16 de janeiro de 2009

O que é Rotary?

Há alguns anos tive contato com o Rotary. Até então já tinha ouvido algumas coisas a respeito, de amigos, em filmes etc. A imagem que tinha foi completamente modificada a partir do momento que passei a fazer parte da instituição.

O Rotary Club é muito mais importante do que se divulga. Muitas pessoas não sabem que diversas ações mundiais foram originadas pelo Rotary International, como o combate a paralisia infantil, por exemplo. No Brasil, especialmente, esta ação ficou fortemente associada ao Governo Federal. Porém, a iniciativa é do Rotary International.

Durante muito tempo a imagem do Rotary Club ficou associada a jantares e eventos onde os ricos e endinheirados simplesmente se auto-adulavam. É fato que em qualquer grupo há distorções. Porém, esta não é a realidade para a maioria dos clubes de Rotary.

. . .

Em 1976 o Conselho Diretor do Rotary lnternational interessou-se em criar uma definição concisa dos aspectos fundamentais do Rotary. Solicitou-se a ajuda de três pessoas, que estavam no momento atuando na Comissão de Relações Públicas do Rotary, e pediu-se que chegassem a uma definição do Rotary que pudesse ser englobada em apenas uma sentença.


Após inúmeras minutas, chegou-se à seguinte definição, que tem sido usada desde então nas diversas publicações do Rotary:

"Rotary é uma organização de líderes de negócios e profissionais, unidos no mundo inteiro, que prestam serviços humanitários, fomentam um elevado padrão de ética em todas as profissões e ajudam a estabelecer a paz e a boa vontade no mundo".

Rotary é um adjetivo do idioma inglês, equivalente a rotativo, giratório, circulatório. Os Sócio fundadores desta grande organização que é hoje o ROTARY INTERNATIONAL, optaram pelo nome ROTARY porque as suas primeiras reuniões eram feitas em rodízio, cada vez no local de trabalho de um dos sócios.

fonte: Revista Brasil Rotário

3 comentários :

  1. Caro Rogério, já se vão 32 anos e essa definição, creio eu, precisaria de um pequeno ajuste, não sei se idiomático talvez, mas que se faz necessário esclarecer aos brasileiros:
    O Rotary não exige que as pessoas sejam líderes de negócios para serem sócios; o Rotary também forma e revela líderes.
    Qualquer pessoa de caráter ilibado, bons princípios e padrão de ética elevado, que tenha boa vontade e que queira colaborar para melhorar a qualidade de vida de sua comunidade pode se apresentar aos rotarianos de sua região, frequentar um Rotary Club e, se estiver engajado no espírito do rotarismo, de SERVIR e dar de si antes de pensar em si, com certeza será convidado a associar-se.
    Outra informação interessante: Rotary é uma ONG tão importante que, sem ser um Estado, tem cadeira permanente nas Nações Unidas.
    Um abraço de sua companheira de Rotary,
    Vera Penteado - Rotary Club de São Paulo Freguesia do Ó

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela iniciativa de divulgar o Rotary através do seu blog.

    ResponderExcluir
  3. Vera,

    Agradeço sua participação em meu blog e com uma ótima contribuição.

    Abraço.

    ResponderExcluir

PALESTRANTE ROGERIO MARTINS | IMPORTANTE | LEIA ABAIXO ANTES DE COMENTAR:
.: Todos os comentários são lidos e moderados previamente.
.: Serão recusados comentários com conteúdo ofensivo ou discriminatório, fora do tema ou assunto da postagem, anônimos ou com simples divulgação e pedidos de parceria.

Cadastre-se no Boletim