22 de julho de 2009

Era da informação e o paradigma do tempo

palestras motivacionais, lideranca, motivacao, palestras, palestrante, palestra de motivacao

Vivemos a era da informação. Estudo mostram que a quantidade de informação em circulação hoje é tão grande que se torna quase imensurável.

A internet abriu novos horizontes na aquisição e troca de informações. E-mail, MSN, Skype, WWW, Twitter, Wikipedia, blogs etc. Fora tudo isso ainda temos os jornais, revistas, livros, TV, rádio e outros meios de comunicação. E as redes sociais virtuais? LinkedIn, Orkut, Dihitt, Via6, Grupos, YahooGrupos, Facebook, MySpace etc. Ufa!

Como selecionar informação de qualidade? Este é o grande desafio. O paradigma presente é que toda esta tecnologia veio para facilitar nossa vida e fazer que ganhássemos mais tempo. É o que acontece com você? Para a maioria das pessoas certamente não.

Como selecionar o que realmente é importante? Como ficar atualizado? Se você não assistir o último capítulo da novela não poderá conversar com certas pessoas, mas se também não estiver inteirado das últimas notícias que ocorrem na política internacional... ah, mais um problema.

Pois é... o momento não é de desespero, mas estamos chegando quase lá. É impossível ler tudo que circula, saber de tudo. Por isso, a dica é simples: selecione. Evite ler ou se informar somente sobre um assunto. Procure diversificar, mas evite os excessos. Esta é a parte mais difícil. Separar o que realmente é importante para você.

Lembre-se que a tecnologia é um recurso, mas o convívio pessoal ainda é fundamental para a vida em sociedade. Sendo assim, organize seu tempo para fazer leituras e se informar de modo mais organizado, por exemplo: destine algum horário do dia ou da semana para acessar seu orkut, ler os blogs que interessam, ler um livro, assistir um programa de TV etc.

Se você gosta de saber as notícias do país e do mundo escolha um jornal, blog ou telejornal, por exemplo, em vez de ler todos os disponíveis para comparar as notícias ou saber outras que um não informou.

O mais importante é conseguir transformar a informação adquirida em conhecimento. De nada adianta ter uma prateleira imensa com livros nunca lidos, ou assinar diversas revistas e não ter tempo para ler. Isso tudo é informação desperdiçada. Para transformar em conhecimento é preciso fazer com que esta informação seja colocada em uso.

Como você lida com o excesso de informação? Quais suas estratégias para lidar com toda esta informação disponível? Escreva e conte como você faz para se manter informado e com tempo para fazer outras coisas, ou se não consegue. Ah, obrigado pelo tempo dispensado lendo este blog.

 Rogerio Martins  é Psicólogo, Palestrante, Escritor e Professor Universitário.
Siga-me no Twitter (@rogermar), no Instagram (@martins_rogerio) e no Facebook

Quer receber as atualizações do site? Insira seu e-mail abaixo:




Cadastre-se no Boletim