2 de outubro de 2009

O Rotary e a Ética

palestras motivacionais, lideranca, motivacao, palestras, palestrante, palestra de motivacao, rotary
Quando se fala em Rotary um dos principais temas que o associa é a Ética. Desde seu princípio o Rotary e a Ética caminham juntos, tanto que o lema "dar de si, antes de pensar em si" é um grande princípio ético.

Sabemos que em todas as áreas da sociedade existem pessoas com fortes princípios éticos e também o contrário. Contudo, um dos requisitos básicos para se tornar um rotariano é exatamente ter como valores fundamentais o respeito pelo próximo, pelo país e pelas regras/leis, o senso de justiça, a bondade e a compaixão.

Obviamente isso não garante 100% de efetividade, mas podemos dizer que em Rotary temos, a princípio, mais pessoas éticas do que em outros grupos sociais. Com isso não estou dizendo que os rotarianos são melhores que outras pessoas, apenas reforçando que é um princípio fundamental para fazer parte desta instituição e é levado muito a sério.

Uma das contribuições do Rotary na questão da Ética é a prova quádrupla, onde todos devemos responder sinceramente as quatro perguntas abaixo sempre que estivermos diante de um dilema ético:


É a VERDADE?

É JUSTO para todos os interessados?

Criará BOA VONTADE e MELHORES AMIZADES?

Será BENÉFICO para todos os interessados?

Na simplicidade das perguntas acima podemos refletir sobre nossos atos diários.
Cadastre-se no Boletim