17 de agosto de 2009

5 dicas para dar feedback



O feedback é uma das práticas de gestão mais importantes. Pois é através dele que o gestor pode explicar aos funcionários como aprimorar suas habilidades; corrigir desvios de comportamento e de atividades; reforçar as ações corretas; melhorar a motivação e auto-estima das pessoas e das equipes; e orientar sobre o que é esperado, metas e objetivos a alcançar.

Segundo Fela Moscovici, feedback é um processo de ajuda para mudanças de comportamento; é comunicação a uma pessoa, ou grupo, no sentido de fornecer-lhe informações sobre como sua atuação está afetando outras pessoas.

Para dar e receber feedback com eficácia é necessário sensibilidade e técnicas. Por isso, aponto abaixo cinco dicas para dar feedback e na próxima postagem escreverei sobre como receber o feedback de forma aproveitável.

5 DICAS PARA DAR FEEDBACK

1. SEJA ESPECÍFICO - procure focar comportamentos e atitudes específicas. Evite a generalização. Em vez de dizer: “Sua atitude é negativa”; diga: “Estou preocupado com sua atitude em relação ao trabalho. Você chegou meia hora atrasado para a reunião de ontem e comentou que não havia lido o relatório preliminar sobre o que estávamos discutindo. Hoje você diz que vai sair três horas mais cedo para ir ao dentista”.

2. MANTENHA UMA POSTURA IMPESSOAL - o feedback deve ater-se a tópicos de trabalho. Nunca se devem fazer críticas pessoais por causa de uma ação inadequada. Nunca chame alguém de imbecil ou incompetente, mas aponte de forma direta o erro cometido, sem atacar a pessoa.

3. ESCOLHA O MOMENTO CERTO - o feedback faz mais sentido para o receptor quando é fornecido pouco tempo após o comportamento sobre o qual se espera retorno. Tanto o elogio, quanto a crítica. Não guarde por meses algo importante a dizer. Faça o mais breve possível, estando atendo ao local adequado e pessoas envolvidas.

4. USE MODERADAMENTE - Em geral, as pessoas tem dificuldade em receber feedback. Mesmo o positivo. Sendo assim, procure utilizar esta ferramenta quando realmente tiver algo a dizer, corrigir ou elogiar. O excesso faz com que as pessoas criem mecanismos de defesa e passem a não dar valor.

5. DÊ TEMPO PARA O OUTRO - Em vez de elogiar e criticar tudo ao mesmo tempo, separe claramente o que está bom daquilo que precisa ser melhorado. Dê tempo para a pessoa pensar, refletir e analisar.

Qual sua dica para dar feedback? O que você faz que tem resultado positivo? Comente, participe.

Rogerio Martins é Psicólogo, Palestrante, Escritor e Professor Universitário. 

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4 comentários :

  1. Olá!

    Seu post foi destacado na home do BlogBlogs :)

    Acesse http://blogblogs.com.br

    Abraços

    Fernando Lima
    BlogBlogs

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  2. Belas dicas.
    Gostei dessa seção de "5 dicas para"

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  3. Leceny.

    Estou produzindo um monografia para conclusão de minha pós-graduação e seus artigos estão sendo muito itens. Estarei cito algumas de sua colocação para o enriquecimento do conteúdo da mesma.

    Obrigada.

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  4. hj estarei apresentando um projeto sobre feedback na facul, e com certeza estes 5 topicos hj serão muito bem lembrados e explicados por mim... obrigadão mesmo.

    o Rapport é uma maneira muito boa de se ter um feedback. quando vc abre espaço para o outro falar fica melhor de vc conhece-lo e faz assim com que esse se sinta seguro...

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