11 de agosto de 2009

5 dicas para paz interior



Recentemente participei de um retiro onde o tema foi a Jornada do Herói. Cada vez mais encotrar a paz interior é importante para lidar com as constantes mudanças na sociedade e no ritmo de vida destes tempos atuais. Com isso partilho um pouco desta experiência nestas cinco dicas para a paz interior.

5 DICAS PARA PAZ INTERIOR

1. QUEM SOU EU? Encontrar o verdadeiro significado de sua essência é o primeiro passo para a paz interior. Para isso, busque responder a pergunta: quem sou eu? Faça a mesma pergunta várias vezes.

2. CONTEMPLE -Vivemos um mundo agitado e dinâmico. Muitas vezes não paramos para observar ou contemplar o que está a nossa volta. Simplesmente agimos de forma mecânica. Por isso, procure ter momentos de pausa e contemplação. Certamente você descobrirá coisas que estão a sua frente, mas nunca percebeu.

3. DESACELERE - Na mesma linha da dica acima. Quanto mais corremos, menos produzimos com qualidade. Isso é um fato. Portanto, tente realizar tudo com mais calma, tranquilidade, paciência, tolerância. Ao menos tente.

4. MEDITE - A meditação é o momento de conexão consigo e com uma instância superior. Caso não saiba como fazer, comece acomodando-se em um local tranquilo e relaxe. Fixe um ponto e preste atenção a sua respiração, concentre-se nela por alguns minutos. Quando os pensamentos vierem controle-os com uma visão mental de alguma paisagem conhecida de tranquilidade. Procure permanecer assim por alguns minutos e vá aumentando o tempo a medida que consegue dominar os pensamentos.

5. PENSE POSITIVO - O pensamento positivo é altamente poderoso tanto quanto o pensamento negativo. É apenas uma questão de escolha.

Qual sua dica para alcançar a paz interior? Comente, opine.

Rogerio Martins é Psicólogo, Palestrante, Escritor e Professor Universitário. 

Clique aqui e veja mais dicas sobre carreira, gestão de pessoas, comportamento, marketing pessoal e qualidade de vida 
Cadastre-se no Boletim