13 de julho de 2009

5 dicas para ficar mais motivado



Motivação é um tema complexo e que tem merecido constantes estudos e pesquisas. Diversos destes estudos apontam que a motivação é um fator que envolve aspectos internos (pessoais) e externos (o meio em que vivemos). Nesta linha de pensamento também é reforçado que a motivação é mais fortemente impulsionada pelos fatores internos e que os externos ajudam, mas na maior parte das vezes não secundários. 

Seguindo o objetivo de trazer dicas rápidas e úteis sobre temas do mundo corporativo abaixo apresento cinco dicas para ficar mais motivado no trabalho.

5 DICAS PARA FICAR MAIS MOTIVADO

1. Estabeleça um propósito - diz o ditado: para quem não sabe onde quer chegar, qualquer caminho serve. Estabeleça objetivos pessoais e profissionais. Faça uma lista. Escreva e revise esta lista com frequência. Estabeleça objetivos de vários tipos.

2. Seja ambicioso - entre estes objetivos coloque alguns desafios. Crie algumas metas diferentes do comum, como aprender algo novo em outra área de atuação, escrever um livro ou artigos, fazer uma viagem para um local pouco comum etc. Você também pode almejar uma posição com mais desafios no próprio trabalho ou em outra unidade da empresa. Pense grande. Desacomode.

3. Tenha disciplina - parece estranho, mas a disciplina é que nos mantém firmes nos propósitos. Persista, insista e conclua seus objetivos, pois com isso você terá mais forças para continuar motivado para realizar novos objetivos. É difícil saber o momento de parar ou continuar em algum propósito, porém, na dúvida tente mais um pouco... seja organizado e disciplinado que os resultados aparecem.

4. Relacione-se - conversar com pessoas diferentes e bem sucedidas é estimulante e desafiador. Faz com que você perceba outras possibilidades e ações. Procure afastar-se da inveja e se concentre nos resultados. Aprenda com os outros. Fale de suas expectativas. Peça feedback. Ouça os elogios e saiba interpretar as críticas de forma positiva.

5. Comemore - a cada conquista, grande ou pequena, crie o hábito de comemorar. Seja só ou acompanhado: comemore; vibre com cada realização! A vibração positiva de cada conquista é um grande estímulo e motivador para futuras realizações. Abra sua mente e seu coração para o lado bom das conquistas.

Qual sua dica de motivação? O que você faz para se manter motivado? Participe, escreva um comentário contando sua história de motivação.

Rogerio Martins é Psicólogo, Palestrante, Escritor e Professor Universitário. 

Clique aqui e veja mais dicas sobre carreira, gestão de pessoas, comportamento, marketing pessoal e qualidade de vida 
Cadastre-se no Boletim