3 de julho de 2009

[ROTARY] Estrutura funcional do Rotary

rotary, palestras motivacionais, palestras, palestrante, palestra de motivacao
Já escrevi aqui sobre o que é o Rotary, algumas de suas atividades, ações, lemas e ideais, mas ficou faltando uma parte importante para complementar estas informações: a estrutura do Rotary.

Quando comento sobre Rotary com diversas pessoas recebo muitas perguntas sobre sua estrutura, como é a organização interna e externa. Então, vamos lá. As informações abaixo são originais do site http://www.rotary.org/, onde consta um vídeo muito interessante

Rotary International, a mais antiga organização dedicada à prestação de serviços, engloba os cerca de 33.000 clubes espalhados em mais de 200 países e áreas geográficas. Esses clubes são integrados por líderes executivos e profissionais que ofertam tempo e talentos para servir a suas comunidades e ao mundo.

O lema maior da organização, Dar de Si Antes de Pensar em Si , personifica o espírito humanitário que anima mais de 1,2 milhão de rotarianos, que desfrutam companheirismo entre si e participam de projetos exemplares de prestação de serviços comunitários e internacionais, os quais caracterizam o Rotary mundialmente.

Rotary ostenta uma rica e complexa tradição e estrutura organizacional, com programas que a princípio podem ser difíceis de entender, principalmente para quem é novo na organização.

O Rotary é essencialmente uma organização que conta com a dedicação e o trabalho dos rotarianos em projetos implementados pelos Rotary Clubs. Uma estrutura distrital e internacional foi elaborada para apoiar os clubes nas atividades de prestação de serviços em suas comunidades e no exterior.

Clubes
Rotarianos são sócios de Rotary Clubs que, por sua vez, estão ligados ao Rotary International (RI). Cada clube escolhe seus dirigentes e tem considerável autonomia, respeitando os estatutos e o regimento interno da organização.
Distritos
Os clubes estão agrupados em 532 distritos , cada qual liderado por um governador, que junto com os governadores assistentes e as várias comissões formam o grupo de liderança distrital de apoio aos clubes.

Conselho diretor
Entre os 19 rotarianos que integram o conselho diretor do RI figuram o presidente atual da organização e o presidente eleito. Referido conselho reúne-se trimestralmente para tomar decisões que ditam os caminhos da organização. O presidente do RI, eleito anualmente, escolhe o lema e as ênfases em serviços que serão a tônica em seu mandato.

A Secretaria
O Rotary International está sediado em Evanston, cidade vizinha de Chicago, no estado de Illinois, Estados Unidos. A organização possui sete escritórios internacionais localizados na Argentina , Austrália , Brasil , Coreia , Índia, Japão e Suíça . O escritório do RI para a Grã-Bretanha e Irlanda (RIBI) fica na Inglaterra, e atende os clubes e distritos daquela região.
Cadastre-se no Boletim