26 de janeiro de 2009

Mais dicas para falar bem em público


Este é um tema que rende diversas postagens. Hoje vou complementar o post que escrevi dias atrás: "Cinco dicas para falar bem em público".

Segue abaixo mais algumas dicas práticas e úteis sobre o tema:

Controle a tensão inicial
Um dos grande dilemas de falar em público é aquele friozinho na barriga que surge antes da apresentação. Há quem perca totalmente o controle e faça da apresentação um verdadeiro desastre. Não há receita infalível para este tipo de situação. Porém, há algumas coisas que ajudam e outras que pioram.

O que ajuda
Primeiro é ter domínio do que vai falar. Isso, por si só, já garante um pouco mais de tranquilidade. Outra coisa importante é trabalhar a respiração. Se você conhece alguma técnica... ótimo. Caso nunca tenha praticado nada a respeito, a dica é fazer três a quatro respirações profundas antes de começar a falar. Inspirar o ar lentamente pelo nariz, segurar uns três segundos e soltar pela boca, lentamente. Repetir mais duas ou três vezes. Contudo, não exager na dose. Pois oxigenar demasiadamente o cérebro poderá deixar você com tonturas.
Outra técnica que ajuda em alguns casos é pensar na apresentação alguns momentos antes. Fazer uma visualização do que irá falar, como se estivesse na apresentação ou reunião. Imaginando a reação positiva das pessoas e assim por diante.

O que não fazer
Nunca utilize remédios ou bebidas para tranquilizar. Você corre o risco de ficar dopado(a). Enrolar a lingua. Falar mole. Esquecer o conteúdo. Perder o controle da situação.

Na próxima semana vou postar mais algumas dicas a respeito.

Comente, envie suas dúvidas ou relate suas experiências aqui no blog. Sucesso.

3 comentários :

  1. Gostei das dicas. Estão sendo muito úteis para mim. Parabéns pelo trabalho.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom seu blog... simples, direto e com info bem itneressantes.

    ResponderExcluir
  3. "Nunca utilize remédios ou bebidas para tranquilizar."

    Já imaginou um palestrante doidao de vodka? Ia ser muito engraçado.

    ResponderExcluir

PALESTRANTE ROGERIO MARTINS | IMPORTANTE | LEIA ABAIXO ANTES DE COMENTAR:
.: Todos os comentários são lidos e moderados previamente.
.: Serão recusados comentários com conteúdo ofensivo ou discriminatório, fora do tema ou assunto da postagem, anônimos ou com simples divulgação e pedidos de parceria.

Cadastre-se no Boletim