25 de maio de 2009

Palestrantes motivacionais


Palestrantes motivacionais... mitos e verdades. O nome palestra motivacional já é um grande mito. Porém, para efeito de mercado de trabalho é o nome mais conhecido, apesar de não refletir sua verdade.

Um dos mitos mais comuns sobre o tema é contratar um profissional para motivar os outros. Ora, a motivação é algo intrínseco ao ser humano. No máximo é possível estimular, sensibilizar, fazer as pessoas refletirem etc.

Já fui em reuniões com potenciais clientes onde eles queriam milagres. O clima interno era péssimo, havia poucas condições favoráveis de trabalho e imaginavam que uma palestra motivacional seria o suficiente para ajustar tudo. Impossível.

Outro mito comum quando se trata de palestras motivacionais é em relação ao "nome" do palestrante. Nos últimos anos pessoas conhecidas, celebridades e famosos das mais variadas áreas tornaram-se "palestrantes". Nem sempre aqueles que fizeram sucesso em suas áreas de atuação serão bons oradores ou terão algo a dizer para os funcionários de uma empresa.

Já ouvi casos de empresas que contrataram uma pessoa por que ela era famosa e isso iria motivar as pessoas. Bobagem. Há celebridades que se preparam e ajustam suas apresentações para cada público, porém, em geral, é mais uma jogada de marketing.

Mais um mito recorrente é que uma palestra é suficiente. Diversas empresas realizam uma palestra por ano para "motivar" seus colaboradores. Cada apresentação tem um efeito e geralmente de curto a médio prazo. Por isso, é fundamental um trabalho de continuidade. Se a empresa espera mudanças de atitude é preciso investir em continuidade.

Em alguns clientes realizo palestras mensais ou bimestrais sobre temas que envolvem o comportamento humano no trabalho, com excelentes resultados.

Há outro mito curioso: quanto mais caro o valor da palestra melhor é o palestrante e seus resultados. A verdade é que aquele que cobra valores muito abaixo da média de mercado ou está em início de carreira ou é ruim mesmo. Porém, nem sempre os valores mais altos são garantia de sucesso.



É preciso fazer um levantamento no mercado. Pesquisar entre alguns profissionais os valores praticados. Buscar referencias, conhecer locais onde já apresentou. Verificar se é um autor ativo no mercado, com livros e artigos publicados em revistas e sites de referência, visite seu site, conheça seus clientes etc.

Vi ocorrer a situação onde um palestrante com alto valor de palestra foi um verdadeiro fiasco. Arrogante e distante do público tornou sua apresentação enfadonha e descompromissada.

Portanto, para obter o sucesso no seu evento ao contratar um palestrante fuja destes mitos. Lembre-se que o barato sai caro e que o caro nem sempre é o melhor. Pesquise, converse, troque informações e procure sempre a verdade que há por trás deste mercado que mais cresce no país.


Rogerio Martins é Psicólogo, Palestrante, Escritor e Professor Universitário, além de apaixonado pelo que faz. Inscreva-se para receber as atualizações do site.

Conheça um pouco mais do meu trabalho como palestrante e instrutor de treinamentos
3. Workshop Motivação e Produtividade

Quer receber as atualizações do site? Insira seu e-mail abaixo:




17 comentários :

  1. Rogerio, mais uma vez parabéns pela lucidez de seus artigos. É um grande serviço que ajuda todos nós com informações interessante e importantes sobre o mundo dos negócios.

    ResponderExcluir
  2. Gostei da parte que trata dos palestrantes não responsáveis por motivar as pessoas.

    Há muita gente que pensa que é só contratar uma palestra e pronto. Tudo resolvido!

    Milagres não acontecem neste campo.

    ResponderExcluir
  3. Querido amigo avassalador...
    Boa argumentação. De fato, quando vivi no mundo corporativo o meu tema musical era "Festa estranha que gente esquisita"... pra ver como "adorava" ir aquelas reuniões e palestras sem proposito para motivar a pular um muro de 40 metros com um palito de fosforo.

    ResponderExcluir
  4. Essa coisa de palestra motivacional é um assunto interessante, cercado de lendas para se desvendar... é ótimo saber que temos alguém especialista nesse assunto bem plugado a Internet, é bem mais acessível q as próprias palestras hje em dia. Parabéns pelo trabalho.

    Abraço

    ResponderExcluir
  5. Acredito que palestras motivacionais, podem motivar pessoas a trabalhar melhor, estudar melhor, ser pessoas melhores...Afinal sempre existe o que nos motiva, e caso o assunto seja exposto na palestra estaremos com motivacao nova.
    Claro que existem pessoas profissionais no assunto, mas acredito que qualquer um que seja bem sucedido ou respeitado no meio profissional pode faze-lo!

    http://jokers.mimhospeda.com/
    http://www.radiosagaz.com/

    ResponderExcluir
  6. Nossa, esse post foi muito esclarecedor.
    Eu já assisti várias palestras motivacionais quando eu fazia curso de administração. Era dada por uma psicólogga. Era muito interessante, ao mesmo tempo que me fazia refletir, me ensinava muito e me fazia rir. Tenho saudades. IOs temas eram muito legais!

    parabéns pelo blog!

    abraços!

    ----
    http://cereja-capuccino.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Agradeço os comentários e reforço a idéia de que a motivação é um fator pessoal. O que um palestrante ou qualquer outro profissional pode fazer é estimular, sensibilizar, criar um clima favorável para a motivação.

    ResponderExcluir
  8. As palestras são muito importantes
    Eu vi umas que realmente mexe com sistemas motivacionais de uma empresa

    ResponderExcluir
  9. Bom, parabéns pelo blog Rogério.

    Seu post foi sensacional, bem explicativo, e a princípio parece ser cansativo para aqueles que não por exemplo não gostam da leitura, mas particularmente me prendeu até o fim, mesmo que numa leitura rápida.

    Pude entender algumas coisas, muito obrigado!

    Abraços

    ResponderExcluir
  10. Não vou dizer que qualquer pessoa pode ser palestrante, porque nem todo mundo domina bem a "arte da oratória", mas as experiências de vitórias são o ponto de partida para uma boa estória p/ motivar o público.
    Parabéns pelo blog!

    www.hoppipollablog.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Pra variar: Perfeito!
    Adorei o texto
    Beijão
    Suely

    ResponderExcluir
  12. Olá de novo,
    obrigada pela força que transmite nos seus textos.Ajudam muito!Bem haja!Joana

    ResponderExcluir
  13. Ótimo post! Muito obrigado mais uma vez!

    ResponderExcluir
  14. Célia Regina de Sobral06 outubro, 2011

    Parabéns pelo ótimo texto. Não conhecia o site e agora vou ler tudo e indicar para minhas amigas. Adorei. Parabéns mais uma vez. Você tem um dom maravilhoso para escrever, continue assim.

    Célia Regina

    ResponderExcluir
  15. Jaciara Mendes18 outubro, 2011

    Muito bom este artigo, Professor Rogerio. Parabéns pela clareza e objetividade.

    ResponderExcluir
  16. Obrigado a todos pelos comentários... eles é que ajudam a continuar escrevendo e aprimorando meu trabalho.

    O que escrevo é resultante do trabalho que realizo nas empresas, eventos, convenções e atividades de coach.

    Esta é a forma que encontro de compartilhar experiências e conhecimentos.

    ResponderExcluir

PALESTRANTE ROGERIO MARTINS | IMPORTANTE | LEIA ABAIXO ANTES DE COMENTAR:
.: Todos os comentários são lidos e moderados previamente.
.: Serão recusados comentários com conteúdo ofensivo ou discriminatório, fora do tema ou assunto da postagem, anônimos ou com simples divulgação e pedidos de parceria.

Cadastre-se no Boletim