25 de outubro de 2010

Planejamento é tudo!

Um das atividades que realizo em meus momentos de lazer é a caminhada, escalada e trilha na natureza. Descobrir lugares diferentes, estar em contato com a natureza, observar a beleza da vida e tantos outros benefícios que esta atividade proporciona trazem uma renovação para alma e também um bom motivo para escrever este texto.

O fato é que sem planejamento adequado esta prazerosa atividade de lazer se tornaria uma loucura e um desastre. Nas empresas também.

Há quem decida simplesmente sair sem rumo, preparo ou um roteiro básico acreditando que isso gera mais adrenalina e aventura. É verdade, gera mesmo. Porém, também gera uma série de problemas que podem comprometer o resultado da atividade ou até mesmo danos irreparáveis. Nas empresas também.

Lembro de uma ocasião onde um membro do grupo, sem experiência em trilhas, levou apenas barras de ceral para passar todo um dia de caminhada em meio a mata. Imagine a situação que foi criada. Obviamente que os demais ofereceram parte de sua comida para ele. Além de constrangedora esta situação demonstrou total falta de preparo ou planejamento desta pessoa. O que o salvou foi contar com outros que se prepararam para tal atividade com antecedência. É preciso ficar alerta, pois nem sempre isso irá acontecer. Imagine se ele tivesse se perdido do grupo, por exemplo.

Palestrante Rogerio Martins
Já pensou quantas vezes situações como esta ocorrem em sua empresa? Você é chamado para uma reunião e não se preparou adequadamente para isso. Não levou as informações necessárias ou nem sabe o assunto a ser tratado? E quando o gestor distribui as tarefas aos seus subordinados sobrecarregando uns em detrimento de outros? Ah, temos um repertório enorme de exemplos que ocorrem por falta de planejamento, preparo e consciência estratégica.

Por isso, planejamento é tudo! Desde as pequenas atividades até as mais estratégicas. Planejar significa ordenar, organizar, preparar, estruturar um programa, programar,instituir uma série de ações para melhorar o resultado. É também a determinação dos objetivos ou metas de um empreendimento, como também da coordenação de meios e recursos para atingi-los; ou seja, planificação de serviços.

Exite em nossa cultura, por parte de algumas pessoas, um erro ao associar planejamento com engessamento. Já ouvi diversas vezes que planejar torna a atividade engessada. Um erro primário, pois a idéia é completamente o oposto. Por melhor que seja seu planejamento cabe sempre uma revisão e ajuste. Não é porque planejou uma atividade que ela não pode ser modificada, caso necessário. Planejar é minimizar os imprevistos, mas eles ocorrem.

Outra situação que vivenciei nestas andanças foi quando um participante de nosso grupo passou mal durante uma trilha. Era uma pessoa novata no grupo e, portanto, pouco sabiamos de seu condicionamento físico. Sua situação inesperada fez com que todo o planejamento de tempo e percurso tivesse que ser revisto. Neste locais, sem infraestrutura para um resgate adequado, por exemplo, é necessário um planejamento de situações como esta. No fim tudo aconteceu de forma positiva.

E na sua empresa? Já passou por algo semelhante? Quando algum imprevisto prejudicou seu planejamento? Nestas horas é importante ter flexibilidade para tomar decisões, calma para pensar nestas decisões e contar com a experiência adquirida para minimizar possíveis erros. Vale também contar com o apoio de outras pessoas para orientar ou trocar idéias sobre o assunto, quando possível.

Seja na trilha ou no mundo corporativo o planejamento é a base para um bom resultado. Traçar metas, organizar as ações e colocá-las em prática, promovendo os ajustes necessários durante o percurso, são as etapas para uma atividade bem sucedida. Bora para trilha?

Palestrante Rogerio Martins
Tanto na trilha quanto na empresa planejamento é fundamental



 Rogerio Martins  é Psicólogo, Palestrante, Escritor e Professor Universitário. Siga-me no Twitter (@rogermar), no Instagram (@martins_rogerio) e no Facebook

Quer receber as atualizações do site? Insira seu e-mail abaixo:




5 comentários :

  1. Rogério:

    Muito bem colocada a relação entre atividades particulares e corporativas. Nós trilheiros, quase todos, temos exemplos de como uma coisa pode dar errada por falta de planejamento, mas também de conhecimento. A busca de um lider para uma tarefa é fundamental. Esse líder tem que ser a pessoa mais preparada, ou por ter uma boa e comprovada experiência ou por, pelo menos, conhecer o caminho a ser trilhado. A trilha é uma empresa a ser gerenciada. A empresa tem um caminho ou uma trilha a ser seguida.

    Parabéns pela feliz abordagem.

    ResponderExcluir
  2. Querido Rogério,voce trouxe um texto muito significativo,cada obstaculo que encontramos na trilha, sejam pedras,morros,os terrenos acidentados que as vezes tanto exigem de nós, estes são obstáculos facilmente encontrados no nosso dia-a-dia,seja na empresa ou em casa,afinal,um bom planejamento começa em casa,digamos isso nós mulheres colaboradoras assíduas do lar.Porém é com muita paciencia e tirando de exemplo situações diversas que conseguimos driblar estes obstaculos e vencer.
    Abc amigo e uma excelente semana!

    ResponderExcluir
  3. Rogerio, muito bom seu texto. É interessante esta comparação da trilha com os negócios. Existem muitas atividades do dia a dia que podem nos ensinar bastante. Parabéns pela idéia e nos brindar por isso.

    ResponderExcluir
  4. Deve ser muito bom fazer trilhas assim na natureza e ainda tirar lições para a vida. Muito boa sua comparação sobre planejar as coisas que fazemos para ter sucesso.

    ResponderExcluir
  5. Adorei o tema Rogério, muito bem abordado e as histórias também são conhecidas rs...
    Bjãoooo!!!!

    ResponderExcluir

PALESTRANTE ROGERIO MARTINS | IMPORTANTE | LEIA ABAIXO ANTES DE COMENTAR:
.: Todos os comentários são lidos e moderados previamente.
.: Serão recusados comentários com conteúdo ofensivo ou discriminatório, fora do tema ou assunto da postagem, anônimos ou com simples divulgação e pedidos de parceria.

Cadastre-se no Boletim