16 de fevereiro de 2009

Sobre Carnaval, Robinho e Gisele Bundchen


Responda rapidamente: quais as profissões do momento? Errou quem apontou medicina, engenharia, direito, odontologia etc. Acertou quem pensou: jogador de futebol, cantor(a), modelo etc.

Até algumas décadas atrás os pais queriam que seus filhos estudassem para se formar doutor em alguma profissão que lhes garantisse o futuro. Estas profissões estavam diretamente relacionadas ao campo da medicina, engenharia, advocacia, odontologia, contabilidade e outras mais tradicionais.

Nesta época ser artista era coisa de marginal. Jogador de futebol nem pensar. Modelo era coisa de menina perdida. Os tempos mudaram e estas profissões antes discriminadas tomaram grande popularidade e fama. O dinheiro veio junto.

Hoje os garotos sonham com Robinho, Kaká, Keirrison e companhia. As meninas com Gisele, Isabeli, Mariana Weickert, Vanessa de Oliveira e companhia. Ambos sonham em chegar onde chegaram Ivete, Zezé e Luciano, Sandy, Jota Quest e tantos outros.

Os paradigmas de sucesso e fracasso profissional mudaram. A estabilidade desejada por profissões acadêmicas vem sendo assolapadas por outras onde a fama, o dinheiro rápido e hiperexposição são mais importantes.

O próprio carnaval que era uma festa popular vem se profissionalizando com o passar dos anos, tanto no Rio de Janeiro, quanto em Salvador, Recife e outros locais. São novas oportunidades de negócios. São profissões que antes ninguém imaginaria ou aceitaria. Hoje, ostentam com orgulho a alcunha de Puxador de Samba, Carnavalesco, Ajudante de Barracão, Costureira etc.

Quando poderíamos imaginar que o maior vendedor de discos do país seria um padre? Sim, Padre Fábio de Melo, que já vendeu aproximadamente 600 mil cópias de seu CD lançado no fim de 2008. Ele foi o recordista em vendagem de discos no país no ano passado.

E o que dizer de Robinho? Segundo reportagem da Revista Veja (04/02/09), o jogador que iniciou sua carreira recebendo 1 mil reais nas categorias de base do Santos Futebol Clube, hoje recebe 6 milhões de euros por ano, em valores líquidos. Não bastasse o dinheiro, veio a fama.

Vale pensar que pessoas como as já citadas geralmente não cursaram uma faculdade ou até mesmo um curso secundário. Enquanto muitos brasileiros apostam suas fichas nos vestibulares para as profissões de doutor e, em muitos casos, terminam a graduação sem nenhuma perspectiva de emprego ou renda; as profissões do momento vislumbram os mais jovens e incautos.

No brilho do ganho fácil, da profissão fácil, da fama fácil e tudo mais que vem fácil, aparece o insustentável: falta de formação básica. Profissões e atividades efêmeras criam uma atmosfera fantástica de sucesso. Quando o sonho acaba o gosto duro da queda é sentido pela falta de um planejamento e formação adequados.

Por isso, por mais que mudem os tempos. Por mais que apareçam novas profissões calcadas na fragilidade da celebridade momentânea, o que vale é a base. Quem estrutura um bom alicerce dificilmente tem um futuro incerto.

Sucesso...

20 comentários :

  1. eu na verdade pensei empresário e blogueiro

    ResponderExcluir
  2. BELA POSTAGEM, CONCORDO PLENAMENTE COM VC.
    UM ABRAÇO!
    PS.: ADICIONE UM BOM TEMPLATE A SEU BLOG E DEIXE-O MUITO MAIS CHAMATIVO. ISSO AUMENTA ATÉ O TRÁFEGO DE VISITANTES.

    ResponderExcluir
  3. Olá! Seu blog é de uma inteligencia incrivel... vale a pena vir conferir os assuntos diarios.

    Um abraço.

    ResponderExcluir
  4. pior que é verdade, e sem cotnar que eles nao investem praticamente nada ne, e se vc pensar em medicina....

    ResponderExcluir
  5. Realmente esses empregos podem trazer mais sucesso e dinheiro, mas a pessoa tem que ter a vocação pra coisa né? não é assim, "ah! quero ser jogador de futebol" e pum! vira um jogador de ultra sucesso....
    Acho que as pessoas deveriam pensar muito be antes de escolher algo para seguir na vida... pq depois não adianta mais, o tempo passa e vc fica lá atras....

    Ah! ótimo blog!!!
    Beijos!
    http://oigatavemsempreaqui.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. isso aii..minha jujuba disse tudo..

    essas são ao profissões que tem conhecimento na midia..

    mas e tecnologia da informação que é a que mais ta crescendo? ninguem fala dela.

    ResponderExcluir
  7. Pois é, não tinha pensado desta maneira ainda. Realmente, hoje em dia todos querem ser cantos, ator, jogador de futebol, modelo ou apresentador.

    Quanto ao Carnaval, já vi até mesmo faculdade de Designe voltada somente para o Carnaval! Diria que hoje é mais profissional do que amador.

    Só não podemos generalizar. Nem toda pessoa que pretende ganhar dinheiro de maneira "fácil" - digo entre aspas pois por mais fácil que tudo pareça, as vezes um modelo passa horas e horas em seções de fotos, por exemplo - não tem cultura. Conheço modelos bastante intelectuais, artistas que conhecem sobre tudo e mais um pouco....

    BLOG MENTE CUCA
    http://mentecuca.blogspot.com/

    * Agora além do blog normal, conteudo com download de séries.

    ResponderExcluir
  8. Prezados,

    Agradeço os comentários. Sem dúvida não podemos generalizar. Há jogadores, modelos e artistas com alto grau de cultura, formação e conhecimento.

    ResponderExcluir
  9. Parabéns pelos pots e pelo blog.

    ResponderExcluir
  10. Ainda bem que o carnaval acabou, assim o Brasil começa a funcionar... hehehe

    ResponderExcluir
  11. Putz eu pensei exatamente o que foi escrito acima. Quem sabe agora a crise acaba, o Brasil começa, o Lula governa, o desemprego diminui e assim por diante. Chega de ficar quase tudo parado. Credo.

    ResponderExcluir
  12. adorei o texto,mto bem escrito..ta de parabens.

    http://nadadelicada.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  13. ESSE POST É SHOW DE BOLA... JA VI DUAS VEZES.
    UM ABRAÇO!

    ResponderExcluir
  14. Concordo plenamente!
    E ai, entra a questão da competição no mercado. É melhor ser criativo ou graduado? Talentoso ou ter um currículo impecável?!
    Em tempos de crise, tá valendo tudo!
    Gostei do blog, o meu não tem muito a ver, mas se quiser dar uma passada: www.pixeloide.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Cara, a parada das profissões não aceitas antes serem idolatradas agora só mostram como o mundo está mudando dia após dia...

    mas ainda n me conformo que o padre tenha vendido tanto assim :x

    ashuashaus

    http://paranoiaelucidez.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  16. isso aii..minha jujuba disse tudo..

    essas são ao profissões que tem conhecimento na midia..

    mas e tecnologia da informação que é a que mais ta crescendo? ninguem fala dela.

    ResponderExcluir
  17. eta porra quanto comentário

    concordo . .
    essas pessoas tem talentos. . .
    sorte q o talento delas é num meio vislumbrante...

    robinho . . .jovem...riko mto jovem deve nunk virar adulto . ..
    nasceu e joga bola desde criança
    ajsoijsoiajsias....nunk deve ter pago uma conta..
    e etc..
    modelo....a maioria são horriveis..
    o restante são feinhas..
    mas isso nao diz respeito a mim..é só uma opinião corporal dessas magrelas insanas...

    o padre fábio tem carisma..
    sabe como e o q fala...
    apesar dele cantar mais o menos
    asjoaisjioajsioajsas
    da pra enganar...
    ele merece...e venderá mto mais . . .

    jah q o q ele faz [evangelizar] faz com amor..carinho e dedicação . . .



    bom..
    só me resta calar meus dedos por enquando
    convida-lo a vir no meu:

    www.bagageirodocurioso.spaceblog.com.br

    ..
    saber pra qual jornal / revista / coluna tu escreve

    e desejar um bom fds!

    ResponderExcluir
  18. O mundo das profissões do momento é dinâmico como das celebridades (hehehe).

    A questão curiosa que apontei no texto é em relação a profissões vistas como de baixo nível até alguns anos atrás e idolatradas nos dias de hoje. Sem dúvida muitas profissões que exigem graduação estão no topo da preferência dos jovens. Porém, se há profissões onde é possível "ganhar dinheiro fácil", é bem provável que tenhamos uma legião correndo atrás delas...

    ResponderExcluir
  19. opa até perdi a conexão vixiiiii, mas olha depois que vi uma reportagem do Moacir Franco falando que se investissem na carreira artistica, porque depois de ganhar muito dinheiro vc poderia fazer uma faculdade, literalmente meu mundo caiu, e é o que vemos celebridades que depois fazem uma faculdade e ainda se bobear tiram o nosso lugar, e eu pagando uma nota de cursinho ...

    ResponderExcluir
  20. voce esqueceu do traficante, do lobista, do politico...eu nunca me dei bem com facilitadores ou palestrantes...desculpa a prepotencia mas por a vida ter sido bem "sincera" comigo sempre roubava para mim as palestras... este dias o lair ribeiro ficou calado olhando atravessado para mim...fazer o que??? querem ganhar grana de barbada tem que enfrentar os recalcados como o andre. se eu contar da galera mais fraquinha dei show...

    ResponderExcluir

PALESTRANTE ROGERIO MARTINS | IMPORTANTE | LEIA ABAIXO ANTES DE COMENTAR:
.: Todos os comentários são lidos e moderados previamente.
.: Serão recusados comentários com conteúdo ofensivo ou discriminatório, fora do tema ou assunto da postagem, anônimos ou com simples divulgação e pedidos de parceria.

Cadastre-se no Boletim