26 de fevereiro de 2009

O que você está lendo atualmente?

Estamos vivendo um momento histórico em termos de informação disponível. A cada dia surgem novos livros sobre os mais variados temas. Histórias de animais de estimação, romances, auto-ajuda, científicos, acadêmicos etc. É um mercado em grande expansão. Para ter certeza do que estou escrevendo basta passar por alguma livraria. Aqui em São Paulo as grandes livrarias estão sempre lotadas de pessoas ávidas por alguma novidade literária.

Porém, a fome de leitura não pára por aí. Jornais, revistas, internet e outros meios de divulgação de idéias, conhecimento e informações estão sendo criados, reinventados ou simplesmente utilzados diariamente.



Um dos recursos mais interessantes e que vem ganhando mais projeção é o BLOG. Recentemente vi uma reportagem onde alguns consultores estão pesquisando candidatos através de seus blogs. Algo como já foi feito e muito comentado sobre o ORKUT. O blog como fonte de informação sobre o candidato a ser selecionado.

O fato é que até algum tempo atrás os blogs eram mais utilizados por jornalistas e na outra ponta por jovens escrevendo seus diários eletrônicos. Muita coisa mudou. Hoje temos blogs altamente estruturados, interessantes, com conteúdo diversificado e produzido por pessoas de todos os níveis de conhecimento e formação.

Por isso, pergunto: o que você anda lendo por aí? Quais blogs tem chamado sua atenção pela qualidade da informação, visual ou algum outro motivo que faz com que você seja um seguidor.

Indique suas preferência no campo de comentários. O que você está lendo atualmente? Além de blogs, pode ser livros ou revistas interessantes. O que você indica?

Criei um blog especificamente sobre isso: QI - Quem Indica. Nele aponto minhas preferências em termos de blogs, livros, comunidades, cursos e tudo que acho interessante. Confira em http://blogsqueindico.blogspot.com/

Comente: o que você está lendo atualmente?

33 comentários :

  1. de blogs, confesso que só meio desligada, porque não gosto de ler no computador, mas estou lendo Lolita de Vladmir Nabokov, muito interessante! :)

    ResponderExcluir
  2. Olá Rogério!!
    Como jornalista tenho o costume de ler tudo o que cai em minhas mãos.
    Mas recentemente ando preferindo ler Blogs - de todos os tipos e conteúdos.
    Gosto muito do Eu Comigo Mesmo, do Rafael Cury, com suas poesias.
    No mesmo estilo tem o Inutensílio do Mundo, do GUstavo Jaime.
    Além disso, o Para Francisco, da Chris Guerra, o Mentes Discrepantes, etc.
    Se quiser conhecer um pouco mais, eles estão na minha página, como meus preferidos.
    Um abraço,

    Andréa Diniz

    PS: cheguei aqui por meio da comunidade do Orkut "Central de Divulgação de Blogs".

    ResponderExcluir
  3. Ler Blogs e bom,
    vejo mtas variedades!
    mais leio mto jornal!!!


    atualize sempre t+

    Se puder passa no meu blog:

    http://paginadacomedia.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Eu tenho preferencias de acordo com meu estado de espirito... rs
    Quando quero estar a par das noticias leio o Café com Noticias, Circo da Noticia e Sem Fronteiras.
    Quando quero ótimos poemas para iluminar meu dia leio o Verseiro, excelente.
    E tem mais.... para relaxar tenho os blogs que sigo e estou sempre por lá comentando.

    ResponderExcluir
  5. Leio blogs sobre vários assuntos! É muito divertido! Não gosto de julgar um blog pelo visual. O maior exemplo disso é o próprio google, uma ferramenta muito simples de busca e que se preocupa mais com o conteúdo do que com o design!
    Bom, além de blogs, gosto de ler revistas interessantes e livros. Indico o livro "Que país é este?" do Millôr Fernandes

    http://raullima.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Bom eu comecei agora nos blogs
    mais em termos de livro recomendo com certeza os de Paulo Coelho e alguns da escritora americana Danielle Steel

    ResponderExcluir
  7. A informação virou algo fácil de se conseguir, sendo de modo lícito ou não, mas o que ocorre é uma ampliação da mediocridade pois, quando você tem a opção de escolher e, você foi condicionado a comer lixo, certamente irá procurar lixo pois te soa mais amigável. Mas com certeza o fato de ter opção é louvável!

    Atualmente leio muita coisa técnica mas também gosto de coisas legais como o Café Brasil do Luciano Pires.

    Sei que não foi tocado nesse assunto, mas acho que a única mídia ameaçada pela internet é o jornal impresso, ele não consegue ter o dinamismo da internet, mas muitos ainda o defendem pois dizem que ler um jornal no café é maravilhoso, quase como um ritual ... Tá bom ... Até quando?

    Escelente conteúdo no teu blog! Parabens!

    ResponderExcluir
  8. Blog boom... mais não gosto de ler muito... hauhau pelo PC...



    www.bardacomedia.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Em questão de blogs ando lendo coisas divertidas, matérias sobre WWE, ou blogs de poesia de alguns colegas. Varia, depende do dia, depende de quem vem até mim e pede uma opinião. Esse é o lado lúdico da vida...hehe.

    Livros eu sempre leio mais sobre teoria da arte...agora estou lendo um bem complicadinho do Umberto Eco "A Obra Aberta"....mas depois que consegue entrar no texto, vale muito apena, principalmente para quem não tem ideia da profundidade da arte contemporânea.

    Bom blog!

    ResponderExcluir
  10. leio intensamente, mais sobre SEO, o Blog "Fiquerico" do meu amigo Paulo Faustino e no momento estou relendo o livro "O segrêdo dos Incas" de Siegfried Huber. Abraços

    ResponderExcluir
  11. Rogerio,

    Estou acompanhando seu blog e também o Café com Notícias, que é bem legal.

    Sobre livros estou lendo O Poder do Agora, recomendado por você.

    ResponderExcluir
  12. Bom, eu leiu de tudo, acabei de ler O DIABO VESTE PRADA.
    Muiito boom.!

    Essa sua materia está show de Bola.!
    Abraaço.!

    ResponderExcluir
  13. Leio um pouco de tudo, tenho preferência por blogs de notícias como o Café com Notícias, Blog do Reinaldo Azevedo, da Veja, principalmente leio muito sobre educação e mercado de trabalho.
    Se puder faça uma visitinha no meu blog: http://inezpsi.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Puxa, leio vários blogs por dia...os meus prefeirdos estão lá no meu blogroll do Café com Notícias. Também leio jornais online e livros. Atualmente estou lendo "A erva do diabo", de Carlos Castanheda. Muito bom, eu recomendo!
    Abraço

    ResponderExcluir
  15. Acabo de ler os comentários e fiquei muito feliz de ter o Café com Notícias indicado por vários leitores...pra mim é uma honra e aumenta a minha responsabilidade como produtor de conteúdo. Seria injusto falar qual blog leio mais, mas posso dizer que o que faz um blog ter leitores é a produção de conteúdo diferenciada, somado com a interação do autor junto ao público.
    Abraço

    ResponderExcluir
  16. A internet anda evoluindo, tudo anda evoluindo, você liga o computador e não precisa nem sair de casa pra comprar aquele livro ou ler aquele filme, pois se tem disponível em casa, antes (assim como o celular e a TV) a internet era privilégio de poucos, mas agora é um meio de comunicação utilizado pelo mundo inteiro.

    Até Mais. ^^

    ResponderExcluir
  17. Muito interessante alguns comentários postados aqui. Vou comentar sobre alguns em seguida, mas começo com a questão levantada pelo "armazemfm". Acredito que a mídia impressa ainda continuará por muito tempo, não só por que tem gente que usa no banheiro, mas porque tem outros que não conseguem ler na tela ou não tem paciência.

    Rogerio Martins
    http://palestranterogeriomartins.blogspot.com/
    http://saladeterapia.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  18. Olá, Rogerio!

    Vim agradecer e retribuir sua visita ao TD Séries. Como encontrei este artigo bem interessante, resolvi também deixar meu comentário.

    Muitos dos blogs que acompanho hoje são parte da minha "vida de blogueiro", como costumo dizer. Então, acompanho dezenas de blogs sobre seriados de TV - devido ao "TD Séries" - e outros, em menor quantidade, sobre gerenciamento de blogs, ferramentas de busca e afins - para manter o "Gerenciando Blog". Como lazer, acompanho ainda o Link-me, do Marcus Aragão, que contém uma série de links interessantes para outros blogs.

    Mas, o prazer da leitura da mídia impressa ainda não foi ultrapassado. É ótimo poder chegar em casa cansado do trabalho e pegar uma revista ou livro para ler.

    Parabéns e continue o ótimo trabalho!

    PS: Achei ótima sua assinatura com o endereço de seus blogs, e acabei usando também a idéia! risos

    http://www.tdseries.com.br

    http://gerenciandoblog.blogspot.com

    ResponderExcluir
  19. Nossa, muitas coisas... esse ano eu su do tipo "centro de informações" huhuhuhuhauhaua

    ResponderExcluir
  20. em relação a blogs tem 3 que sempre entro, leio e comento:
    blogdodan.blogspot.com,
    paradoxo-rs.blogger.com.br e
    oitentando.blogspot.com

    leio a revista set, uma das melhores publicações sobre cinema nas bancas e atualmente não estou lendo livro algum...

    ResponderExcluir
  21. Antigamente eu lia todos os blogs que ainda se encontram no meu Favoritos. Hoje, em função do meu problema só leio quando é preciso comentar.
    Infelizmente será assim por algum tempo

    ResponderExcluir
  22. Acompanho o seu blog (Palestrante Rogerio Martins) e o da Suyen Miranda (http://suyenmiranda.blogspot.com).

    Sobre livros: estou lendo Introdução ao Estudo da Filosofia.

    ResponderExcluir
  23. Olá,Rogério
    Atualmente, estou vivenciando este tipo de compartilhamento,discussoes em sala de aula, e no trabalho, pergunatamos o que os noticiarios,jornais,na televisão estam trazendo pra gente,será que só se comentam assaltos,crimes,roubos corrupção,crise economica?o que nós já sabemos e temos visto todos os dia. E por isso, que os meios mais procurado está sendo através de internet para se informar, atualizar,buscar algo novo diferente,conhecendo pessoas do mundo todo e sem contar pelos curriculos passados atraves de blog,e-mail,saite etc.. acredito que atraves dessas pessoas diferentes descubrimos algos que não conhecemos e que atraves disso chegamos á busca de troca de informações.

    ResponderExcluir
  24. Leio pouco em função da famosa falta de tempo. Quando sobra algum prefiro ler coisas que me distraiam mais. Não tenho nada específico, fico navegando e de vez em quando encontro coisas legais. Esta postagem é bem interessante. Já vi alguns blogs que vou visitar depois, quando tiver tempo kkkkkkkkkkkkk

    [Santiago]

    ResponderExcluir
  25. Ahh *------* eu terminei de ler um livro esses dias se chama abzurdah da cielo latini.. é uma grande lição de vido o livro.. se souber absorver certas informações!
    achei muito bacana!
    agora estou lendo o venha ver o pôr do sol e outros contos da lygia !
    *-* muito bom também!

    http://x-o-x-o.zip.net/

    ResponderExcluir
  26. Muito legal saber sobre blogs, livros e outras formas de leitura. Vou pesquisar alguns dos blogs apontados aqui. A idéia é exatamente essa, fazermos um blogroll com aquilo que é mais interessante na opinião de vocês.

    ResponderExcluir
  27. Não tenho hábito de ler blogs. Prefiro revistas e jornais. Acabo ficando um pouco cansada de ler na tela. Mas tem algumas coisas boas, principalmente os blogs com mais cara jornalística ou informativo.

    ResponderExcluir
  28. Jornais: páginas de esporte
    Livros: Todos do STEPHEN KING
    Blogs: Blogs de humor negro e humor inteligente, tais como o Capinaremos, PDB, Gordo Nerd, Cyanedes, Dr. Pepper, Irmãos Brain etc...E também leio o Controle Remoto que é voltado a assuntos polêmicos...

    Revistas:Mundo estranho e Super Interessante.

    ResponderExcluir
  29. Estou lendo o ótimo "Outliers - fora de série". Livro escrito por Malcolm Gladwell onde traz os motivos pelos quais algumas pessoas tem sucesso e outras não. Tudo bem explicadinho com informações curiosas. Vale a leitura. Editora Sextante.

    ResponderExcluir
  30. Acho que a pergunta poderia ser "Por que você não está lendo atualmente?"

    ResponderExcluir
  31. Estou lendo 03 ao mesmo tempo (normal, sempre faço isso): Introdução ao Mundo do Vinho; Quando Nietsche chorou; Criando Meninas.

    ResponderExcluir
  32. Olá, Rogério,
    Gostei do seu blog e quero receber atualizações.
    Meu e-mail é pedroemo@ig.com.br

    Abraços

    Pedro Dias

    ResponderExcluir

PALESTRANTE ROGERIO MARTINS | IMPORTANTE | LEIA ABAIXO ANTES DE COMENTAR:
.: Todos os comentários são lidos e moderados previamente.
.: Serão recusados comentários com conteúdo ofensivo ou discriminatório, fora do tema ou assunto da postagem, anônimos ou com simples divulgação e pedidos de parceria.

Cadastre-se no Boletim