13 de maio de 2009

Sobre outra crise: a falta de ética

palestras motivacionais, lideranca, motivacao, palestras, palestrante, palestra de motivacao
Ainda na linha das crises que estamos vivendo, há outra que me assusta cada dia mais: a falta de ética. Já escrevi sobre isso algumas vezes aqui no blog e em outros sites. O assunto não se esgota.

A ética pode ser entendida como um conjunto de regras sociais, que utilizamos para conviver, nos relacionar, enfim, viver em harmonia e com respeito.

A cada noticiário sobre o Congresso ou o Senado dá um desânimo danado. Quanta corrupção. Quanta falta de ética. O próprio conselho de ética falta com a ética.

E nas empresas? Como anda a ética empresarial? Tenho acompanhado as notícias e artigos sobre o tema e também é preocupante.

A competitividade parece ser a pauta do dia. Pessoas ultrapassam determinados limites para atingir seus próprios resultados ou da empresa. Agir de forma correta, adequada, com honestidade e respeito parece estar fora de moda. O valor do momento é o cada um por si.

Certamente que isto não ocorre em todos os lugares e com todas as pessoas. Por isso, digo que é uma outra crise. É um momento. Caso não seja cuidadosamente trabalhado poderá se transformar em uma verdadeira pandemia.

Um dos grandes pontos que destaco para melhorar este tipo de comportamento e situação é cada um fazer sua parte. Simples assim. Quando as pessoas pararem de simplesmente apontar a falta de ética dos outros e começarem a agir, como exemplo, tudo irá mudar.

Os Deputados e Senadores que estão agindo de forma anti-ética não está lá por acaso. Muitas pessoas votaram em todos eles. Portanto, está em nossas mãos fazer a diferença.

Repense suas atitudes. O que é ético e o que não é ético no dia-a-dia? Como você tem se comportado diante de questão simples como: comprar produtos piratas; falar dos outros quando eles não estão; pedir emprestado e não devolver; cumprir os prazos, horários e o prometido; brigar no trânsito por banalidade; furar a fila; destratar quem torce para outro time, ou é de outra religião, ou raça; pedir caixinha (propina) por um serviço em que você é pago para executar e etc.

Ninguém consegue ser 100% ético, mas é possível melhorar estando atendo as suas atitudes, relações e, principalmente, valores que o tornam um cidadão.
Pense nisso! Rogerio Martins.

18 comentários :

  1. A ética é algo que veio se perdendo com o tempo, antigamente era algo muito comum nos dias de hoje não s erespeita mais nada nem ninguém, principalmente na politica, vi seu post e combina bem com o post que postei hoje sobre o comportamento dos politicos em plena tv assembleia passando erros de um e de outro na cara para toda população ver.

    Que bom que temos blogs como o seu para podermos adquirir conhecimentos que possam fazer a diferença nas nossas vidas.

    Nesse link você pode ver a palhaçada entre dois deputados um mostrando os erros do do outro
    http://www.girodenoticias.net/blogdorubinho/?view=plink&id=961

    ResponderExcluir
  2. Excelente seu texto ética é uma das palavras mais falada nos últimos tempos e também a menos usada nas atitudes.

    ResponderExcluir
  3. Olha acho que é normal do homem moderno sempre querer se dar bem pelo caminho mais curto, não vejo tanto problema desde que não prejudique outras pessoas ;)

    ResponderExcluir
  4. cada dia mais a gente se surpreende com a falta de etica,não só os politicos ,mas de todos nós

    ResponderExcluir
  5. acho que a falta de ética não começa em Brasília, apenas lá isso é mais evidente.
    A falta de ética é algo que tem nos atingido e nos influenciado diretamente. Para representantes "éticos" antes são necessários eleitores "éticos"
    Pensem nisso


    http://listadeideias.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Ética é o que falta ultimamente para termos uma naçao melhor estruturada...

    Se puder, da uma passada lá depois:


    http://cloudslifer.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Etica para mim é sinonimo de carater. Ou a pessoa tem ou não tem, não existe meio termo.
    Parabens pelo blog! Abraços!

    ResponderExcluir
  8. Realmente, hoje vemos absurdos cometidos por parlamentares, que deviam dar exemplo ao povo Brasileiro. Mas a ética, está em todo comportamento diário do ser humano, isso já foi discutido a tempos por vários filósofos. Mas o que adianta se mesmo você, deixa de ser ético, quando joga lixo na rua, quando comete um "pecado", quando deixa a torneira aberta, passa um farol vermelho, não usa cinto, não compre as leis do estado?
    É uma questão em grande discussão.

    Parabéns pelo post.

    ResponderExcluir
  9. Realmente a falta de ética tem afetado à todos nesse planeta...talvez por isso está rolando tantos problemas, seja em questões ambientais, jurídicas ou políticas...mas felizmente sempre tem aqueles nos quais lutam para que o bem vença! :)
    Gostei muito do seu blog! Irei voltar aqui mais vezes, pode ter certeza disso! :) Se puder dar um pulo no meu tbm e comentar eu ficaria muito grato! Desde já agradeço! Grande abraço! Paz e Positividade Sempre pra ti! ")

    ResponderExcluir
  10. olá, tive sorte de encontrar este blog aqui!
    muito bom o post.
    Eu sei bem do que vc está falando... a competitividade, qualidade tão bem vista nos meios comerciais, acaba se aliando a falta de ética e nos leva a cometer atos sem pensar...
    devemos repensar nossos valores...

    ResponderExcluir
  11. Ai! agora eu lembrei de uma coisa que me revita a entranhas!
    Trânsito... eu sou sem paciencia pq, pelo menos aqui, os motoristas são absurdamente mal educados! dai sempre tem aquele babaca que pega a faixa que está andando rapido e la na frente tenta te cortar! isso me deixa com ooooodio! pra mim é como furar fila de banco, ninguém gosta.
    Enfim... desabafo a parte... acho que aqui no brasil (generalizando) etica e dinheiro é que nem agua e oleo... não se mistura!

    ResponderExcluir
  12. Agradeço todos os comentários. Vejo que uma grande convergência em todos eles.

    Ética é algo que está presente em tudo que fazemos e pensamos. Saber o que é ética não implica em praticar. Acredito que alguns não sabem e outros que sabem (principalmente os políticos) não praticam.

    Grato também pelos elogios ao conteúdo do blog.

    ResponderExcluir
  13. Gostei muito do blog, é um ótimo conteúdo... estou seguindo!
    Sucesso ao blog

    ResponderExcluir
  14. Agradeço seu comentário e por seguir o blog.

    ResponderExcluir
  15. Excelente seu blog,Rogério. Eu penso que o Brasil é o País do "Jeitinho" por causa da falta de ética da maioria dos cidadãos. As pessoas apontam para os políticos mas elas mesmo não enchergam que elas mesmo que colocaram eles lá. Como voce disse, temos que primeiro fazer a diferença. Viver com mais ética no dia-a-dia. A política brasileira é uma vergonha. Deputados que estão pouco se lixando para a opinião pública nos representam, mas estão lá pois o escolhemos. A falta de educação no brasil faz com que muitas pessoas não entendam nada dos problemas e mesmo que soubessem,esperariam sentadas à tentar mudar algumas coisa.
    Grande Abraço Rogério

    ResponderExcluir
  16. Caso existisse uma palavra que significasse ética na prática, poucas pessoas a conheceriam e outras menos ainda a utilizariam.

    ResponderExcluir
  17. A crise de ética que vivemos é fruto de muitas variáveis. Não podemos apontar somente um culpado. É resultante da cultura que foi se moldando ao longo de décadas e chegou no estágio em que estamos. Acredito que tudo começa na escola. Ela é a base para uma educação que vai além do básico, mas pode gerar uma melhoria no comportamento social.

    ResponderExcluir
  18. Olá Rogério,
    estou lhe escrevendo da maravilhosa ilha da Madeira/Portugal
    encontrei por acaso seu blog ao procurar temas sobre motivação.Está muito bem estruturado.Ajuda a reflectir.Um bem haja para si e continue o bom trabalho!Muita gente precisa dessa força que os seus textos transmitem.Sobre ética...eu acho que estamos regredindo...é um absurdo o que acontece no dia-a-dia,,seja em Portugal ou no Brasil....acho que contagiou todo o Mundo...infelizmente ética está entrando em vias de extinção,em todo o lado.Desculpe se o meu portugues não é brasileiro,mas penso que dá para me fazer entender.Vou continuar consultando seu blog.Está ajudando!Cumprimentos,Joana

    ResponderExcluir

PALESTRANTE ROGERIO MARTINS | IMPORTANTE | LEIA ABAIXO ANTES DE COMENTAR:
.: Todos os comentários são lidos e moderados previamente.
.: Serão recusados comentários com conteúdo ofensivo ou discriminatório, fora do tema ou assunto da postagem, anônimos ou com simples divulgação e pedidos de parceria.

Cadastre-se no Boletim