20 de maio de 2009

Fusão entre Sadia e Perdigão - como fica meu emprego?

Esta semana começou com uma notícia muito interessante no mercado brasileiro: a fusão entre a Sadia e Perdigão. Veja abaixo matéria publicada no site Invertia.

palestras motivacionais, lideranca, motivacao, palestras, palestrante, palestra de motivacao
"Após consolidarem liderança no mercado nacional, as empresas brasileiras tentam conquistar espaço de destaque no cenário mundial. A união entre duas companhias de grande porte do País tem sido caminho adotado nos últimos anos. Ambev, Itaú Unibanco e BM&F Bovespa são exemplos disso. Nesta terça-feira, Sadia e Perdigão se uniram ao grupo, formando uma potência global em carne processada com faturamento anual superior a R$ 20 bilhões.

A Perdigão e a Sadia confirmaram a união das duas empresas em uma nova companhia chamada Brasil Foods S.A. (BRF) que se tornará a maior produtora e exportadora mundial de carne de frango, uma das principais processadoras de carne de porco e a maior abastecedora no País de alimentos industrializados. Juntas as empresas serão responsáveis por quase 25% do mercado exportador global de aves."

Este processo de fusões já vem ocorrendo há muitos anos e nos últimos tem se intensificado com empresas pouco prováveis, como foi citado na reportagem. O fato é que vivemos um momento de grande movimentação empresarial e isso reflete diretamente nas pessoas.

Aquilo que servia como modelo de gestão, postura e administração está sendo constantemente revisto face a estas transformações. Sendo assim, os profissionais de todas as organizações devem ficar sempre ligados nestas mudanças.

Toda mudança reflete em todos. O fato destas duas empresar se tornarem uma só não impacta somente aos seus funcionários, mas a todo os demais negócios. Independente de positiva ou negativa, a mudança está acontecendo agora. É preciso preparo individual. É necessário transformar a informação circulante em conhecimento prático e útil.

Os profissionais que se destacam no ambiente profissional são aqueles que se adiantam ao que irá acontecer, que tem uma postura pró-ativa, que tomam decisões, que fazem acontecer. Por isso, a competência do momento é saber agir diante das incertezas. Está preparado(a)? Sucesso.

16 comentários :

  1. a sede é aqui em itajai na minha cidade, espero que rende muitos empregos ;*

    ResponderExcluir
  2. Espero que a decisão seja boa pra todo mundo!!!

    ResponderExcluir
  3. Rogerio, trabalhei mais de um ano com fusões e aquisições de empresas. O cenário no momento está caótico nessa área devido às incertezas quanto ao futuro da tão chamada crise...

    Essas fusões complicam muito a vida dos funcionários, pois, dificilmente eles ficam sabendo da fusão (a não ser na última hora) e, pior, muito menos do futuro profissional na empresa.

    Como o autor Anthony Robbins revela, se não agirmos, nunca sairemos do lugar.

    ResponderExcluir
  4. Querido amigo avassalador...
    A delicadeza de uma operação de fusão de empresas num momento de crise , especialmente, pode ser um desafio extraordinario... Tudo pode cair por terra se não houver uma sensibilização de todos os funcionarios em todos os niveis inclusive com ajustes de funções, salarios, bonus e beneficios...
    Passei por duas fusões e foi um stress!!!

    ResponderExcluir
  5. realmente este processo de fusão esta cada vez mais em voga,quem diria,Sadia e Perdigão juntas??

    concordo no ponto de vista o profissional do momento tem que estar antenado com as novas tendencias e diretrizes.

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    Muito interessante essa notícia que seu blog nos forneceu. Eu, particularmente, ainda não estava sabendo dessa fusão.

    Me fez lembrar da época em que a Fleischmann & Royal (ex multinacional de gêneros alimentícios), há cerca de 10 anos atrás, resolveu aceitar uma proposta da Kraft Foods e, de uma hora para outra, deixou os funcionários em total desespero, pois os boatos sobre a estabilidade de cada um, iam e vinham, e com as especulações o sentimento de insegurança era desanimador. E essa insegurança procedia mesmo... com a venda da Fleischmann para a Kraft, a maior parte dos antigos funcionários foi substitúída (inclusive, eu!) por novos profissionais, mas com os salários extremamente inferiores aos praticados pela Fleishmann. A marca continua firme e forte no mercado até hoje, mas lá nos bastidores essa transição foi muito complicada. A Fleischmann ofereceu aos funcionários que seriam demitidos, cerca de 1 mês antes, diversos benefícios que poderiam ser usufruídos pelo prazo máximo de 6 meses após as demissões, fato que ajudou bastante a todos, fora a estrutura psicológica montada especialmente para aquela ocasião - pelo menos foi o que aconteceu na regional BH, que era onde eu trabalhava.

    A situação é bem diferente, mas mesmo assim, desejo boa sorte aos funcionários dessas empresas que resolveram fazer a fusão.

    Abraços e até breve!

    http://deixafluir.wordpress.com/
    http://fluindolhar.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. eu acho uma boa essa fusão,são duas empresas grandes...são lideres no mercado,isso vai criar mais empregos também...e ess empresa gerará mais lucros...é interessante essas fusões,acho que com o tempo vai ficar mais constante isso

    ResponderExcluir
  8. Segundo a CLT, qualquer mudança na estrutura jurídica da empresa - fusão, incorporação, etc. - não afetam os direitos dos empregados, nem permite que os mesmos peçam demissão. Mas, na prática, sempre há um corte substancial no quadro de empregos, não escapando empregados, gerentes, diretores...

    Não costumo gostar de fusões. Acho que o consumidor e o mercado têm muito a perder com isso. A concorrência vai minguar, as pequenas empresas do ramo não terão a menor condição de enfrentar uma empresa que, agora, responde por 25% do mercado exportador global de aves. Duas empresas rivais a tantos anos resolvendo se fundir. Agora, só falta a Coca-Cola se fundir com a Pepsi (embora seja muito mais realista dizer que a Coca-Cola poderia COMPRAR a Pepsi). E, sem querer ser um nacionalista chato, achei o nome "Brasil Foods S.A." ridículo. Se for pra ter um nome inglês, deveria ser "BraZil Foods". Não gosto dessas misturebas linguísticas, hehehe

    Mas, enfim... vamos ver no que vai dar, né?

    Abraços o/

    ResponderExcluir
  9. Não sei qual é a pior a sadia a perdigão ou o '' amo muito tudo isso'' é tudo um bando de empresinhas idiotas que ganham dinheiro em cima de matança

    ResponderExcluir
  10. Tomara que tudo dê certo no final pros profissionais das duas empresas!
    Não entendo muito dessas coisas, mas acho que ficaria com medo de perder o meu emprego! rs

    ResponderExcluir
  11. dar certo significa aumento de preços?
    rs


    veja tbm
    www.ovolumeunico.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Jota Castilho20 maio, 2009

    Acredito que esta fusão levará a melhores produtos das duas empresas. Sempre há perdas para os funcionários, por isso é preciso estar sempre preparado.

    ResponderExcluir
  13. Silene Newmann20 maio, 2009

    Rogerio, para mim este tipo de notícia apenas deixa preocupado quem é incompetente. Aqueles que são bons profissionais sempre conseguem um espaço na nova empresa ou em outra. Só existe crise para quem não tem qualidade. É o que eu penso.

    ResponderExcluir
  14. Espero também que esta fusão ajude as empresas a crescerem principalmente no mercado exterior.

    ResponderExcluir
  15. Toda mudança gera incômodo e muitas vezes negativos quando ocorre uma fusão. O grande dilema das fusões e aquisições para os funcionários é com relação a cultura de cada empresa. Já passei por incorporação e também sei o quanto incomoda.

    Sobre os resultados: só o tempo dirá.

    ResponderExcluir
  16. mudanças causam sempre impacto (por minimo que seja) e no emprego nao é diferente...
    neste lance de globalização, temos sempre que estarmos "antenados" para as mudanças, para ficarmos um passo à frente da concorrencia (que cada vez mais está mais forte)

    ResponderExcluir

PALESTRANTE ROGERIO MARTINS | IMPORTANTE | LEIA ABAIXO ANTES DE COMENTAR:
.: Todos os comentários são lidos e moderados previamente.
.: Serão recusados comentários com conteúdo ofensivo ou discriminatório, fora do tema ou assunto da postagem, anônimos ou com simples divulgação e pedidos de parceria.

Cadastre-se no Boletim