18 de fevereiro de 2009

Chega de reclamação: pede pra sair

A frase mais reproduzida do filme Tropa de Elite é, sem dúvida, “pede pra sair, pede pra sair!!”. Já toi entoada por diversas pessoas, nas mais variadas situações. O tom ameaçador em que era bradada, muitas vezes conhece versões mais irônicas ou jocosas. O fato é que o bordão “pede pra sair” pegou.

Dias atrás realizava mais um treinamento para um grupo de funcionários de empresa de grande porte. Determinado momento do curso um dos participantes começou a reclamar da empresa, do serviço e outras coisas mais. Tentei contornar a situação de forma polida, mas ficou complicado.

O funcionário começou a falar, falar, falar e prejudicar o andamento do evento. Naquele momento qualquer contra-argumento já tinha sido utilizado, sem sucesso. Parecia que seu propósito era tumultuar, e quase conseguiu.

Aí lembrei da frase famosa: “pede pra sair, pede pra sair”. Não falei desta forma, direta, mas de outro modo sugeri a ele que se a situação da empresa, do seu trabalho e tudo mais era tão ruim, como anunciava, por que continuar? Pede pra sair!

Já passei por situações semelhantes em outros eventos, mas esta foi mais contundente. O funcionário em questão trabalha na empresa há mais de trinta anos. Pelo o que aconteceu no curso, imagino que deve ter passado mais tempo reclamando do que realizando. Mais tempo falando mal do que produzindo. Afinal, não somos felizes cem por cento do tempo, mas há local e momento para tais reclamações. Não em um curso sobre atendimento a clientes.

Nestas horas uso o discurso de que somos responsáveis por nosso presente e futuro. Se está ruim, pede pra sair. Vá em busca do que pode ser melhor. Chega de reclamação. Quem só reclama e não faz nada torna-se chato, vazio, amargurado, improdutivo.

Tanto no ambiente profissional, quanto na vida social é preciso ter coragem para tomar decisões importantes como mudar de emprego, de companheiro(a), de atitude. Se não está bom, mude. Se não quer mudar, não reclame. Faça algo.

Portanto, quando ouvir alguém começar a reclamar diga para ela, no ato: “ta ruim? Pede pra sair!!!”
Cadastre-se no Boletim