8 de março de 2010

5 dicas para lidar com o estresse


O estresse é um fenômeno cada vez mais presente em nossas vidas. Quem mora nas grandes cidades está muito mais sujeito a situações estressantes, mas não é exclusividade. O mundo moderno propicia momentos de estresse em qualquer local, idade, situação financeira etc.

De forma muito resumida podemos definir o estresse como toda pressão que altera o estado de equilíbrio. Por isso, o estresse pode ser positivo ou negativo. Geralmente é associado ao fator negativo e é sobre este aspecto que vou passar 5 dicas para lidar com o estresse.

5 DICAS PARA LIDAR COM O ESTRESSE

1. IDENTIFIQUE - o primeiro passo importante é saber as principais causas do estresse. O que faz com que você fique mais irritado(a), tenso(a), nervoso(a) no dia-a-dia? Quais são as coisas que tiram você do sério? Faça uma lista destas situações cotidianas.

2. MUDE - com sua lista em mãos o próximo passo é fazer algumas mudanças em seus hábitos. Procure agir de forma diferente frente as situações estressantes. Mude algumas rotinas para buscar mais equilíbrio.

3. CUIDE-SE - procure dar mais atenção a suas necessidades e vontades, pois muitas vezes o que dispara uma situação de estresse é tentar fazer tudo pelos outros ou agradar os demais. Pense em você em primeiro lugar tentando encontrar situações e coisas que propiciem maior prazer e satisfação a você.

4. VIDA SAUDÁVEL - ter uma vida saudável significa cuidar da saúde física, mental, relacional, emocional e espiritual. Tente realizar atividades variadas tanto em todos estes aspectos, lembrando que quando nos concentramos em apenas uma ou duas delas o estresse tem mais chance de aparecer ou permanecer. Distribua seu tempo de forma adequada para fazer muitas coisas diferentes.

5. MEDITE - a meditação é uma atividade que está se tornando cada vez mais popular. Atualmente existem escolas, academias e outros locais que ensinam a meditar de diferentes formas. Oriente-se a respeito e busque aquela que mais se ajusta ao seu padrão de vida e estilo pessoal. Com o tempo a prática da meditação irá acrescentar maior controle do estresse e qualidade de vida.

O que você faz para lidar com o estresse? Qual sua dica? Escreva, comente, participe!

Rogerio Martins é Psicólogo, Palestrante, Escritor e Professor Universitário. 

Clique aqui e veja mais dicas sobre carreira, gestão de pessoas, comportamento, marketing pessoal e qualidade de vida
Cadastre-se no Boletim