou ao destino o rumo de suas próprias vidas. Na verdade estão fazendo uma escolha, mesmo que inconsciente: escolheram viver reclamando.

Problemas, dificuldades e empecilhos acontecem na vida de qualquer pessoa. O que faz a diferença é a forma como cada um lida com tudo isso. Há aqueles que sentam e choram. Mas há os outros que pensam, analisam e tomam decisões. Sabem que suas decisões nem sempre estarão totalmente corretas. Sabem que não há segurança absoluta na vida. Sabem que viver é estar em contante risco. Sabem porque vivem suas próprias escolhas. Decidiram ser protagonistas de suas vidas.

E você? Como tem agido diante da vida? Você está mais para o ator/atriz principal ou figurante? Tem feito as escolhas ou deixado para os outros? Tem arriscado ou ficado estático(a) esperando o milagre da resolução espontânea?

Pense, reflita sobre suas ações. Mas não fique somente pensando, pois a vida passa rápido. Certa vez li uma frase (não lembro o autor) em que dizia mais ou menos assim: não me arrependo das coisas que fiz, mas das que não fiz.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

PALESTRANTE ROGERIO MARTINS | IMPORTANTE | LEIA ABAIXO ANTES DE COMENTAR:
.: Todos os comentários são lidos e moderados previamente.
.: Serão recusados comentários com conteúdo ofensivo ou discriminatório, fora do tema ou assunto da postagem, anônimos ou com simples divulgação e pedidos de parceria.

Cadastre-se no Boletim