20 de abril de 2009

Shutdown aumenta produtividade

Palestrante Rogerio Martins
"A Operação Shutdown, utilizada para maximizar a produtividade no ambiente profissional, consiste em isolar-se de qualquer interrupção que possa surgir enquanto se executa determinada tarefa. Desligar telefones e celulares, fechar programas desnecessários no computador e trancar a porta do escritório são iniciativas que compõem o método.

O advogado Eliazer Augusto Raizel, 32, residente em Londres (Inglaterra), está habituado a realizar o shutdown. “Sempre que preciso fazer algo importante, desligo o telefone, fecho-me no quarto e começo a trabalhar”, diz. Ele aprendeu a técnica enquanto estava na faculdade, faz até hoje e a considera “altamente eficaz.”

Raizel revela que, para entrar no estado de concentração máxima proporcionado pelo shutdown, costuma ouvir uma música específica. “Parece que com o auxílio de uma música que gosto, quando preciso me isolar, ela ajuda a me concentrar mais facilmente”, prossegue. “Funciona como uma âncora.”

Segundo o psicólogo e consultor Rogério Martins, o método é realmente capaz de aumentar a velocidade e a qualidade do trabalho realizado. “O profissional concentra a energia no que está fazendo. Quanto mais concentrado na tarefa, maior a probabilidade de executá-la com perfeição”, explica. Ele afirma, também, que distrações podem provocar retrabalho, prática abominada no ambiente corporativo.

A recomendação feita por Martins é que, durante o shutdown, sejam feitas algumas paradas. “Pequenas pausas são fundamentais para recobrar a energia, disposição e concentração”, sugere. Segundo ele, após determinado período de tempo, o cérebro começa a cansar se estiver focado somente em uma atividade..." (Rodrigo Capelo)


Veja a matéria completa sobre a técnica do Shutdown publicada na revista Você SA. A matéria é do jornalista Rodrigo Capelo, onde concedi entrevista que serviu como apoio para elaboração da mesma.

Confira em http://www.vocecommaistempo.com.br/bn_conteudo.asp?cod=210&opr=88


 Rogerio Martins  é Psicólogo, Palestrante, Escritor e Professor Universitário.
Siga-me no Twitter (@rogermar), no Instagram (@martins_rogerio) e no Facebook

Quer receber as atualizações do site? Insira seu e-mail abaixo:




Cadastre-se no Boletim