14 de dezembro de 2009

5 dicas para evitar gafes no trabalho


Quem nunca cometeu uma gafe levante a mão! Pois é... existem gafes que passam despercebidas, mas há outras que comprometem nossa imagem pessoal e profissional.

Todos estamos sujeitos a erros, gafes e "saias justas", mas é preciso ficar atento para que isso não prejudique sua carreira. Por isso, escrevo abaixo cinco dicas para ajudar você a evitar algumas gafes mais comuns no ambiente corporativo.

5 DICAS PARA EVITAR GAFES NO TRABALHO

1. OBSERVE - um dos motivos comuns para que a pessoa cometa uma gafe é não prestar atenção a sua volta. O simples fato de ampliar a capacidade de percepção já evita "pisar na bola" no trabalho. Antes de falar alguma coisa ou tomar uma atitude preste atenção ao ambiente. Observe e pense antes de agir.

2. CONHEÇA A CULTURA - qual a cultura da empresa onde você trabalha? O ambiente é mais formal ou informal? As pessoas são mais acessíveis ou distantes? As reuniões são descontraídas ou cheias de regras? Enfim, procure agir de modo a interagir com a cultura da empresa sem tomar ações totalmente desconexas. Para isso, utilize a primeira dica acima.

3. FALE ASSERTIVAMENTE - só fale quando tiver certeza. Pessoas que falam sem precisão ou repletas de achismos cometem mais erros e gafes. Na dúvida ou incerteza não fale nada ou diga que irá buscar mais informações a respeito. Cuidado com o tratamento: jamais chame os colegas ou clientes de querido, meu bem, benzinho, mano, patrão, etc. A comunicação é fundamental para uma boa imagem corporativa.

4. SEPARE AS COISAS - evite misturar o pessoal com o profissional. Há pessoas que se encantam com o ambiente e as pessoas e provocam situações constrangedoras. Lembre-se que seu objetivo na empresa é o trabalho e não a ampliação de sua rede de amigos. Claro que algumas pessoas irão se tornar naturalmente amigas, mas é importante saber separar as coisas para não comprometer sua imagem. Por isso, nunca trate de assuntos pessoais em público.

5. PERSONALIZE - procure saber o nome das pessoas que atuam na sua empresa. Desde as pessoas que atuam na limpeza, recepção, portaria até os diretores e pessoas de outras áreas. Errar o nome de alguém ou não saber é um gafe simples e que mostra a falta de atenção da pessoa. Trate todos de modo educado, sem distinção de cargos, mas com respeito.

E você, o que faz para evitar gafes no ambiente de trabalho? Qual sua dica? Comente, participe!

Rogerio Martins é Psicólogo, Palestrante, Escritor e Professor Universitário. 

Clique aqui e veja mais dicas sobre carreira, gestão de pessoas, comportamento, marketing pessoal e qualidade de vida

Um comentário :

  1. Eu não sou o Rei da Gafe, mas conheço gente que não perde a oportunidade para dar um fora, principalmente em situações que misturam trabalho e social, tipo festa ou coquetel. Parece que atrai gente que só dá fora. Vou comentar sutilmente com algumas destas pessoas que conheço para verem seu texto, talvez possam aprender um pouco e minimizar estas situações. Abraço! Beto.

    ResponderExcluir

PALESTRANTE ROGERIO MARTINS | IMPORTANTE | LEIA ABAIXO ANTES DE COMENTAR:
.: Todos os comentários são lidos e moderados previamente.
.: Serão recusados comentários com conteúdo ofensivo ou discriminatório, fora do tema ou assunto da postagem, anônimos ou com simples divulgação e pedidos de parceria.

Cadastre-se no Boletim