13 de fevereiro de 2009

[ROTARY] Núcleo Rotary de Desenvolvimento Comunitário - NRDC

rotary, palestras motivacionais, palestras, palestrante, palestra de motivacao
Algumas pessoas tem a idéia de que o Rotary é uma organização de pessoas que se reúnem exclusivamente para realizar festas, jantares ou promover a bajulação e politicagem. Como já escrevi em postagem anterior isso ocorre em alguns clubes de Rotary. Afinal, o ser humano não é perfeito e alguns distorcem os ideais e princípios que estão por trás de todas as organizações. É assim na política, na saúde pública, nas entidades comunitárias, ongs, associações etc.

O fato é que o Rotary tem diversas ações para a melhoria da sociedade mundial. Entre elas, destaco uma ação local que muitos desconhecem, inclusive rotarianos: NÚCLEO ROTARY DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO - NRDC.

Os NRDCs são grupos formados por não-rotarianos comprometidos com o servir. O ideal de servir é, além de um lema de Rotary, uma forma pela qual as pessoas se identificam à construção de sua cidadania. Até para ser solidário com os menos favorecidos é necessária uma organização pessoal e social. É neste ponto que o NRDC surge como uma forma objetiva de praticar o serviço solidário. Sob a supervisão do Rotary Club patrocinador, os integrantes dos núcleos usam suas habilidades para melhorar a qualidade de vida em suas comunidades.

Quando tratamos de NRDC reforçamos a idéia de que nosso papel como rotarianos na comunidade é de apoiar os esforços para que as pessoas conquistem sua dignidade com independência. Isso significa que os esforços devem ser de ensinar, educar, mostrar os caminhos, apoiar, auxiliar, garantir a sustentação dos projetos e, como se usa na linguagem popular, “ensinar a pescar”. Aqueles que preferem agir ao invés de orientar, que preferem fazer ao invés de ensinar acabam criando um núcleo dependente de soluções prontas e, sendo assim, enfraquecido quanto ao seu futuro. É como a história do caroço de abacateiro.

Certa vez um caroço de abacate ia rolando pelo chão quando se deparou com um enorme e frondoso abacateiro. Cheio de galhos, folhas, flores e frutos. Que sombra ele fazia! O conforto estimulava as crianças a brincarem em seus galhos, e aos pássaros morarem entre suas folhas e galhos, além dos viajantes a buscarem abrigo em sua sombra. "Ah, como deve ser lindo ser abacateiro", pensou o carocinho de abacate. E o carocinho ficou ali esperando que uma chuva milagrosa caísse do céu para que ele pudesse germinar...

Ele esperou, esperou e esperou. Mas a chuva não veio. Dias, semanas... Um dia aparece a fada dos abacateiros e lhe pergunta: "Ô carocinho, o que faz você à sombra deste abacateiro?" – o carocinho respondeu: "Estou esperando a chuva cair para virar abacateiro também. A Senhora não pode me ajudar? Transforme-me em um abacateiro como esse, por favor", pediu choroso o carocinho. Ao que a fada respondeu: "Meu querido carocinho, ser abacateiro não é só ser grande não. É saber buscar a terra, o sol e a água. É germinar e aprender a fazer raízes, tronco, galhos, folhas, flores e frutos. Se eu fizer você crescer como irá aprender?"

A fada partiu sorrindo. Ao que o carocinho então refletiu e rolou em busca de um lugar ao sol, longe daquele abacateiro, onde poderia então receber a tão querida chuva.

Todos nós nascemos ávidos por aprender, desde o primeiro passo, e para isso precisamos de apoio para crescer e aparecer. Mas se alguém fizer tudo por nós corremos o risco de não sermos capazes de fazermos sozinhos quando necessário.
. . .


Imagem do Projeto Encontro de Gestantes, promovido pelo NRDC Gente Que Faz, apoiado pelo Rotary Club de São Paulo - Santana (Distrito 4.430), Jd. Princesa, zona norte de São Paulo.

rotary, suyen, palestras motivacionais, palestras, palestrante, palestra de motivacao

Imagem do Curso Saúde Financeira, promovido gratuitamente pelo NRDC Gente Que Faz, através do Rotary Club de São Paulo - Santana (Distrito 4.430), na comunidade do Jd. Princesa, zona norte de São Paulo.

rotary, palestras motivacionais, palestras, palestrante, palestra de motivacao, suyen

Quer saber mais sobre Rotary e NRDC? Acesse o arquivo em Power Point (6MB) que traz mais detalhes em http://www.rotary.org/RIdocuments/pt_ppt/elearn_rcc_po.ppt
Cadastre-se no Boletim