7 de dezembro de 2009

5 dicas para administrar o tempo



O tempo é o maior bem que dispomos, pois tempo é vida. Saber administrar o tempo com qualidade e eficiência requer conhecimento e mudança de hábitos. Para ajudar a administrar melhor seu tempo veja abaixo cinco dicas práticas.

5 DICAS PARA ADMINISTRAR O TEMPO

1. ANALISAR - o primeiro passo para administrar o tempo é identificar como você o utiliza. Como você distribui seu tempo entre as diversas atividades do dia? Para isso há um exercício simples: faça uma descrição de suas rotinas, incluindo absolutamente tudo o que é rotina e o que aparece sem estar previsto.

2. ORGANIZAR - feito o primeiro passo é hora de organizar as atividades em termos de prioridades. O que você considera importante nas suas atividades diárias, aquilo que somente você pode fazer? O que é urgente, ou seja, que tem um prazo determinado? Faça uma análise criteriosa.

3. PRIORIZAR - agora que você já tem uma análise crítica da situação é o momento de listar as prioridades. Comece fazendo as atividades que você colocou como IMPORTANTES E URGENTES, depois aquelas que considerou somente IMPORTANTES. As atividades classificadas somente como URGENTES podem ser delegadas a alguém e por isso não devem ser realizadas prioritariamente.

4. CRIAR O HÁBITO - administrar o tempo é também saber dizer não e fazer aquilo que é prioritário para você. Um dos erros comuns é fazer concessões demais. Com o tempo as pessoas a sua volta irão se acostumar.

5. ANALISAR - voltamos ao primeiro passo, mas agora para analisar os resultados desta mudança de hábitos. Analise o que você conseguiu evoluir e faça as correções necessárias. Seja mais assertivo, mas procure agir com flexibilidade. Administrar o tempo com qualidade não significa ser rígido.

Qual sua dica para administrar bem o tempo? O que você faz para ter mais tempo em sua vida? Comente, participe, compartilhe suas experiências e opiniões.

Rogerio Martins é Psicólogo, Palestrante, Escritor e Professor Universitário. 

Clique aqui e veja mais dicas sobre carreira, gestão de pessoas, comportamento, marketing pessoal e qualidade de vida 

Um comentário :

PALESTRANTE ROGERIO MARTINS | IMPORTANTE | LEIA ABAIXO ANTES DE COMENTAR:
.: Todos os comentários são lidos e moderados previamente.
.: Serão recusados comentários com conteúdo ofensivo ou discriminatório, fora do tema ou assunto da postagem, anônimos ou com simples divulgação e pedidos de parceria.

Cadastre-se no Boletim