20 de fevereiro de 2009

[ROTARY] Intercâmbio Internacional de Jovens

Muitas pessoas conhecem o Rotary Club em função do intercâmbio internacional de jovens. Porém, algumas informações a respeito chegam de forma equivocada.

Por isso, nesta postagem procuro esclarecer alguns pontos básicos deste projeto fantástico patrocinado pelo Rotary Internacional.

Os primeiros intercâmbios da história têm início em 1929, apenas dentro do continente europeu. Dez anos mais tarde, o sistema chegava até os Estados Unidos. Em 1972 o Rotary International torna-se um programa oficial mundial de intercâmbios.

Hoje, 82 países estão envolvidos no Programa de Intercâmbio do Rotary International que conta com a participação de aproximadamente 8000 mil jovens todos os anos.Com mais de 30.000 clubes em cidades e capitais de todo o mundo, o Rotary International conta com uma imensa rede de voluntários prontos para servir dentro ou fora de suas comunidades, patrocinando um dos maiores programas de intercâmbio de jovens do mundo.

No Brasil, a procura pelos serviços do Rotary é intensa. Em 2001, por exemplo, o número de intercambistas envolvidos chegou à marca de 1023 jovens, o que representa 55% dos intercambistas da América Latina.

O que é o Programa de Intercâmbio de Jovens?
O Programa é uma espetacular experiência proporcionada pelo Rotary, pois a cada ano é dada a oportunidade a centenas de jovens de viajar a um país no exterior para viver em ambientes completamente diferentes do seu. O impacto que este Programa terá nas relações internacionais no futuro é incalculável.

No que esse programa irá me beneficiar no futuro?
Os jovens que participam do intercâmbio tendem a se tornar mais maduros bem antes dos que os que não tiveram essa oportunidade, pois encontram-se distantes de suas famílias, sendo obrigados a controlar suas economias e tomar decisões que talvez nunca viessem a enfrentar ficando em suas casas. Tornam-se mais seguros em palestras e entrevistas, além de aprenderem uma língua estrangeira. No futuro, essas novas qualificações poderão ajudá-lo na obtenção de um emprego, e até na definição de sua carreira acadêmica e profissional. Os jovens que participam do intercâmbio do Rotary International são capazes de se relacionar mais facilmente, sendo mais tolerantes e desenvolvendo uma habilidade para conviver com diferentes estilos de vida. Aprendem também como é o pensamento de outros povos, como as pessoas pensam e o que as motivam para tomarem as mais diversificadas decisões. Há ainda um intenso desenvolvimento do espírito de liderança desses intercambistas.

Para quais países posso ir?
Quando a inscrição é realizada, o Rotary Club irá orientá-lo sobre quais as possibilidades de colocações existentes. O destino que você irá tomar vai depender da sua classificação no processo de seleção que a Expro Brasil organiza.

Devo pagar os gastos com escola e os custos de transporte local?
Não. Sua família anfitriã no exterior é que será a responsável pelos custos escolares, bem como por outros gastos de transporte de ida e volta à escola.


Quais são os custos que ficam por conta dos meus pais?

A maioria de seus gastos é pago por seus pais. O custo aproximado do Programa de Um Ano é US$ 6.000,00, que inclui basicamente taxas do Rotary, fundo de emergência, passagem e seguro.



rotary, palestras motivacionais, palestras, palestrante, palestra de motivacao

Intercambista Tom (EUA), que ficou no Brasil por um ano através do RCSP Santana (Distrito 4.430)

6 comentários :

  1. Muito interessante este tipo de trabalho realizado pelo rotary. Já tinha ouvido falar, mas não sabia de alguns detalhes que você escreveu aqui. Valeu

    ResponderExcluir
  2. Acredito que esta atividade é a mais conhecida do Rotary. Tenho alguns conhecidos que já viajaram pelo Rotary e gostaram bastante. É uma grande experiência de vida. Pena que já passei da idade.

    ResponderExcluir
  3. Não sabia de detalhes do trabalho do Rotary. Muito legal seu blog

    Parabéns

    ResponderExcluir
  4. Fico feliz que a divulgação destas informações estejam chegando a novas pessoas.

    Toda sexta-feira publico alguma informação sobre Rotary. Continue visitando e comentando.

    ResponderExcluir
  5. Os intercâmbios do Rotary são muito bons sim, recomendo.
    Bjs1

    ResponderExcluir
  6. Gostaria que minha filha participasse deste programa de intercambio.Como posso ter maiores informaçoe para receber um jovem em minha casa neste programa

    ResponderExcluir

PALESTRANTE ROGERIO MARTINS | IMPORTANTE | LEIA ABAIXO ANTES DE COMENTAR:
.: Todos os comentários são lidos e moderados previamente.
.: Serão recusados comentários com conteúdo ofensivo ou discriminatório, fora do tema ou assunto da postagem, anônimos ou com simples divulgação e pedidos de parceria.

Cadastre-se no Boletim