15 de abril de 2008

Competências do líder - parte 1

Blog Palestrante Rogerio Martins

Quando se trata de liderança uma questão é bastante comum nas rodas de discussão: quais as principais competências que um líder deve possuir?

Segundo Warren Bennis existem cinco características básicas para exercer a liderança:

Visão Orientadora - Ter uma clara idéia do que quer fazer - profissional e pessoalmente - e a força para persistir diante de adversidades, até fracasso.

Paixão - Possuir uma paixão subjacente pelas promessas da vida, associada a uma paixão muito especial por uma vocação, uma profissão, um curso de ação. Amor pelo que se faz.

Integridade - Sua integridade deriva do autoconhecimento, honestidade e maturidade. Conhecer seus pontos forte e fracos, agir de acordo com seus princípios e aprender com a experiência a aprender e trabalhar com os outros.

Confiança - Conquistar a confiança das pessoas.

Curiosidade - Ficar se perguntando sobre tudo e querer aprender o máximo que puder.

Ousadia - Estar disposto a correr riscos, experimentar e tentar coisas novas.

Warren Bennis é considerado um dos maiores especialistas em gestão de pessoas e liderança. É professor de administração de empresas da Universidade do Sul da Califórnia e autor de diversos livros sobre o tema.

O que você acha? São competências visíveis, realizáveis? Não seriam traços de caráter que qualquer pessoa deveria possuir? Será que elas realmente diferenciam um líder de liderados?


Rogerio Martins é Psicólogo, Professor, Palestrante e Escritor. Siga @rogermar no Twitter e venha curtir a página do Facebook.


Nenhum comentário :

Postar um comentário

PALESTRANTE ROGERIO MARTINS | IMPORTANTE | LEIA ABAIXO ANTES DE COMENTAR:
.: Todos os comentários são lidos e moderados previamente.
.: Serão recusados comentários com conteúdo ofensivo ou discriminatório, fora do tema ou assunto da postagem, anônimos ou com simples divulgação e pedidos de parceria.

Cadastre-se no Boletim