23 de janeiro de 2009

Rotary e a prova quádrupla

A prova quádrupla é uma referência de conduta para todo companheiro de Rotary. Sua inscrição simples e direta remete a um princípio básico de convivência e ética:



A PROVA QUÁDRUPLA


É a VERDADE?
É JUSTO para todos os interessados?
Criará BOA VONTADE e MELHORES AMIZADES?
Será BENÉFICO para todos os interessados?







rotary, palestras motivacionais, palestras, palestrante, palestra de motivacao

Sua história começa em 1932, quando os Estados Unidos era assolado por grave crise. O trabalho era escasso e o governo via-se na contingência de sub- vencionar milhões de cidadãos.

Uma empresa - Club Aluminium Products Company - achava-se às portas da falência e provável encerramento de suas atividades. Numa última tentativa para evitar o desmoronamento, após algumas considerações e exames do difícil momento, convidaram para administrá-la um jovem de negócios, Herbert J. Taylor, que ocupava posição importante numa companhia de alimentos.

Taylor, aceitando o desafio, achou, de início, que apenas algo superior com respeito às normas e práticas da empresa poderia evitar a falência e permitir a sua sobrevivência. Isso, naturalmente, porque o passivo era bastante grande, não havendo possibilidade de ser equilibrado, mesmo com pequenos empréstimos bancários ainda possíveis. Os concorrentes, por sua vez, tinham excelentes e melhores produtos, largamente anunciados, e desfrutavam uma cômoda situação econômica, o que agravava, sobremodo, a precariedade existente.

Verificando a necessidade de encontrar uma solução satisfatória, Taylor pensou em alguma coisa com que os concorrentes não contassem. Enfrentando inúmeros obstáculos e desvantagens, empenhou-se em criar algo diferente, que pudesse substituir o código de ética adotado até então, e que não correspondia, devidamente, às reais necessidades, sendo, portanto, impraticável.

Observando que o texto a ser redigido não deveria apontar aos empregados o que fazer, julgou que seria mais objetivo formular-lhes perguntas para que raciocinassem e, eles próprios, deduzissem se estavam certos ou errados em seus métodos de trabalho. Foi assim que Taylor redigiu as interrogações que compõem a Prova Quádrupla.

Decorridos dois meses de experiências com a aplicação das novas regras, estava ele certo do seu valor e resolveu colocá-las em prática com os seus funcionários.

A Prova Quádrupla foi decorada e passou a ser aplicada por todos na empresa. Seus preceitos passaram a ser observados nos anúncios, nas relações com os concorrentes e nas vendas. A companhia conseguiu aumentar suas vendas, tornou-se sólida e conquistou o respeito e a consideração da concorrência e dos clientes.

Em 1944, Taylor assumiu a primeira vice-presidência do Rotary International e, naquela ocasião, em nome da Aluminium, entregou os direitos autorais da Prova Quádrupla ao Rotary International. Em 1946, o texto foi registrado para fins de direitos reservados.

3 comentários :

  1. ÓTIMA INICIATIVA, FICO ORGULHOSA DE SER SUA COMPANHEIRA EM ROTARY, OBRIGADA PELO APOIO E
    DEDICAÇÃO.

    ResponderExcluir
  2. otimo blog, me ajudou bastante com o conhecimento dessa área, estou mt interessado em cursar marketing, aqui consegui informações para poder me decidir.

    ResponderExcluir
  3. Lourdes, obrigado pelo comentário.

    Sampaiorama, fico feliz que as informações contidas por aqui estejam ajudando em sua carreira.

    ResponderExcluir

PALESTRANTE ROGERIO MARTINS | IMPORTANTE | LEIA ABAIXO ANTES DE COMENTAR:
.: Todos os comentários são lidos e moderados previamente.
.: Serão recusados comentários com conteúdo ofensivo ou discriminatório, fora do tema ou assunto da postagem, anônimos ou com simples divulgação e pedidos de parceria.

Cadastre-se no Boletim