6 de julho de 2009

5 dicas para entrevista de emprego


Já realizei diversas apresentações sobre como agir em uma entrevista de emprego. Algumas dúvidas são recorrentes e por isso as cinco dias para entrevista de emprego pretende auxiliar nestas questões.

Para aqueles que já vem lendo a respeito do tema poderá pensar que estas são básicas. Porém, como o público leitor do blog é bastante amplo e diversificado a idéia é trazer dicas práticas e úteis, independente da experiência de cada um.

Para a entrevista de emprego há três fases: antes, durante e depois. Vou abordar resumidamente sobre as três nestas cinco dicas.

5 DICAS PARA ENTREVISTA DE EMPREGO

1. Conheça a empresa - antes de ir para uma entrevista na empresa procure saber o máximo possível a respeito da mesma. Visite o site, converse com pessoas que conhecem sobre ela, leia as notícias que já foram publicadas a respeito, busque outras fontes de informação sobre a situação econômica e cultural da empresa. Hoje em dia a maior parte das vagas disponíveis no mercado está nas mãos de empresas de seleção e consultorias. Portanto, esta dica também se aplica para uma entrevista inicial neste tipo de empresa.

2. Apresentação pessoal - em geral, vista-se de forma um pouco mais formal do que de costume. É preferível transmitir uma idéia de seriedade e formalismo do que descuido e despreocupação. Porém, cuidado com roupas que não está acostumado a vestir, pois pode ficar desconfortável e isso prejudicar sua entrevista. É fundamental conhecer antecipadamente a cultura da empresa quanto a vestimenta: formal ou informal. Em qualquer situação evite roupas muito justas e que mostrem partes do corpo que transmitam sensualidade.

3. Fale a verdade - durante a entrevista procure agir com naturalidade e falar sempre a verdade. Claro que dizer a verdade não significa ser franco ao extremo. Em vez de dizer que odiava seu chefe (se for o caso), diga que sua relação com ele era profissional e tinham posições diferentes sobre questões relacionadas ao trabalho. Nunca invente fatos ou conhecimentos que não possua. Os profissionais que realizam entrevistas, em geral, são experientes para perceber quando alguém está aumentando ou inventando alguma informação. Procure falar de experiencias positivas que teve em seus empregos anteriores. Reforce com exemplos suas conquistas e realizações.

4. Demonstre interesse - muitas vezes o candidato que faz perguntas ao entrevistador durante e ao final da entrevista transmite uma imagem positiva sobre si mesmo. Denota que a pessoa está interessada, motivada e curiosa pela vaga. Contudo, tome cuidado para não se tornar o entrevistador fazendo perguntas demais. Prepare algumas perguntas com antecedência e havendo oportunidade faça-as ao final. Também não pergunte coisas íntimas ou sobre entrevistador. Uma pergunta importante e funcional é sobre a continuidade do processo. Ao final da entrevista pergunte sobre os próximos passos, prazo para retorno etc.

5. Acompanhamento - uma das dúvidas mais frequentes é sobre o tempo de espera sobre o resultado da entrevista. Cada empresa tem um processo que pode variar de dias a meses. Por isso, é importante praticar o que foi escrito na dica quatro. Caso o entrevistador não tenha definido um prazo para o retorno ou o mesmo já tenha passado e ele não entrou em contato, cabe a você se manifestar. Caso ele não tenha definido um prazo a dica é aguardar duas semanas. Caso o prazo tenha expirado e ele não retornou a dica é aguardar de 3 a cinco dias para buscar informações. Não há uma regra, mas bom senso. Por isso, reforço a importância de ter esta informação ao final da entrevista.

Qual a sua dica sobre este tema? Faça um comentário e inclua sua dica ou experiência.

Rogerio Martins é Psicólogo, Palestrante, Escritor e Professor Universitário. 

Clique aqui e veja mais dicas sobre carreira, gestão de pessoas, comportamento, marketing pessoal e qualidade de vida 

29 comentários :

  1. A alguns anos atrás, fui a uma entrevista para concorrer a uma vaga de gerência. O dono da empresa veio de outro estado e se hospedou num hotel da cidade. Embora eu seja da mesma cidade (São Paulo), não conhecia o local, e cheguei atrazado. Ele não gostou do atrazo e daí pra frente nada deu certo. Minha sugestão é conhecer bem o local da entrevista e tomar cuidado com o trânsito das cidades grandes, como S. Paulo. Gostei muito do artigo. Um abraço.

    ResponderExcluir
  2. Caro Altemar,

    Gostei da dica. Realmente uma cidade como SP é fundamental se preparar com antecedência. Por mais que as pessoas saibam que há trânsito é preciso tomar todos os cuidados para não transmitir uma imagem de descuido.

    Abraço...

    ResponderExcluir
  3. Olá,Sou eu Danilo, coloquei em anonimo por que pe mais rapido!
    Eu já estou de olha nas noticias!
    Blog muito legal! Ta de parabens!

    ResponderExcluir
  4. Dicas interessantes.
    Melhor ainda saber que é desse jeito que eu me comporto em entrevistas.
    hehehe
    Devo estar no caminho certo.
    Abraço!

    Paula Febbe
    http://desuso.wordpress.com

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pelo seu blog, está muito maneiro. Legal essas dicas... Continue assim com o blog.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  6. Paula,

    É importante fazer uma avaliação pessoal para saber como se saiu na entrevista.

    Estas dicas tem a intenção de ajudar, mas não são obviamente definitivas para este processo tão amplo e complexo.

    Grato por seu comentário...

    ResponderExcluir
  7. Se muitos currículos segui-se ao menos os índices mais básico de uma boa apresentação seria muito mais fácil uma boa avaliação pois tem muitos que já assustam so na apresentação inicial

    ResponderExcluir
  8. Seu blog é bastante interessante, principalmente para quem está iniciando a carreira profissional.
    Obrigada pela sua visita e comentário no meu blog.
    Concordo plenamente com seu comentário, a avaliação para o ensino superior deveria ser somento pelo mérito do estudante, o que não vem acontecendo nos últimos anos.
    A invés do governo se preocupar com a melhoria na qualidade dos Ensino Fundamental e Médio está arranjando formas de enfiar na faculdade um monte de gente sem a necessária avaliação.
    O resultado disso aparecerá daqui a alguns anos no mercado de trabalho
    Outra coisa que acho absurdo é acampanha do governo - Universidade Para Todos. A universidade não é para todos por um motivo muito simples não haverá vagas no mercado de trabalho para tanta gente formado em nível superior, já não tem.
    Deveria incentivar mais a Educação Profissional, estão faltanto técnicos e os formados tem muito mais chances.

    ResponderExcluir
  9. Não é a toa que seu blog tem tantos seguidores, muito boas as dicas, espero que ajudem a muitas pessoas!

    ficaria muito feliz se voce visitasse o meu

    http://antoniopimenta.blogspot.com/

    Abraços e sucesso

    ResponderExcluir
  10. Inez, mais uma vez grato por sua participação no blog com comentários consistentes.

    Veja que este post tem tudo a ver com o seu. Falta preparo, educação e uma avaliação real. Com isso poderemos melhorar o nível geral dos nossos governantes, empresários, funcionários, alunos, professores etc.

    ResponderExcluir
  11. Muito boas as dicas!
    Sem dúvida nenhuma, elas são de extrema importância na busca por uma colocação no mercado de trabalho.
    E mais ainda! Também devem ser uma constante na prática profissional pós-contratação.

    Um abraço.

    ResponderExcluir
  12. Creio que a maior dica de todas é ser autêntico, afinal não há como sustentar uma personagem por muito tempo.
    Lembro-me que preparei uma pequena esquete para uma escola noturna de jovens e adultos onde demonstravamos o "certo" e o errado de como agir durante uma entrevista de seleção, e foi impressionante como algumas pessoas desconheciam questões elementares, creio que a ingenuidade de muitas pessoas as fazem confundir que o que é conveniente no privado nem sempre o é em público.
    Mas autenticidade, sinceridade e seriedade são um bom triplé.

    Aguardo os demais artigos da série.

    ResponderExcluir
  13. O mais difícil é vencer o nervosismo. Os candidatos novos sofrem mais.
    Eu trabalhei por muitos anos e fazia entrevista para escolher empregados. Costumava dividir a entrevista e mais de uma vez. A primeira vez o candidato esta muito nervoso e depois vai se soltando. Assim é possível analisar com calma e escolher o melhor candidato.

    ResponderExcluir
  14. Querido amigo avassalador...
    Por acaso, respondemos essa semana algumas duvidas sobre curriculo e entrevista de emprego...
    Isso sempre dá muito assunto... deveria ser bastante simples se as pessoas não quisessem aparentar o que não são para um trabalho que não sabem fazer em um emprego que não desejam.
    Sucesso!

    ResponderExcluir
  15. Gostei do assunto e a forma simples que trouxe algo tão importante.

    Já participei de algumas entrevistas de emprego e senti alguma dificuldade em determinadas situações. Entre elas a mais complicada foi quando fui perguntado sobre como lidava com situações de conflito na equipe. Na hora fiquei em dúvida sobre como responder, mas acho que fui bem, pois consegui o emprego.

    ResponderExcluir
  16. Jota Castilho06 julho, 2009

    Parabéns pelo tema e a maneira como você escreveu. Estas cinco dicas certamente ajudam para quem está nesta situação e acaba fazendo besteira por não saber ocmo se comportar. É um grande serviço de utilidade pública.

    Abraço, Jota Castilho.

    ResponderExcluir
  17. Concordo com a Maria Betãnia, pois sendo autêntico não tem como se dar mal em uma entrevista.
    O problema que eu vejo é a falta de retorno para os candidatos. Participei de alguns processos seletivos e fiquei sem saber se ligava, cobrava ou ficava esperando. Tem alguns que até hoje não tive qualquer retorno.
    É uma grande falta de respeito com as pessoas.

    ResponderExcluir
  18. Prezados Leandro, Maria Betânia, Avassaladoras e Beto...

    agradeço os ricos comentários e contribuições.

    Realmente este é um assunto recorrente, como escrevi no início da postagem, mas que sempre rende conteúdo informativo.

    Abraços...

    ResponderExcluir
  19. Eis ai algumas dicas para manter um comportamento social continuista e "viável", aceito em troca do desespero de não ter emprego. Num dia é a gravata, no outro é a gravata também. Mas a última incomoda mais. Enquanto o mercado perguntar "qual é a sua motivação para trsbalhar nessa empresa", o homem continuará sendo o lobo do homem.


    Uma abraço

    ResponderExcluir
  20. Saudações!
    Amigo,
    ROGERIO
    Excelente Texto!
    Com sinceridade, de nada adianta conhecer previamente a empresa, demonstrar interesse e todos os títulos para o cargo, se apresentar impecável com a mais fina colonia francesa e violar o tópico nº.3-Fale a Verdade.
    Amigo, confesso que nunca passei por uma entrevista. Sempre fui convidado a integrar os quadros onde trabalhei, portanto, minha opinião é com base no texto.
    Suas recomendações são ótimas e abalizadas...
    Parabéns!
    Abraços,
    LISON.

    ResponderExcluir
  21. Acredito que o pior numa entrevista de emprego é quando perguntam: Por que vc foi demitido? È uma saia justa. Vc tem uma dica para essa pergunta?
    Abraços

    ResponderExcluir
  22. Fortunato,

    Não há resposta certa para esta pergunta. O principal é ser verdadeiro. Certamente que a forma de responder é que faz toda diferença.

    ResponderExcluir
  23. Olá Rogerio, confesso! amei seu blog.Com certeza essa matéria irá ajudar muitos, pois a busca por um emprego está cada vez mais difícil.Quando a pessoa vai a uma entrevista ela tem tem que expor seus interesses profissionais, mostrar tranquilidade, ser sempre claro em suas respostas, reverter o quadro fazendo uma perguntinha de vez em quando pois a mesma estará demonstrando interesse e inteligência, mas nada de exagero.
    abraços

    ResponderExcluir
  24. Seu blog é muito interessante, com artigos muito úteis.Parabéns.
    Silvinha
    http://mosaicodapsicologia.blogspot.com

    ResponderExcluir
  25. Adoro os temas abordados por vc e essas dicas são muito preciosas. Parabens pelo blog além de abordar temas que me agradam está com um visual bonito e clean.
    bjoks no coração direto do Amazonas

    ResponderExcluir
  26. Suas dicas são excelentes, Rogério. Concordo que o entrevistado tenha que se apresentar bem trajado, mas dentro daquilo que está acostumado a usar, pois do contrário não vai ficar a vontade.

    Abraços

    ResponderExcluir
  27. Excelentes dicas, Rogério
    Eu me interesso muito por este tema pois tenho um filho de 21 anos, cursando ADM e está sempre fazendo testes e entrevistas para estágio e trabalho fixo também. Nos últimos 7 meses ele esteve na Alcoa, no Pará e obteve sucesso em seu estágio, recebendo uma proposta de contratação, após concluir o curso na UESC - Itabuna/Ilhéus, Bahia. Aliás, teve mais duas neste período, em grandes empresas. Bom, falei tudo isso porque ele conversa muito comigo sobre como se apresentar para entrevistas e me mostra como irá apresentar seus projetos, quando isto é exigido. E as idéias dele são muito boas mas também tem problemas com insegurança. Vou indicar o teu blog, para que ele se prepare cada vez mais e melhor.
    Um abraço e parabéns pelo trabalho aqui!

    ResponderExcluir
  28. Parabéns por este trabalho maravilhosos que está fazendo através destas mensagens. Atualmente não estou procurando emprego, mas senti dificuldade nas entrevistas quando estava desempregada.
    Aquela sensação de não saber se está falando o que é certo. O medo de falar alguma coisa e ser reprovada. Estas suas dicas ajudam bastante, pois algumas coisas que estão aqui foram exatamente o que usei para me sair bem na última vez.
    Obrigada.

    ResponderExcluir
  29. Olá Rogério, adorei suas dicas mas tenho uma dúvida, gostaria de saber quando perguntarem sobre pretensão salarial devo responder ou devo dizer que fica a combinar? Obrigada

    ResponderExcluir

PALESTRANTE ROGERIO MARTINS | IMPORTANTE | LEIA ABAIXO ANTES DE COMENTAR:
.: Todos os comentários são lidos e moderados previamente.
.: Serão recusados comentários com conteúdo ofensivo ou discriminatório, fora do tema ou assunto da postagem, anônimos ou com simples divulgação e pedidos de parceria.

Cadastre-se no Boletim