8 de fevereiro de 2010

5 dicas para motivar os outros

Quando o tema é motivação há muita discussão e estudo a respeito. Uma das grandes polêmicas a respeito do assunto está na seguinte questão: é possível motivar os outros? O que você acha?

Há quem acredite que sim, mas diversas experiências comprovam que é possível criar condições motivadoras e que a motivação é um processo pessoal. Portanto, não é possível motivar os outros.

Você deve estar se perguntando: se não é possível motivar os outros porque o título destas postagem? Respondo: é uma provocação. Não é possível motivar os outros, mas gerar motivos para que a pessoa encontre sua motivação.

5 DICAS PARA MOTIVAR OS OUTROS

1. CRIE UM AMBIENTE FAVORÁVEL - quanto mais propício for o ambiente maior será a possibilidade de motivação. Um ambiente favorável pode ser onde as pessoas tem livre acesso a se colocar, exprimir suas idéias e opiniões, por exemplo.

2. ESTABELEÇA METAS POSSÍVEIS - as pessoas precisam de desafios. Estabelecer metas realizáveis é um grande desafio que estimula a motivação dos outros. O grande desafio é saber até que ponto uma meta é desafiadora ou desmotivadora.

3. CONHEÇAS MAIS AS PESSOAS - é preciso saber o que motiva a outra pessoa. Através de um relacionamento mais próximo torna-se viável compartilhar sonhos e necessidades. Com esta informações é mais fácil encontrar os verdadeiros motivos para cada pessoa.

4. CONVERSE - há quem acredite que só a observação é suficiente para entender alguém. Na verdade a comunicação é fundamental para dirimir dúvidas, esclarecer determinados aspectos, trocar expectativas e assim por diante. Portanto, converse com o outro a fim de saber mais sobre suas expectativas e expor as suas.

5. SEJA FLEXÍVEL - a motivação de cada um pode mudar continuamente. Poucas pessoas mantém os mesmos motivos por longos períodos. É comum a mudança e, portanto, é preciso estar alerta e preparado para perceber e se ajustar a novas perspectivas e necessidades. Ser flexível com relação a motivação do outro significa acompanhar sua evolução ou apoiar certos aspectos que para você aparerentemente não tem tanta importância, mas para o outro tem.

O que você faz para criar um ambiente favorável a motivação na sua empresa, família ou com amigos? Deixe seu comentário abaixo!

Rogerio Martins é Psicólogo, Palestrante, Escritor e Professor Universitário. 

Clique aqui e veja mais dicas sobre carreira, gestão de pessoas, comportamento, marketing pessoal e qualidade de vida

Um comentário :

  1. adorei as dicas, pois são práticas e fáceis de aplicar no dia a dia.

    ResponderExcluir

PALESTRANTE ROGERIO MARTINS | IMPORTANTE | LEIA ABAIXO ANTES DE COMENTAR:
.: Todos os comentários são lidos e moderados previamente.
.: Serão recusados comentários com conteúdo ofensivo ou discriminatório, fora do tema ou assunto da postagem, anônimos ou com simples divulgação e pedidos de parceria.

Cadastre-se no Boletim