27 de maio de 2009

Quanto importa minha aparência


Nos últimos dias fui convidado por diferentes mídias a comentar sobre a importância da apresentação pessoal.

Este é um tema que pesquiso, escrevo e conduzo palestras e treinamentos há mais de 15 anos. A cada dia ele se torna mais importante e atual.

Ainda existem pessoas desinformadas ou alienadas que desconsideram este tema na sociedade moderna. Acreditam que a apresentação pessoal não influencia relacionamentos pessoais e comerciais. Estão amplamente equivocadas.

O fato é que a forma como nos apresentamos reflete muito de nossa personalidade e estado de espírito. Considero como apresentação pessoal o conjunto de informações que transmitimos as pessoas, como vestimenta, postura e comunicação basicamente.

A forma de se vestir influencia diretamente nas relações sociais. Há regras, usos e costumes para cada sociedade e cultura. Em determinados ambientes profissionais é esperado maior formalismo e em outros a descontração é a regra. Por isso, não deve haver a ditadura do certo ou errado, mas o conhecimento do estilo pessoal e o que se pretende transmitir.

Algumas pessoas erram ao forçar uma vestimenta ou postura inadequada para seu estilo pessoal e acabam transmitindo superficialidade ou arrogância. Para se sair bem fique atento ao ambiente e seu próprio estilo. Esteja preparado para mudar quando preciso, mas sem transgredir radicalmente sua essência.

É algo simples, mas que requer preparo, estudo, conhecimento. Para isso, pesquise, leia, informe-se a respeito. Converse com pessoas especializadas. Participe de eventos onde sejam apresentados dicas de apresentação pessoal. Analise as outras pessoas e sinta o que elas transmitem para você.

Como dica final acrescento: cuidado com o que está na moda. Nem sempre os modismos cabem para todas as pessoas. Tem muita gente por aí passando ridículo por acreditar que está na moda. Seja autêntico(a), mas tome cuidado, no ambiente profissional, com os exageros.

Rogerio Martins é Psicólogo, Palestrante, Escritor e Professor Universitário. 

Clique aqui e veja mais articos e dicas sobre marketing pessoal

Nenhum comentário :

Postar um comentário

PALESTRANTE ROGERIO MARTINS | IMPORTANTE | LEIA ABAIXO ANTES DE COMENTAR:
.: Todos os comentários são lidos e moderados previamente.
.: Serão recusados comentários com conteúdo ofensivo ou discriminatório, fora do tema ou assunto da postagem, anônimos ou com simples divulgação e pedidos de parceria.

Cadastre-se no Boletim