8 de março de 2010

5 dicas para lidar com o estresse


O estresse é um fenômeno cada vez mais presente em nossas vidas. Quem mora nas grandes cidades está muito mais sujeito a situações estressantes, mas não é exclusividade. O mundo moderno propicia momentos de estresse em qualquer local, idade, situação financeira etc.

De forma muito resumida podemos definir o estresse como toda pressão que altera o estado de equilíbrio. Por isso, o estresse pode ser positivo ou negativo. Geralmente é associado ao fator negativo e é sobre este aspecto que vou passar 5 dicas para lidar com o estresse.

5 DICAS PARA LIDAR COM O ESTRESSE

1. IDENTIFIQUE - o primeiro passo importante é saber as principais causas do estresse. O que faz com que você fique mais irritado(a), tenso(a), nervoso(a) no dia-a-dia? Quais são as coisas que tiram você do sério? Faça uma lista destas situações cotidianas.

2. MUDE - com sua lista em mãos o próximo passo é fazer algumas mudanças em seus hábitos. Procure agir de forma diferente frente as situações estressantes. Mude algumas rotinas para buscar mais equilíbrio.

3. CUIDE-SE - procure dar mais atenção a suas necessidades e vontades, pois muitas vezes o que dispara uma situação de estresse é tentar fazer tudo pelos outros ou agradar os demais. Pense em você em primeiro lugar tentando encontrar situações e coisas que propiciem maior prazer e satisfação a você.

4. VIDA SAUDÁVEL - ter uma vida saudável significa cuidar da saúde física, mental, relacional, emocional e espiritual. Tente realizar atividades variadas tanto em todos estes aspectos, lembrando que quando nos concentramos em apenas uma ou duas delas o estresse tem mais chance de aparecer ou permanecer. Distribua seu tempo de forma adequada para fazer muitas coisas diferentes.

5. MEDITE - a meditação é uma atividade que está se tornando cada vez mais popular. Atualmente existem escolas, academias e outros locais que ensinam a meditar de diferentes formas. Oriente-se a respeito e busque aquela que mais se ajusta ao seu padrão de vida e estilo pessoal. Com o tempo a prática da meditação irá acrescentar maior controle do estresse e qualidade de vida.

O que você faz para lidar com o estresse? Qual sua dica? Escreva, comente, participe!

Rogerio Martins é Psicólogo, Palestrante, Escritor e Professor Universitário. 

Clique aqui e veja mais dicas sobre carreira, gestão de pessoas, comportamento, marketing pessoal e qualidade de vida

3 comentários :

  1. Jorge dos Santos Silva08 março, 2010

    Rogerio gostei das dicas, pois são práticas e realmente fáceis de colocar em uso.
    Sempre que estou diante de uma situação de stress eu respiro fundo e depois tomo uma atitude. Isso me ajuda muito a evitar discutir ou brigar com outras pessoas. Claro que não funciona sempre, mas tem me ajudado muito.

    Abraço, Jorge dos Santos Silva

    ResponderExcluir
  2. Muito bom. Li as outras dicas também e achei bem interessante. Vou acompanhar seu blog.

    ResponderExcluir
  3. Jorge, nem tudo dá certo sempre... é preciso tentar e sempre ficar atento para novas ações. Em geral, o equilíbrio pessoal vem com a prática constante de exercícios de meditação e autoconhecimento.

    ResponderExcluir

PALESTRANTE ROGERIO MARTINS | IMPORTANTE | LEIA ABAIXO ANTES DE COMENTAR:
.: Todos os comentários são lidos e moderados previamente.
.: Serão recusados comentários com conteúdo ofensivo ou discriminatório, fora do tema ou assunto da postagem, anônimos ou com simples divulgação e pedidos de parceria.

Cadastre-se no Boletim