21 de setembro de 2009

5 dicas para ampliar sua produtividade


A produtividade pessoal é um dos temas mais "badalados" do momento. Diversas empresas buscam profissionais cada vez mais produtivos para enfrentar momentos de turbulência e transição como o que vivemos atualmente. Aqueles que conseguem desenvolver este diferencial conquistam prestígio e melhores oportunidades no mercado. 

5 DICAS PARA AMPLIAR SUA PRODUTIVIDADE

1. AUTO-ANÁLISE - desenvolva uma análise de sua situação atual. Como você tem respondido as exigências do seu trabalho? Você tem conseguido realizar o que é solicitado? O que dificulta sua produtividade? O que poderá favorecer e que depende de você? Outros conseguem produzir mais nas mesmas condições?

2. DESCARTE - Faça uma limpeza de materiais e idéias que não servem mais. Procure agir de forma sempre inovadora, pois tudo o que já conhecemos pode não valer mais em pouco tempo, visto que tudo muda rapidamente e precisamos nos adaptar a cada situação.

3. ORGANIZE - planejamento, organização e disciplina ajudam a aumentar a produtividade. Pensar antes de agir. Saber onde as coisas estão. Manter tudo em seus lugares.

4. AVALIE - faça avaliações periódicas de sua produtividade. Onde pode melhorar, onde tem dispersado e assim por diante. Para isso um caderno de anotações pessoais ajuda bastante e faz com que você não perca tempo depois tentando lembrar destas coisas.

5. APRENDA - procure ficar sempre atento e aberto para novos aprendizados. Estude, leia, participe de cursos sobre este e outros temas. Converse com pessoas, analise o perfil dos demais colegas e o que fazem para atingirem resultados melhores.

O que você achou destas dicas? Qual sua dica de produtividade? Escreva, opine, participe!

Rogerio Martins é Psicólogo, Palestrante, Escritor e Professor Universitário. 

Clique aqui e veja mais dicas sobre carreira, gestão de pessoas, comportamento, marketing pessoal e qualidade de vida

6 comentários :

  1. São ótimas, vamos atentar e ver se conseguimos pô-las em prática.
    Abraços forte

    ResponderExcluir
  2. Acredito que o mais difícil é justamente a primeira dica: auto-crítica.

    Não estamos acostumados a parar para analisar as próprias falhas.

    Acrescentaria que é preciso saber administrar melhor o tempo como forma de aumentar a produtividade.

    ResponderExcluir
  3. Boa noite, Rogerio, simplesmente adoro os teus textos, dicas, você escreve de um modo que se torna facil de entender a mensagem. E eu posso passar as tuas dicas para o meu grupo de trabalho? Aguardo uma posição sua.
    Abraço

    ResponderExcluir
  4. Jota Castilho02 outubro, 2009

    Rogerio, mais uma vez brilhante!!!! Este é um requisito cada vez mais importante para as empresas e também para a vida pessoal. Eu me sinto muitas vezes um tanto improdutivo e procuro usar a organização pessoal como ferramenta de melhoria. Vou anotar suas dicas e procurar colocar em prática também.

    Um abraço do Jota.

    ResponderExcluir
  5. Gostei das dicas, pois são simples e diretas. Para melhorar minha produtividade costumo ficar sempre atenta aos prazos e fazer anotações para não esquecer de nada.

    ResponderExcluir
  6. Tento sempre colocar isso em prática, nem sempre consigo...mas estou sempre buscando acertar!!

    ResponderExcluir

PALESTRANTE ROGERIO MARTINS | IMPORTANTE | LEIA ABAIXO ANTES DE COMENTAR:
.: Todos os comentários são lidos e moderados previamente.
.: Serão recusados comentários com conteúdo ofensivo ou discriminatório, fora do tema ou assunto da postagem, anônimos ou com simples divulgação e pedidos de parceria.

Cadastre-se no Boletim