4 de julho de 2012

Liderando sua vida

Você se considera líder integral de sua vida ou, por vezes, refém de suas emoções e/ou das vontades dos outros?

Há diversas pessoas que vivem querendo agradar a todos ou num turbilhão de emoções sem foco e, por fim, sofrem. Muitas vezes fazem as pessoas próximas também sofrerem, mesmo que não saibam.

Na realidade poucos são aqueles que conseguem entender a importância de tornar-se líder de sua própria vida sem magoar ou ferir os demais de forma deliberada. Menos ainda são aqueles que lidam com suas emoções de forma inteligente e assertiva; que conseguem ter produtividade e sucesso na vida ao mesmo tempo que concretizam relacionamentos duradouros.

Parece difícil e complicado, mas é apenas trabalhoso, pois envolve autoconhecimento. Há quanto tempo você não investe no conhecimento de si? Quando foi a última vez que parou algum tempo para analisar suas atitudes ou a forma como reagiu a alguma situação complicada? A grande massa não quer "perder tempo" com este tipo de coisa.

Com isso temos um amontoado de pessoas que pouco conhecem sobre si e, por consequência, acabam sucumbindo ao mundo externo, aos caprichos, às emoções descontroladas, aos vícios, aos desejos consumistas e por aí vai... seguem sem ser os verdadeiros líderes de suas vidas.

O mais fantástico é que sempre há tempo para começar ou recomeçar. Para isso é preciso um instante de consciência de que é preciso mudar. É aquele momento do "basta". Onde a pessoa percebe que quer promover uma mudança positiva em sua vida. Isso pode acontecer na adolescência, na vida adulta ou até mesmo na velhice. Não importa, desde que o despertar aconteça.

O próximo passo é buscar as ferramentas ou a forma de adquirir este autoconhecimento. Algumas pessoas se encontram através de livros, outros de psicoterapia e muitos em cursos transformadores de consciência. Neste último caso tenho que admitir é um método mais poderoso de curto prazo, mas que necessita de acompanhamento. Para aqueles que se identificam com os curso de autoconhecimento minha dica é o Programa SOL, que preparei após dez anos de pesquisas e experiências nesta área.

E então, você se considera líder integral de sua vida?



Rogerio Martins
Psicólogo, Consultor, Escritor e Professor Universitário
. . .

Nenhum comentário :

Postar um comentário

PALESTRANTE ROGERIO MARTINS | IMPORTANTE | LEIA ABAIXO ANTES DE COMENTAR:
.: Todos os comentários são lidos e moderados previamente.
.: Serão recusados comentários com conteúdo ofensivo ou discriminatório, fora do tema ou assunto da postagem, anônimos ou com simples divulgação e pedidos de parceria.

Cadastre-se no Boletim