9 de dezembro de 2009

Etiqueta e dinheiro - algumas dicas para não fazer feio

por Suyen Miranda

Que dinheiro é importante na sociedade é um fato. No entanto, muita gente se sente insegura em situações do cotidiano quando o assunto é dinheiro, contas, pagamentos e tudo o mais. Aqui vão algumas perguntas comuns:

1. Dividir despesas em restaurante - se você não é o convidado de honra, e ficou acertado que cada um paga o seu, nada mais justo: pague o que ficar estipulado no rateio das despesas. Nada de querer pagar "só o que você comeu", que é indelicado; ninguém com bom senso irá no restaurante para se fartar às custas dos outros, e se no seu caso a despesa foi só um copo de água, este valor será incluído no rateio sem pesar para você (pois seria injusto). Se é um encontro romântico, para começar uma relação, normalmente o homem paga. Agora, é um casal gay, como fazer? Normalmente, quem convidou paga, fica mais elegante.

2. Presentear - não há regras do tipo "presentes caros são os melhores". Procure ajustar o valor do presente dentro do seu orçamento e seja criativo na escolha de algo especial, que vá agradar o presenteado. Mas e quanto as listas de presentes de casamento? Vamos imaginar que todos os presentes mais em conta tenham acabado: pesquise algo diferente, decorativo em outra loja e compre. Não vá destruir sua vida financeira por conta de um presente. Vale pensar que. Normalmente, quando chega o convite de casamento há tempo suficiente para pesquisar boas opções que preservam o bolso.

3. Cartão de crédito - por vezes houve um problema no servidor da administradora, ou qualquer outro evento que impediu a conclusão da compra. Não importa se o limite estourou ou foi outra causa, mas rapidamente procure outra alternativa para pagamento, sem ficar questionando de quem foi a falha. Mantenha a calma, principalmente se o funcionário do estabelecimento fizer algum comentário desagradável - lembre-se que qualquer ofensa que ele ou ela fizer é passível de ser considerada assédio moral, afinal você é cliente e age de boa fé.

4. Dinheiro emprestado - seu amigo pediu um dinheiro emprestado a você, não importa a situação, respire fundo e analise: é procedente o pedido? Se é um amigo que sempre está endividado, cuidado porque ele já sabe que as pessoas se condoem da situação dele e se aproveita disso. Emprestar irá fazer mal tanto a você, que se sente usado, quanto a ele, que permanece neste vício. Mas se é um caso particular, de alta necessidade e de alguém que raramente pede ajuda - e se você puder arcar com isso no seu orçamento - analise bem e pense que será quase uma doação, pois muitas vezes esperar o dinheiro ser ressarcido pode muito bem acabar com a relação de amizade.

5. Você pede o dinheiro emprestado - não importa a quantia, devolva o quanto antes. Não pediu por se sentir envergonhado, mas está numa situação limite? Respire fundo e chame o amigo para pedir ajuda, sabendo que ele não tem obrigação alguma de emprestar, e nisso incluo parentes, vizinhos, o que quer que seja. Mas é um caso de saúde, emergencial? Fale com todos que possam ajudar, proponha vender objetos, antecipar o décimo terceiro salário ou férias para levantar o dinheiro necessário, e assim que a situação estabilizar, produza mais (faça extras, se preciso for) para honrar os empréstimos que você precisou pegar. Com isso as pessoas irão respeitar a sua palavra e sua imagem ficará como a de alguém que teve brios para pedir ajuda e foi firme em retribuir a ajuda recebida, fortalecendo amizades pessoais e profissionais.


* Suyen Miranda é consultora de empresas, publicitária e especialista em finanças pessoais e etiqueta empresarial.

7 comentários :

  1. São boas as dicas. No meu caso eu chego falando. Por exemplo, ao rachar uma conta "É o seguinte, eu tenho X reais, a partir daí é com vcs, ou não". Creio na etiqueta de falar a real, todo mundo é gente, ninguém morde, hehe

    abç
    Pobre Esponja

    ResponderExcluir
  2. Ótimas dicas, com a correia do dia a dia nós deixamos escapar alguns deslizes, com estas dicas bem prática dá para lembrar tudo ao pé da letra, adorei seu blog muito útil para todos.

    BLOGdoRUBINHO
    www.blogdorubinho.com.br
    www.twitter.com/rubenscorreia

    ResponderExcluir
  3. Somos da mesma escola e pratico as "dicas" acima o tempo todo. Mas normalmente encontramos pessoas que não se intimidam em ir a um restaurante com você, mesmo sabendo sobre a participação de cada um nas despesas, se faz de coitado e se aproveita. Cabe estender a dica para se averiguar o comensal antes de convidá-lo. A forma mais próxima da perfeição em meios de troca (dinheiro) acaba sendo um tremendo atrapalho de vez em quando.
    Abraços

    ResponderExcluir
  4. Muito boas dicas! Essa de emprestar dinheiro tá mais do que certa! Se emprestar, considere como doação... Se devolverem é lucro, hahahahahahaha!

    ResponderExcluir
  5. Muito boa as dicas de dinheiro!
    Espero que muitos leiam esse artigo, pois aborda um contexto muito comum no dia a dia. Gostei muido desse blog.
    Parabens!
    Welton Martins

    ResponderExcluir
  6. Essas dicas são exelentes!
    Parabéns!!!

    ResponderExcluir

PALESTRANTE ROGERIO MARTINS | IMPORTANTE | LEIA ABAIXO ANTES DE COMENTAR:
.: Todos os comentários são lidos e moderados previamente.
.: Serão recusados comentários com conteúdo ofensivo ou discriminatório, fora do tema ou assunto da postagem, anônimos ou com simples divulgação e pedidos de parceria.

Cadastre-se no Boletim