17 de setembro de 2012

Vale a pena investir em liderança?

Palestrante Rogerio Martins

Será que é bom negócio investir em liderança? Vale a pena uma empresa gastar tempo e dinheiro em seus líderes, visto que o mercado está cada vez mais volátil e as pessoas sem comprometimento? Para que treinar, desenvolver ou aplicar um programa de coaching? Estas perguntas não são por acaso. Refletem o pensamento de alguns empresários e diretores.

Este tipo de pensamento é fundamentado na crença que neste mercado competitivo as pessoas não "vestem mais a camisa" da empresa e tudo o que for feito será em benefício da próxima organização que a pessoa irá trabalhar. Você trabalha em um local assim ou conhece alguém que está nesta situação? O que pensa a respeito?

Então, aqueles de praticam este "crime" certamente estão fadados ao fracasso. Justamente pelo motivo do mercado estar mais globalizado e competitivo é que se faz necessário preparar e aprimorar as lideranças. Os gestores de uma organização são a base para o sucesso do empreendimento. São eles que tocam o negócio e estimulam nas pessoas o sentimento de pertencer a uma organização de sucesso. Claro que estamos tratando dos verdadeiros líderes.

O VERDADEIRO LÍDER

O verdadeiro líder é aquele que chega motivado ao trabalho, compromete-se com os resultados e com sua equipe. É quem faz a diferença nos momentos mais críticos, pois é nesta hora que sua liderança é mais desafiada. Porém, nem todos estão tecnicamente preparados para isso. Portanto, faz-se necessário treinamento. Outros estão carentes de ferramentas de gestão e necessitam de desenvolvimento em habilidades de liderança. E há ainda aqueles que podem ir além ou precisam corrigir alguns aspectos fundamentais para que sua liderança seja magistral. Para este último grupo o mais aconselhável é um programa customizado de coaching.

Na verdade ninguém está pronto. A cada dia surgem novos desafios. Mesmo aqueles que possuem larga experiência precisam de atualização constante em técnicas e ferramentas de gestão, além de uma ótima auto-crítica em seu papel de gestor. Por isso mesmo é que este investimento em liderança não deve ser somente função da organização, mas também de seus líderes, das pessoas que exercem a função.

Palestras Motivacionais


Já conduzi trabalhos de desenvolvimento de liderança onde alguns participantes simplesmente começaram o dia com tremenda má vontade. Não estavam comprometidos com o próprio desenvolvimento. A medida que as atividades foram sendo realizadas e muitas reflexões propostas, eles começaram a mudar a atitude e se posicionar mais prontamente. Acabamos o dia de forma totalmente realizadora. Porém, nem tudo são vitórias. Já tive poucos casos - felizmente - onde alguns participantes mostraram-se resistentes até o final. São a minoria da minoria. Pessoas que não entenderam seu papel na organização e até mesmo na vida. Cabe a empresa reavaliar suas escolhas em termos de lideranças e promover as mudanças necessárias para não prejudicar os demais funcionários.

Somos todos suscetíveis às "rasteiras" que a vida nos dá. Há pessoas que sabem ou conseguem lidar com maior prontidão e dar a volta por cima. Por outro lado, temos uma quantidade maior que não consegue dar esta resposta no tempo e qualidade desejados. Os primeiros serão os verdadeiros líderes e o segundo grupo seus liderados. Não há demérito para quem está neste segundo grupo, pois é necessário pessoas que executem, que realizem, que vendam, que atendam o público, que operacionalizem. Geralmente este grupo é fartamente munido de treinamentos e atividades de desenvolvimento, mas o verdadeiro investimento tem que ser realizado no grupo decisor.

Investir no grupo executor é preparar a organização para o presente. Investir em lideranças é preparar a organização para o presente e para o futuro. É aí a grande diferença das empresas de sucesso e que conseguem competir neste novo mercado.

Portanto, vamos investir nas lideranças!
Vamos preparar os líderes para atuar como verdadeiros exemplos e multiplicadores dos valores da organização. Esta é a chave para o sucesso corporativo e individual.


Rogerio Martins é Psicólogo, Palestrante, Escritor e Coach nas áreas de Liderança, Motivação e Relações Humanas.


Quer receber as atualizações do site? Insira seu e-mail abaixo:




Um comentário :

  1. Esse trabalho deve ser intenso e eu acredito nele.
    Quando o lider é comprometido os colaboradores espelham, esperam e confiam.

    ResponderExcluir

PALESTRANTE ROGERIO MARTINS | IMPORTANTE | LEIA ABAIXO ANTES DE COMENTAR:
.: Todos os comentários são lidos e moderados previamente.
.: Serão recusados comentários com conteúdo ofensivo ou discriminatório, fora do tema ou assunto da postagem, anônimos ou com simples divulgação e pedidos de parceria.

Cadastre-se no Boletim