11 de maio de 2009

Sobre outra crise: a falta de competência

palestras motivacionais, lideranca, motivacao, palestras, palestrante, palestra de motivacao
Desde o final do ano passado o comentário geral é sobre a crise econômica mundial. Não vou entrar no assunto, pois já foi amplamente discutido por especialistas e palpiteiros.

Porém, quero tratar de uma outra crise, mais antiga e mais impactante na economia: a da falta de competência.

Já reparou como as pessoas se acostumaram com um serviço mais ou menos? Parece que a falta de competência é perdoável, normal, faz parte.

Na semana do feriado do dia do trabalho estive, a trabalho, em um hotel na cidade de Atibaia (SP). Local bonito, bucólico, bem localizado e com total de falta de competência na gestão. Foi um choque.

Provavelmente o hotel já foi uma ótima escolha para casais e famílias em férias, pois tem um espaço modelado para isso. Contudo, está descuidado, com áreas sem conservação, equipamentos quebrados e o pior: péssimo atendimento.

Almoçar ou jantar era um sacrifício. Apesar da comida simples, que não foi um problema, a falta de preparo dos atendentes era notável. Desde a apresentação pessoal até o constante esquecimento dos pedidos realizados. Uma total falta de competência para gerir o negócio.

Neste momento surge uma dúvida: onde está o responsável por tudo isso? Será que o Gerente ou o proprietário do local não enxerga tudo isso? Lá provavelmente não.

O descaso chegou a tal ponto que os quartos tinham frigobar, mas nenhum com qualquer bebida dentro. Somente depois de dois dias e muita insistência colocaram três copinhos de água em cada apartamento.

Tudo isso gera um círculo vicioso onde a o péssimo atendimento, aliado a falta de competência para gerir o negócio, leva a falta de hóspedes que não gera recursos suficientes para as melhorias necessárias e tudo fica na mesma. É como o cachorro que corre atrás do próprio rabo.

Para lidar com a falta de competência é preciso ter visão do todo. Fazer uma análise crítica da situação. Apontar todas todas falhas e os pontos positivos do negócio. Planejar as ações definindo as prioridades. Buscar recursos e conhecimentos que faltam. Aplicar as melhorias e fazer uma avaliação constante do negócio para que não ocorra mais falhas graves.

Em um mercado cada vez mais competitivo aqueles que souberem agir com competência não saberão o que é crise.

19 comentários :

  1. òtimo o seu texto e faz com que se par para pensar no dia a dia e no que cada um pode fazer para melhorar .. pois se tiver vontade tem competencia .. eu acho .. rsrsrs

    Abç.

    ResponderExcluir
  2. Olá!! Gostei do seu blog e em especial do seu texto. Parabéns!!

    Ótima semana!!

    Abraços

    Tata

    ResponderExcluir
  3. Legal o texto, mas podia ter citado o nome do hotel pra quem for pra essa cidade não se hospedar lá =)


    www.deposito02.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. a falta de competência parece ser mesmo o principal problema para as "crises individuais" que acabam por atingir a coletividade.
    tenho amigos que abriram uma lanchonete, comida muito boa, pratos diferenciados, entretanto, pecaram no atendimento e na divulgação, por consequência, acabaram por abrir falência em poucos meses.. triste: para quem investiu, para quem ficou sem a comida boa da lanchonete, e para quem foi mal atendido no estabelecimento comercial.

    ResponderExcluir
  5. ótimo texto!
    você escreve muito bem, ;)
    parabéns

    www.allfacess.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Ótimo blog!

    parabéns!

    visite:
    http://webfuel.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Concordo com o Leonardo, tem que informar o nome do hotel, assim ninguém paga o mico de ficar em um lugar destes.

    Também já passei por situações semelhantes de falta de competência em hotel e outros lugares.

    ResponderExcluir
  8. O pior eh que isso ja acontece a muito tempo mas nunca foi tanto escancarado neh, e mesmo assim continuamos de braços cruzados lamebtavel...

    Blog mestre em parabens

    Abraço

    ResponderExcluir
  9. A falta de competência vive buscando desculpa para justificar os erros. Hoje é a crise, aliás, a culpa agora é da gripe.

    ResponderExcluir
  10. Mas se for ver,essa coisa de fazer o mais fácil a fazer o correto,já vem da cultura do brasileiro com essa história de "sempre dar um jeitinho",que no final das contas,torna-se apenas um problema maior,que poderia ter sido resolvido na raiz do problema!

    Vistem: JaNjÃo ComicS

    ResponderExcluir
  11. concordo plenamente Rogério, as pessoas fazem por fazer, trabalham por trabalhar, como se tivessem fazendo algum favor aos seus clientes, que por sua vez não reclama, é bem típico nosso, e temos que perder essa mania, pq não é gratuito, pois pagamos por tudo, de todas as formas.. muito bom o teu blog, e ganhou um seguidor.. forte abço

    ResponderExcluir
  12. Eu odeio ser mal atendido
    Ninguém esquece um pésimo atendimento
    AInda mais quando gastamos dinheiro

    é dinheiro no lixo

    ResponderExcluir
  13. Talvez falte uma concorrência forte para qie o estabelecimento possa acordar para a realidade. O comodismo ás vezes provem da falta de opções das pessoas em fazer uma mudança.

    ResponderExcluir
  14. Realmente ninguém gosta de receber um atendimento ruim. A questão é que em tempos de crise e maior competitividade o atendimento a clientes faz uma grande diferença.

    Sobre o nome do hotel... fica para outra ocasião.

    ResponderExcluir
  15. vc poderia falar onde aconteceu isso ! isso sempre vem acontecendo mais não se faz nada em relação isso!

    ResponderExcluir
  16. Sempre acreditei no seguinte: existem muitos profissionais competentes no mercado e poucos seres humanos competentes. E, as vezes, nem seres humanos competentes e nem profissionais! Abraçossss

    ResponderExcluir
  17. O mercado dos dias de hoje é para aqueles que são "selva" como falamos no exercito, profissionais qualificados, com disposição a atualizar-se e capacidade de repassar o conteúdo adiante, mostrar-se um profissional de liderança influi muito, ajudar a tomar decisões, agilidade tornam um profissional confiante para o mercado.

    BLOGdoRUBINHO
    www.blogdorubinho.cjb.net

    ResponderExcluir
  18. Olha um "case" quentinho sobre falta de competência: o fracasso da SADIA em suas aplicações em derivativos. Imagina, aves e derivativos, tudo a ver. Temos duas, e somente duas, possibilidades: a primeira envolve administradores de quinta categoria (talvez até com MBAs.), desrespeito aos stakeholders, desconhecimento total da missão da empresa, estratégia "fora da casinha", etc...,etc... A segunda trata de estratégia-por-baixo-do-pano, ou seja, o fracasso era previsível, então montamos esta fusão com a Perdigão para dar um jeitinho. A PREVI dos funcionários do BB talvez até esteja por trás de tudo, pois já tirou a Perdigão do buraco também. Fora disso... nem todos os milhões de habitantes do País são estúpidos!!

    ResponderExcluir
  19. realmente, a falta de copetência é problema...como sempre, ótimo texto

    ResponderExcluir

PALESTRANTE ROGERIO MARTINS | IMPORTANTE | LEIA ABAIXO ANTES DE COMENTAR:
.: Todos os comentários são lidos e moderados previamente.
.: Serão recusados comentários com conteúdo ofensivo ou discriminatório, fora do tema ou assunto da postagem, anônimos ou com simples divulgação e pedidos de parceria.

Cadastre-se no Boletim