3 de agosto de 2009

5 dicas para atender bem o cliente



Quem não tem cliente? De alguma forma todos temos clientes. Sejam eles internos ou externos. Cada vez mais é fundamental atender bem seus clientes para alcançar e manter o sucesso pessoal e profissional. Então, abaixo temos cinco dicas para atender bem o cliente e gerar maior confiança nesta relação.

5 DICAS PARA ATENDER BEM O CLIENTE

1. CONHEÇA - O primeiro passo é saber quem é seu cliente. O que ele quer? Quais suas necessidades? Seus desejos? Isso pode ser feito de diversas maneiras. O mais importante é ter uma visão clara sobre o perfil do seu cliente.

2. OUÇA - Ouvir os clientes é básico para quem quer manter uma relação positiva com eles. Porém, ouvir apenas não basta. É preciso mais. É necessário escutar seu cliente. Ou seja, interpretar o que ele diz e o que ele não diz. É ampliar a percepção.

3. INTERAJA - Há clientes que gostam de falar, outros gostam de ver, e ainda há os que gostam de experimentar. Fique atento a estas características e procure agir conforme cada um. Mantenha uma postura de adaptação ao perfil de cada cliente.

4. POSTURA - Procure manter uma postura positiva diante do cliente. Em muitos casos o cliente se encanta não pelo produto ou serviço, mas pela forma como é atendido. Pessoas que demonstram simpatia, cordialidade e disposição estimulam os clientes a comprar mais ou simplesmente retornar o contato. De modo geral, as pessoas gostam de ambientes agradáveis, onde se sintam bem. A postura de quem atende pode favorecer esta sensação.

5. APRIMORE - Para atender bem seus clientes é necessário estar em constante atualização. Leituras, cursos, auto-avaliação e avaliação dos clientes são formas de aprimorar seu atendimento com foco na melhoria contínua. Descobrir o que os concorrentes ou colegas estão fazendo também é uma boa estratégia de desenvolvimento desta relação. Por isso, seja um eterno aprendiz.

O que você faz para atender bem o cliente? Qual sua dica? Qual sua experiência sobre este tema? Deixe seu comentário abaixo!

Rogerio Martins é Psicólogo, Palestrante, Escritor e Professor Universitário. 

Clique aqui e veja mais dicas sobre carreira, gestão de pessoas, comportamento, marketing pessoal e qualidade de vida 

Um comentário :

  1. Muito boa a dica aqui vai uma menssagem.

    Puro de coração
    Há que ser puro, puro de coração.
    Purifica teus pensamentos, conduzindo-os,
    um a um, ao que resplandece em ti.
    Purifica teus hábitos, teus vícios, presenteando tua jornada com a tua determinação,
    com a tua coragem, com a tua confiança.
    Purifica os ares que te rondam,
    esclarece tuas confusões.
    Deixa clarear todas as manhãs
    do mundo em teu ser.
    Acompanha o nascer do sol, a luz no horizonte e dignifica o que chamas de amor.
    A paz é presente e te é disponível.
    Não coloques em dúvida o que o teu Criador
    já esclareceu para ti.

    QUE VC TENHA UM LINDO E MARAVILHOS0 DIA
    De Antonio
    http://noticiasjornaistv.blogspot.com/
    http://curiosidadesdoplantaterra.blogs.sapo.pt/

    http://projetokaratenaescola.spaces.live.com/

    ResponderExcluir

PALESTRANTE ROGERIO MARTINS | IMPORTANTE | LEIA ABAIXO ANTES DE COMENTAR:
.: Todos os comentários são lidos e moderados previamente.
.: Serão recusados comentários com conteúdo ofensivo ou discriminatório, fora do tema ou assunto da postagem, anônimos ou com simples divulgação e pedidos de parceria.

Cadastre-se no Boletim