24 de agosto de 2009

5 dicas para receber feedback



Na semana anterior escrevi cinco dias para dar feedback e agora o complemento: 5 dicas para receber feedback. Afinal, este é um processo de mão dupla, ou seja, é importante saber realizar bem as duas ações.

É difícil receber feedback, pois ninguém está preparado para isso. A dificuldade é maior quando o conteúdo da mensagem não se ajusta à imagem que a pessoa faz de si mesma; por isso, há considerável demora para o feedback ser incorporado pelo indivíduo.

5 DICAS PARA RECEBER FEEDBACK

1. DEMONSTRE INTERESSE - O primeiro passo é entender que o feedback é uma oportunidade de desenvolvimento pessoal e profissional. Obviamente você vai ouvir ou ler coisas que não agradam, mas muitas vezes não percebe. Procure ser receptivo mesmo para coisas que naquele momento não sejam agradáveis. Pense, reflita e posteriormente faça suas conclusões a respeito.

2. PERGUNTE, NÃO INTERPRETE - Cuidado com as conclusões precipitadas. Na dúvida: pergunte, não suponha. Muitos problemas de comunicação acontecem por que as pessoas tendem a tirar conclusões de impressões e não de fatos.

3. SOLICITE EXEMPLOS - Através de exemplos concretos que você poderá corrigir determinadas falhas ou aprimorar o que necessita. Peça exemplos. Caso a pessoa fale de modo genérico reforce a necessidade de exemplos para que possa compreender a situação e fazer os ajustes necessários. Quanto mais detalhes melhor.

4. NÃO SE JUSTIFIQUE - O feedback gera naturalmente os chamados mecanismos de proteção ou de defesa. Um deles é justamente a justificativa. Quando algo incomoda a pessoa reage buscando justificativas e assim não ouve ou recebe o feedback de forma correta. Por isso, evite procurar desculpas, culpados ou motivos para justificar o feedback.

5. ASSUMA COMPROMISSOS - Ao assumir compromissos você absorve o feedback como um processo positivo e de desenvolvimento.Estabeleça pontos de melhoria conforme o feedback apontou, traçando metas, prazos, compromissos e foco em resultados práticos e concretos. Avalie periodicamente e solicite novos feedbacks para ver se está no caminho certo.

Qual sua dica para receber feedback? Como é para você receber feedback? Escreva, participe, comente.

Rogerio Martins é Psicólogo, Palestrante, Escritor e Professor Universitário. 

Clique aqui e veja mais dicas sobre carreira, gestão de pessoas, comportamento, marketing pessoal e qualidade de vida 

5 comentários :

  1. Rogerio, concordo com a frase inicial: é difícil receber feedback, pois ninguém está preparado para isso. Gostei das dicas, aliás a série está ótima, está de parabéns.

    ResponderExcluir
  2. adorei seu bolg, é muito legal, gostei muito, parabens continua assim, bem que eu gostaria que o meu blog fosse tao legal como é o seu!
    ja to seguindo o teu, quando de da uma olhada no meu ta!
    http://henrique199.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Achei interessante a questão dos exemplos, porque tem gente que simplesmente fala as coisas sem explicar. Quando temos exemplos do que foi feito certo ou errado fica mais fácil melhorar ou manter o caminho.

    ResponderExcluir
  4. Irene Maia16 março, 2010

    Irene Maia da Cunha


    Com essas dicas eu me vejo como uma pessoa que está no caminho certo, pois sempre que preciso de conselhos, o que eu menos quero é me justificar.

    ResponderExcluir
  5. Olá Rogério, tudo certo?

    Concordo com a Parte, Não se Justifique.
    Penso que é tão natural fazer isso, mas algumas pessoas tem opnião forte e mesmo estando erradas querem porque querem se justificar, e com isso deixam de receber alguma informação que seria útil ou que seria real.

    Parabéns pelo trabalo realizado.

    Abs
    Vanderlei Moraes

    ResponderExcluir

PALESTRANTE ROGERIO MARTINS | IMPORTANTE | LEIA ABAIXO ANTES DE COMENTAR:
.: Todos os comentários são lidos e moderados previamente.
.: Serão recusados comentários com conteúdo ofensivo ou discriminatório, fora do tema ou assunto da postagem, anônimos ou com simples divulgação e pedidos de parceria.

Cadastre-se no Boletim