25 de abril de 2011

Palestra motivacional motiva alguém?

Se você perguntar a um especialista em comportamento e motivação se uma palestra motivacional motiva alguém, a resposta será categórica: NÃO! Agora, se fizer a mesma pergunta para um Gerente de Vendas ou Empresário provavelmente você terá como resposta um categórico: SIM! Então, quem tem razão?

O fato é que uma palestra dita motivacional tem a intenção de gerar motivação ou um espírito de ânimo nos participantes, mas está longe de realmente motivar alguém. Para entender melhor vale pesquisar sobre os estudos do comportamento humano e concluir que o que uma palestra motivacional consegue fazer é "coceirinha" na motivação das pessoas.

Leia também:
Palestrantes motivacionais
Competência não basta: a era do profissional 2.0

Eu tomo como princípio em minhas apresentações que a palestra motivacional é para gerar uma reflexão sobre o modo como percebemos e agimos. Serve como um despertar interno. Algo como um "tapa na cara" para acordar e lembrar que o único responsável pelo o que acontece em nossas vidas é cada um de nós.

Não existe esta ideia de que alguém tem o poder supremo de motivar uma pessoa a fazer alguma coisa. A motivação é um fator pessoal, intrínseco, de cada indivíduo. Portanto, não se pode motivar ninguém. O máximo que se consegue é despertar os motivos para que a pessoa faça alguma coisa.

Se pensarmos como as diversas religiões abordam este tema podemos aprender muito a respeito. Veja as grandes pregações. O pastor, padre ou líder religioso leva as pessoas a pensar, acreditar ou simplesmente achar que o que ele diz é bom ou o melhor para todos. Será? Muitas vezes baseiam-se em escrituras antigas, mas que trazem valores universais. Afinal, quem não quer viver uma vida melhor, sem tanto sofrimento e mais alegrias? Isso é motivação!

PALESTRAS MOTIVACIONAIS

As palestras motivacionais são importantes, pois ajudam as pessoas nas organizações a fazerem uma pausa para reflexão pessoal. Aqueles que conseguem entender que a palestra em si não é suficiente fará grandes avanços individuais. Provavelmente será promovido e crescerá na organização e fora dela.

Aquele que fica esperando o milagre acontecer não vai a lugar nenhum. É preciso atitude para colocar em prática aquilo que ouviu, viu e interagiu. Não basta bater palmas, dar risada e concordar com o que o palestrante apresenta. Faz-se necessário agir. Trazer a responsabilidade para si próprio.

Também não adianta se colocar resistente, achando que nada daquilo que é apresentado é válido. Esta postura defensiva só faz com que a pessoa fique para trás. Da mesma forma que uma palestra motivacional não tem o poder de mudar alguém naquele momento, ela também não é inócua (a menos que o palestrante e/ou o conteúdo sejam totalmente despropositados). É preciso equilíbrio para julgar sua efetividade.

Faço muitas palestras motivacionais sobre motivação, liderança, atendimento a clientes e outros temas. Vejo em alguns locais que as pessoas saem satisfeitas e mais leves. Porém, quanto tempo dura esta sensação? Alguns dias ou talvez alguns meses. Quem realmente entende o objetivo de uma palestra motivacional muda para o resto da vida.

Já tive casos de pessoas que muito tempo depois de assistir uma apresentação minha escreveram dizendo o quanto foi importante e o que fizeram a respeito. Isso sim é uma atitude poderosa gerada por uma palestra motivacional.



Não existe palestrante milagroso que irá resolver os problemas da empresa ou de cada pessoa. Há profissionais competentes que realizam palestras motivacionais com conteúdo prático e interatividade. Há aqueles que proporcionam momentos agradáveis de reflexão e deixam para os participantes decidir o que fazer de suas vidas. Não impõem uma verdade, até porque a verdade pode ser diferente para cada um. São apenas o fogo que acende o pavio. Se você encontrar alguém que prega o milagre em palestras motivacionais saia correndo... é fria!

Portanto, quando assistir ou contratar uma palestra motivacional lembre-se que ela não acaba no evento. Ela serve para estimular as pessoas a resolver os problemas e não resolve-los. De nada adianta contratar uma palestra para aumentar a motivação dos funcionários se a empresa atrasa o pagamento ou não oferece condições razoáveis de trabalho e convivência. Pense nisso.


RogerioMartins é Psicólogo, Professor, Palestrante e Escritor. 
Siga @rogermar no Twitter, @martins_rogerio no Instagram e venha curtir a página do Facebook.


Quer receber as atualizações do site? Insira seu e-mail abaixo:




Cadastre-se no Boletim