7 de dezembro de 2007

Muito além da palestra motivacional


É comum ouvir de algumas pessoas que palestra motivacional não ajuda em nada... as pessoas participam, dançam, cantam, batem palmas, ouvem palavras inspiradoras e depois... nada!

De fato há palestras e palestrantes que não levam a nada, mas não podemos generalizar. Como em toda atividade há bons e maus profissionais. Muitas vezes parte da decepção decorre do fato que quem contratou a palestra não observou alguns pontos importantes:

1. Propósito da palestra - porque contratar uma palestra?
2. Currículo do palestrante - quem é e o que já fez?
3. Tema da palestra - é adequada para o público e evento?
4. Pós-palestra - e depois da apresentação? o que pretende atingir?

Certamente que há muitos outros fatores importantes, mas quero destacar que é preciso ir muito além da palestra motivacional. Os diversos estudos do comportamento humano apontam que não é possível motivar uma pessoa, mas sensibilizá-la para uma mudança de atitude. O que acaba acontecendo é que se faz a palestra e depois mais nada, confiando cegamente que aquela hora e meia ou duas de apresentação serão suficientes para que todos se mantenham motivados ou sensibilizados eternamente.

É preciso que a palestra faça parte de um projeto maior... envolvendo outras ações posteriores que garantam o investimento, tempo e mobilização feita na apresentação. Para isso há ações até simples e que envolvem as pessoas... criatividade e experiência ajudam neste planejamento.

Lembre-se: ao contratar uma palestra motivacional, vá além...

Rogerio Martins é Psicólogo, Palestrante, Escritor e Professor Universitário. 


Gostou deste artigo? Leia também:

Conheça um pouco mais do meu trabalho como palestrante e instrutor de treinamentos
3. Workshop Motivação e Produtividade

Quer receber as atualizações do site? Insira seu e-mail abaixo:




Nenhum comentário :

Postar um comentário

PALESTRANTE ROGERIO MARTINS | IMPORTANTE | LEIA ABAIXO ANTES DE COMENTAR:
.: Todos os comentários são lidos e moderados previamente.
.: Serão recusados comentários com conteúdo ofensivo ou discriminatório, fora do tema ou assunto da postagem, anônimos ou com simples divulgação e pedidos de parceria.

Cadastre-se no Boletim