24 de julho de 2009

Rotary: um exercício de liderança

rotary, palestras motivacionais, palestras, palestrante, palestra de motivacao
O Rotary Club é uma organização pautada no ideal de servir. Entre seus princípios está a promoção da paz mundial.

Para que este ideal e princípio sejam atingidos é necessário promover mudanças na sociedade. Por isso, o Rotary Club é considerado um clube de serviços que congrega líderes das mais diversas atividades e atuações. Através desta diversidade estimula-se a visão de diferentes culturas, estilos de vida, modos de agir e pensar.

Em Rotary as pessoas são levadas e exercer sua liderança frente um grupo ou em determinadas ações. Porém, liderar uma equipe em uma empresa ou no seu negócio é totalmente diferente quando se está a frente de um grupo de voluntários que também são líderes, gestores, empresários, profissionais liberais etc. O senso crítico e a participação são muito maiores.

A busca por resultados, produtividade e qualidade também estão presentes como em qualquer negócio. Temas como motivação e trabalho em equipe, frequentemente discutidos nas empresas também fazem parte dos desafios da liderança em Rotary.

Por isso, o Rotary é um grande exercício de liderança, onde se lidera líderes. O exercício da liderança em Rotary acontece constantemente através de atividades pontuais como a condução de um projeto comunitário, por exemplo. Também acontece quando se ocupa um cargo no conselho diretor do clube que participa. A função de Presidente de Rotary Club é uma das experiências mais fantásticas para compreender realmente o que é liderar um grupo de líderes. Há diversas formas de exercer este papel em Rotary.

O fato é que não há necessidade de cargo para experimentar a essencia desta liderança. É preciso apenas disposição para compreender as diferenças e agir de forma coerente e parcimoniosa diante delas.

Se você é rotariano qual sua experiência sobre liderança no Rotary? Comente, deixe seu recado.
Cadastre-se no Boletim