21 de janeiro de 2010

A parábola da faixa preta

Durante 16 anos de minha vida eu me dediquei a treinar e ensinar a arte do Karatê. Foram anos maravilhosos que me ajudaram a formar o caráter, o físico e a mente. Quem já praticou alguma arte marcial com seriedade, dentro da verdadeira filosofia que cada uma representa, sabe o quanto estes ensinamentos vão além da defesa pessoal.

Meu Sensei (mestre ou professor) era uma pessoa simples e serena. Falava mais por suas atitudes do que com palavras. Isso me ensinou a retidão, que procurei repassar a meus alunos posteriormente.

Relendo alguns textos que guardo para reflexão pessoal me deparei com a parábola abaixo. Não é de minha autoria e desconheço seu autor. Porém, pela importância da lição que ela traz eu reproduzo:

A parábola da faixa preta

Imagine um lutador de artes marciais ajoelhado na frente do mestre numa cerimonia para receber a faixa preta obtida com muito suor. Depois de anos de treinamento incansável, aluno finalmente chegou a o auge do êxito na disciplina.

"Antes que eu lhe dê a faixa , você tem que passar por outro teste", disse o sensei.
"Eu estou pronto", responde o aluno, talvez esperando pelo último assalto da luta.
"Você tem que responder a pergunta essencial: qual é o verdadeiro significado da faixa preta?"
"O fim da minha jornada", responde o aluno. "Última recompensa merecida por meu bom trabalho."
O sensei espera mais. É óbvio que ainda não está satisfeito. Por fim, o sensei fala: "Você ainda não está pronto para a faixa preta. Volte daqui a um ano."

Um ano depois, o aluno se ajoelha novamente na frente do sensei.
"Qual é o verdadeiro significado da faixa preta?", pergunta o sensei.
"Ela é o símbolo da excelência e o nível mais alto que se pode atingir em nossa arte", responde o aluno.
O sensei não diz nada durante vários minutos, esperando. É obvio que ainda não está satisfeito . Por fim, ele fala: "Você ainda não está pronto para a faixa preta. Volte daqui a um ano."

Um ano depois, o aluno se ajoelha novamente na frente do sensei. E mais uma vez o sensei pergunta: "Qual é o verdadeiro significado da faixa preta?"
"A faixa preta representa o começo – o início de uma jornada sem fim de disciplina, trabalho e a busca por um padrão cada vez mais alto", responde o aluno.
Sim. Agora você está pronto para receber a faixa peta e iniciar o seu trabalho.

. . .
Cadastre-se no Boletim