22 de janeiro de 2009

5 Dicas para falar bem em público



Depois da postagem sobre vergonha de falar em público trago cinco dicas para ajudar a todos que precisam falar em público. Há muitas pessoas que tem verdadeiro pavor de fazer uma apresentação em público e outras que adoram! Qual é o seu caso?

Primeiro esclareço que estas dicas servem para quem faz apresentações profissionais ou em grupos sociais, familiares e acadêmicos. Não está em ordem de importância.

5 DICAS PARA FALAR BEM EM PÚBLICO

1 - Saiba para quem você vai falar - Quanto mais informações sobre seu público melhor. Tem pessoas que se sentem mais a vontade de falar para gente conhecida. Outros preferem o contrário. O importante é que esta informação poderá fazer com você ajuste sua linguagem, forma de apresentação, exemplos etc. Imagine fazer uma apresentação para um grupo de crianças falando como se estivesse diante de adultos.

2 - Informe-se sobre o local - Tão importante quanto o item anterior, saber como é o local onde fará sua apresentação ajuda a adequar o uso de recursos, vestimenta, atividades etc. Você já viu pessoas que não sabem falar atrás de um púlpito? Espaço pequeno ou grande? Dá para se movimentar ou tem que ficar parado? Sentado ou em pé? Há diversas possibilidades e quanto mais você souber a respeito mais fácil controlar estas variáveis.

3 - Saiba o que vai falar - Um bom conteúdo é fundamental para uma apresentação de sucesso. Prepare-se pesquisando, estudando, aprimorando o conhecimento sobre o que irá falar. Há aqueles que acreditam que o improviso é o mais importante. Errado. O improviso deve ser o último recurso. Mesmo para improvisar é preciso ter preparo, conhecimento, bagagem. O improviso pode tornar uma apresentação rasa e desinteressar o público.

4 - Use o humor corretamente - Usar humor de forma adequada torna uma apresentação leve, agradável. Humor não significa contar piada ou fazer as pessoas rirem o tempo todo. Aqueles que tentam fazer graça com frequência acabam tornando a apresentação fútil e podem ser inoportunos. Ajuste esta característica para cada público, como já foi comentado na primeira dica.

5 - Treine, treine, treine - Não há apresentação de sucesso que aconteça sem algum preparo anterior. Por isso, aproveite todas as oportunidades que tiver de falar em público para se expressar. Tome cuidado para não exagerar, claro. Mas treine antes diante de um espelho ou sozinho(a). Treine com uma pessoa assistindo e opinando. Faça cursos de aprimoramento e treine, treine, treine.

Você tem facilidade ou dificuldade para falar em público? Deixe abaixo seu comentário ou pergunta. Sucesso.

Rogerio Martins é Psicólogo, Palestrante, Escritor e Professor Universitário. 

Clique aqui e veja mais dicas sobre carreira, gestão de pessoas, comportamento, marketing pessoal e qualidade de vida

8 comentários :

  1. Parabéns pelo Blog, extermamente útil indepentdente do perfil do leitor. Marquei em favoritos.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  2. Gostei bastante das dicas! Com certeza precisarei delas!

    Obrigada pela visita!

    ____________________________________
    http://lapsosdesonhos.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Pelas dicas já dá para ter uma base para próximas apresentações. O conteúdo do blog está bem interessante.

    ResponderExcluir
  4. Algumas dicas eu já coloco em prática, mas ainda me fala prática. Acho que preciso dedicar-me a dica número 5. Valeu.

    ResponderExcluir
  5. Obrigado a todos pelos elogios. Tenho feito algumas mudanças afim de tornar o blog menos pessoal e mais interativo e útil para aqueles que buscam aprimoramento profissional e pessoal.

    ResponderExcluir
  6. Adorei as dicas. Parabéns pelo trabalho.

    ResponderExcluir
  7. Muito boas as dicas! Há um tempo eu encontrei uma outra nota com 7 dicas pode complementar também: http://www.bemsimples.com/pages/viewpage.action?pageId=21430290

    Abraço!

    ResponderExcluir

PALESTRANTE ROGERIO MARTINS | IMPORTANTE | LEIA ABAIXO ANTES DE COMENTAR:
.: Todos os comentários são lidos e moderados previamente.
.: Serão recusados comentários com conteúdo ofensivo ou discriminatório, fora do tema ou assunto da postagem, anônimos ou com simples divulgação e pedidos de parceria.

Cadastre-se no Boletim