21 de fevereiro de 2011

As idas e vindas do mercado


A TV Globo tem feito nos últimos meses uma série de reportagens sobre o mercado de trabalho. Reportagens que tem apontado para uma situação crítica no que diz respeito a mão de obra qualificada no Brasil.

Muito se fala, ouve e escreve sobre desemprego. Sabemos há muita gente disponível no mercado que não consegue um empregao há mais de um ou dois anos. Participam de entrevistas, processos seletivos, mas acabam não sendo aprovados. Outros nem sequer são chamados.

O fato é que cada vez mais o desemprego tende a diminuir para as atividades mais qualificadas e, principalmente, para o profissional devidamente qualificado técnica e comportamentalmente.

Veja que estou incluindo a qualificação comportamental, visto que isso será o fator decisivo quando tivermos maior qualificação técnica. Neste momento há carência de gente boa para executar mesmo. Pessoas com formação e experiência para chegar e fazer acontecer. Em breve, quando tivermos fartura de destas pessoas o fatores relacionamento, comunicação, atendimento ao cliente, liderança, motivação e outros serão o fator de escolha das organizações, como já foi anos atrás.

OS NOVOS CRITÉRIOS DE SELEÇÃO

Em um momento onde o acesso a faculdade está cada vez mais fácil e barato, o que não representa melhoria no sistema de ensino, os critérios de seleção vão se modificando e valorizando outros aspectos, como:

  • Saber trabalhar em equipe e agregar pessoas
  • Saber lidar com pressões, prazos e metas
  • Produtividade e eficácia pessoal
  • Capacidade de tomar decisões e resiliência
  • Gestão de pessoas
  • Saber falar em público - apresentar-se em reuniões e outra atividades
  • Gestão da carreira - autodesenvolvimento
  • Capacidade de se adaptar a mudanças e criar novas soluções
  • Respeito, ética e comprometimento

Você se sente preparado(a)?

Tem investido no autoconhecimento ou apenas no conhecimento técnico?

Já planejou sua carreira?


Estas perguntas ajudam a fazer os ajustes necessários, buscar o que falta para chegar na frente e alcançar o sucesso pessoal, profissional e a tão sonhada qualidade de vida.

Quando sabemos o que realmente queremos o caminho para chegar até lá torna-se mais fácil e prazeroso. Em alguns momentos pode parecer difícil e até impossível, mas quando temos certeza a motivação nos impulsiona para o resultado.

Invista em você através de leituras sobre diversos assuntos. Participe de eventos (palestras, cursos, workshops) que possam abrir sua visão ou ajudar a atingir seu objetivo. Faça um plano pessoal e revise periodicamente se está no caminho, o que precisa fazer a mais e o que necessita de ajuste. Fique atento ao mercado e seus sinais. Mude se necessário, mas esteja certo que a mudança fará você continuar no caminho do seu sonho maior.

Boa sorte e sucesso!

Rogerio Martins é Psicólogo, Palestrante, Escritor e Professor Universitário. Um profissional ligado nas idas e vindas do mercado.

Gostou deste artigo? Leia também:
1. Você é apenas mais um ou quem faz a diferença?
2. Você faz parte do problema ou da solução?
3. Competência não basta: a era do profissional 2.0

Quer receber as atualizações do site? Insira seu e-mail abaixo:




Cadastre-se no Boletim