19 de setembro de 2011

5 Dicas para alavancar sua carreira

5 dicas com Rogerio Martins

Crescer na carreira escolhida é uma tarefa cada vez mais desafiadora. Muitos sequer tem idéia de como fazer para chegar lá. Trabalham e trabalham, mas não chegam a lugar algum. Permanecem estagnados ou até regridem.

Para alavancar a carreira faz-se necessário algumas ações. Apresento 5 dicas úteis para que você possa incrementar seu crescimento profissional em qualquer atividade escolhida. Talvez algumas destas dicas não seja novidade para você, mas saber e não fazer ainda é não saber.

5 DICAS PARA ALAVANCAR SUA CARREIRA

1. Planejamento - faça um plano de carreira. O primeiro passo é estipular onde quer chegar. Isso é tão básico quanto fundamental. O planejamento ajuda a não se acomodar no meio do caminho e avaliar se os esforços estão sendo recompensados. Crie metas de curto, médio e longo prazo. Seja detalhista e realista.

2. Conhecimento - invista ainda mais na sua formação, no seu conhecimento. É preciso ter competência técnica e comportamental. Estude, participe de cursos e leia livros sobre sua área de atuação, mas também em comportamento assertivos. Uma grande falha na carreira é investir somente na competência técnica e esquecer que a cada dia as empresas necessitam de pessoas melhores em relacionamento interpessoal, oratória, negociação, controle e comando, gestão do tempo etc.

3. Apareça - faça seu marketing pessoal reforçando sua imagem. Cuide de sua aparência ajustando a realidade da empresa e coloque-se a disposição para novos trabalhos. Estar presente é fundamental para que sua chefia note sua dedicação, empenho e profissionalismo. Apenas cuide para não exagerar neste quesito e tornar esta ação em seu ponto crítico.

4. Networking - cuide de seus contatos dentro e fora da empresa. Uma carreira bem sucedida é fruto de muito networking. Mantenha contato com todas as pessoas, pois nunca se sabe quando podemos precisar de um apoio ou indicação. Faça contatos periódicos sem se tornar invasivo ou desagradável.

5. Valores - nada é mais importante que manter seus valores pessoais acima de tudo. Ética, respeito, comprometimento, dedicação, profissionalismo, solidariedade e generosidade são essenciais para se alcançar o sucesso na carreira. Quais outros valores são importantes para você?

Pronto para criar sua estratégia? Boa sorte e sucesso!

Rogerio Martins é Psicólogo, Palestrante, Escritor e Professor Universitário. 

Clique aqui e veja mais dicas sobre carreira, marketing pessoal e qualidade de vida
Cadastre-se no Boletim