27 de junho de 2011

Maturidade profissional

A cada dia as empresas buscam profissionais competentes e qualificados para executar atividades cada vez mais complexas. Esta exigência por maior capacitação técnica esconde, por vezes, um aspecto fundamental para o sucesso de empresas e profissionais: a maturidade profissional.

Ser competente para executar as tarefas diárias é fundamental para progredir na carreira. Porém, o que fará a diferença é a atitude que as pessoas demonstram diante das adversidades, da resolução de problemas e do convívio com as outras pessoas no ambiente corporativo.

Descontrair o ambiente de trabalho pode ser positivo, mas agir com imaturidade fazendo brincadeiras na maior parte do tempo é prejudicial para todos. Manter uma postura mais reservada em determinadas situações pode ser uma atitude interessante. Porém, omitir-se diante de uma discussão de um projeto quando se tem condições de opinar é imaturidade profissional.

Leia também:
Discutir ou ofender
O cliente sempre tem razão?

Quando uma criança faz birra porque não conseguiu o que queria é considerado uma postura natural da idade. Precisa ser educada para compreender que nem sempre terá tudo o que deseja. Entretanto, quando um adulto mantém uma postura igual, é imaturidade.

O mundo corporativo exige uma postura mais profissional, como por exemplo:
- cumprir prazos e horários
- cumprir o prometido ou não se comprometer quando não for possível cumprir
- comprometer-se com os resultados da empresa e envolver-se na execução de suas atividades para que isso ocorra
- saber criticar e ser criticado - mudando, quando necessário, as próprias atitudes
- superar o medo de se expor e fazê-lo com preparação prévia (estudar mais, ler mais...)
- cuidar do local de trabalho como se fosse sua casa
- tratar as pessoas como gosta de ser tratado - respeito é fundamental
- ser sério quando necessário e saber descontrair quando possível e adequado
- manter o controle emocional e o convívio social
- manter-se afastado de fofocas e intrigas

Lembre-se que o que faz a diferença é sua atitude. Ela é capaz de tornar sua vida e carreira um sucesso. Esteja atento(a) ao que faz todos os dias. Mude se necessário.

RogerioMartins é Psicólogo, Professor, Palestrante e Escritor. Siga @rogermar no Twitter, @martins_rogerio no Instagram e venha curtir a página do Facebook.

Cadastre-se no Boletim