20 de maio de 2010

As pessoas "sem noção"

Você já reparou como existem cada vez mais pessoas "sem noção"? Elas estão em todas os lugares: no trabalho, no cinema, na internet, na roda de amigos, no trânsito e por aí vaí.

As atitudes destas pessoas "sem noção" vão do básico furar fila e achar que ninguém está nem aí, até participar de grupos virtuais e pedir de tudo que se possa imaginar.

Aproveitando este último exemplo vou contar algumas coisas que tenho visto em alguns grupos que participo pela internet, grupos de estudos e discussão em áreas específicas.

Tem gente que escreve assim: "preciso de um formulário de avaliação de desempenho para hoje. Fulano de Tal". Isso é um pedido ou uma ordem? Fulano de Tal de onde? De qual empresa? Qual a aplicabilidade deste formulário na empresa?

Outro dia vejo a seguinte colocação: "Gostaria de pedir ajuda de vocês, ultimamente tenho pensado em mudar de área. Hoje trabalho em Área X, mas quero fazer coisas novas. Tenho pensando em alguma área que no futuro precisará de profissionais capacitados e uma área que vejo que crescerá bastante é Área Y. O que vocês acham, é melhor fazer um curso de Pós na área Y ou um curso de Graduação? Gostaria de ser bem assertiva na minha escolha. Por isso, peço ajuda vocês." A pessoa quer consultoria grátis para alguém que você não conhece, não sabe o histórico, não tem noção de suas capacitações. A coisa vira "chutômetro". Então, eu sugiro que você faça...

Mais uma que li recentemente: "Por gentileza estou fazendo uma pesquisa e gostariade saber de vocês qual o piso salarial e média salarial na empresa equais os beneficios que vocês oferecem.agradeço a todos pela ajuda. Beltrana de Tal". Veja bem, a pessoa pede algo que é confidencial, restrito as empresas de modo totalmente informal, em um grupo aberto e nem coloca o nome da própria empresa, telefone para contato etc. Você acha que alguém irá responder? As próprias empresas que atuam no segmento de pesquisa salarial tem dificuldade em obter dados de modo clássico, imagine assim então. Isso é uma pessoa "sem noção".

Assim não dá! A internet veio para facilitar a vida das pessoas, aproximar os distantes, promover a democratização da informação, mas deste jeito tá ficando difícil. Se eu fosse colocar aqui todos os exemplos que tenho da última semana esta postagem ficaria ilegível de tanta gente "sem noção". Fora os exemplos do dia-a-dia que não estou citando.

Quando escrevo sobre isso tem pessoas que torcem o nariz. Acham que estou sendo duro. Porém, já imaginou se as pessoas começarem a pedir indicações de procedimentos cirúrgicos neste tipo de grupo. Algo assim: "estou pensando em fazer uma cirurgia para aumentar meu lábio, mas estou em dúvida sobre qual o melhor procedimento. Vocês podem me ajudar? Ah, também não posso pagar muito, pois fiz outra cirurgia recente para alongar meu dedo do pé e foi muito cara."

Será que veremos isso no futuro? Espero que não, mas pelo andar da carruagem é bem possível que esta minha idéia comece a coçar a cabecinha de algum "sem noção" de plantão...

Você conhece alguém "sem noção"? Conte para nós enviando seu comentário.

Um grande abraço...

9 comentários :

  1. Pois é, meu amigo!
    Seja na empresa, na rua, na fazenda, no cinema... estamos cercados de "sem noção". Outro dia, no cinema, uma senhora atendeu duas vezes seu "intranquilo" celular explicando ao interlocutor que estava vendo um filme muito bom! Que praga! Faltou dizer que ao seu redor estavam outras 200 pessoas querendo sossego e silêncio! Parece que a popularidade e a existência social são garantidas se estivermos 24h de plantão atendendo às campainhas desvairadas. E o pior, quem o faz, acha que tem direito de o fazer! A inversão de valores, do certo e do errado, do que é ético ou não...corrompeu nossa forma de estar na sociedade. Esperto é que rouba a vaga do estacionamento que você aguardava, é quem recebe "por fora" quando contrata um prestador de serviço... Enfim... espero que um dia haja um pouco mais de "noção" para que possamos continuar convivendo em grupo! E que os céus nos livrem de em algum momento cairmos na tentação de ser "sem noção".

    ResponderExcluir
  2. Tinha certeza que concordaria com seu texto, como sabe participamos de grupos iguais, e por muitas vezes fiquei abismada com certos pedidos também, mas o que mais tem chamado minha atenção no momento fora da Internet, são os motoristas "sem noção" de perigo que andam pelas ruas nos expondo a diversas tragédias por exemplo quando não dão seta, nos informando para onde desejam ir, por acaso seta é um opcional nos carros? as pessoas estão perdendo o senso de discernimento, lamentavel não é mesmo, precisam acordar para o mundo!

    ResponderExcluir
  3. Olá Rogério, Ótimo texto!

    Meu caro, como tem gente 'sem noção' nesses grupos virtuais... tá uma festa pedir as coisas sem ao menos ter algum tipo de argumento plausível. Outro dia... 'inventei' de ajudar beltrano respondendo a um questionário sobre avaliação de desempenho, me peguei em um dos seus 'destaques' acima, a pessoa queria as respostas para 'ontem', como se a gente só fizesse aquilo durante o dia (ou trabalhasse pra ela)... fiquei muito preocupado, além de não me conhecer, queria acelerar a ajuda que eu me coloquei disposto a prestar. Fala sério!

    Agora... quando vejo pedido de ajuda em algum e-mail (desses grupos), excluo na hora (risos).

    Um abraço!

    Leandro
    Blog Sua Carreira (http://suacarreira.blogspot.com/)

    ResponderExcluir
  4. estou rodeada de pessoas assim...

    ResponderExcluir
  5. Afe!
    Se conheço... Eles não param de me mandar estes e-mails. Você sabe...kkk
    Pois é, e ainda torcem o nariz quando tocamos no assunto.
    Abraços :o)

    ResponderExcluir
  6. Existe pessoas sem noção em todo lugar. O problema é se for contagioso, já imaginou?

    ResponderExcluir
  7. Luciana Nunes Marques Coelho14 outubro, 2010

    Ah, com gente sem noção me deparo diariamente na minha profissão: o mais recente (mas não primeira nem última) foi o sujeito que teve a cara-de-pau de ir ao pronto-socorro pedir um atestado médico porque faltou no trabalho. Estava doente? Não. Mas pediu para eu levar em consideração o fato dele estar "sendo sincero", afinal, ele "poderia fingir uma doença, mas não, preferiu falar a verdade"!!! É ou não é totalmente sem noção?

    ResponderExcluir
  8. Nossa este texto caiu feito luva em algumas situações que vivi nos últimos dias. Parace até que estamos sendo invadidos por estes seres alienigenas. Espero que estas pessoas também leiam seu texto para terem um pouco mais de simancol. Parabéns pelo texto.

    ResponderExcluir
  9. Olá!!!
    Conheço muita gente sem noção, duro disso que algumas são pessoas do meu convivio. Graças DEUS me afastou de uma, mas infelizmente não como eu gostaria. As vezes penso se realmente é a falta de noção que essa pessoa tem ou se é a falta de educação mesmo, falta de respeito por si próprio e pela familia, uma pessoa que xinga a mãe de louca, burra e vagabunda...nem tenho palavras para dizer sobre ela....por isso me pergunto se seria mesmo a falta de noção...

    ResponderExcluir

PALESTRANTE ROGERIO MARTINS | IMPORTANTE | LEIA ABAIXO ANTES DE COMENTAR:
.: Todos os comentários são lidos e moderados previamente.
.: Serão recusados comentários com conteúdo ofensivo ou discriminatório, fora do tema ou assunto da postagem, anônimos ou com simples divulgação e pedidos de parceria.

Cadastre-se no Boletim