27 de julho de 2009

5 dicas para liderança eficaz



A liderança é um dos temas mais importantes da atual administração e negócios. Empresas e profissionais cada vez mais buscam informações sobre as melhores práticas de liderança. Porém, somente informação não garante uma liderança eficaz. É preciso mais do que isso. É necessário uma mudança de atitudes.

Os velhos hábitos e crenças acerca da liderança precisam ser modificados por novos conceitos e práticas. Então, segue abaixo cinco dicas para uma liderança eficaz.

5 DICAS PARA LIDERANÇA EFICAZ

1. RESPEITO - liderar pessoas exige respeito do líder perante os demais. A época em que o líder era o capataz que mandava e humilhava seus funcionários já acabou há muito tempo. As pessoas hoje em dia querem ser tratadas com o devido respeito de quem sabe de seus direitos e deveres.

2. OUVIR - O líder que ouve sua equipe consegue melhores resultados do que aqueles que só fala e manda fazer. Porém, é preciso ter cuidado para não exagerar. O líder é aquele que toma as decisões. Portanto, ouvir é importante, mas não pode se deixar levar por tudo o que os outros falam. Tem que filtrar e encontrar as melhores respostas advindas do grupo e de sua experiência.

3. FOCO - Para liderar pessoas é fundamental que o líder tenha um foco bem definido e consiga repassar isso para seus seguidores ou funcionários. As pessoas carecem de direção. Quanto mais clara forem as metas, melhores serão os resultados.

4. AVALIAR - É papel da liderança avaliar os funcionários constantemente e fornecer feedback sobre seus resultados e comportamentos. Avaliar significa definir metas e fazer o acompanhamento contínuo, fornecendo orientações e elogios quando necessários e pertinentes.

5. APRENDER - O líder tem que ser um eterno aprendiz. Talvez esta seja a mais importante dica. Pois é através do aprendizado que ele poderá aprimorar suas competências de liderança. Descobrir seus pontos fracos e utilizar suas qualidades com mais resultados. Aprender significa participar de cursos e seminários sobre liderança, realizar leituras sobre gestão de pessoas, participar de fóruns sobre o tema, ouvir seus subordinados, dar e receber feedback, além de trocar experiências com outras pessoas. Aprender ainda vai além disso tudo.

Qual sua dica sobre liderança? O que você considera importante para uma liderança eficaz? Comente, participe, dê sua opinião.

Rogerio Martins é Psicólogo, Palestrante, Escritor e Professor Universitário. 

Clique aqui e veja mais dicas sobre carreira, gestão de pessoas, comportamento, marketing pessoal e qualidade de vida 

17 comentários :

  1. é exatamente tudo isso... ótimas dicas.

    ResponderExcluir
  2. bom, acho que é simples
    saber falar e ouvir na hora correta

    ResponderExcluir
  3. São realmente ótimas dicas...Respeito é sem dúvida o principal príncipio para qualquer pessoa

    ResponderExcluir
  4. Essas 5 dicas são realmente eficazes,
    creio que aquele padrão hierárquico onde o
    líder "dominava" os seus submissos já passou
    estamos vivendo uma época onde o líder
    "humanitário e eficaz" está em ascenssão.
    Parabéns!

    www.arthurmelo92.blogspot.com

    www.thinkkabout.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Otimas dicas, até porq estou em uma fase de transição onde trabalho , onde nessa nova fase lidarei bastante com isso exercer um papel de lider.Parabéns pelo otimo blog

    abrç
    www.celebritypoke.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Ótimas dicas, que conhecemos. (algumas parcialmente). No dia-a-dia, na prática, requer esforço e talento, o que nem sempre é fácil. Por isso o treinamento aos líderes se torna tão importante.
    Agradeço pelo post, pois nos faz refletir e voltar a praticar o que sabemos, melhorar onde estamos em falha e começar onde nem percebíamos a necessidade.
    Um abraço, Rogério.

    ResponderExcluir
  7. Sim, o respeito é fundamental para um lider

    ResponderExcluir
  8. Otimas dicas e o carisma também é bastante eficaz ao lidar com o publico nao é?


    Bjkas

    ResponderExcluir
  9. Acho respeito talvez a maior característica de um bom líder. Só a partir de uma boa relação de respeito é que se constrói uma boa relação profissional!

    ResponderExcluir
  10. Dicas muito boas é presciso carisma para lidar com o púlico principalmente se for um em específico

    ResponderExcluir
  11. Gostei demais do blog e das dicas, eu tinha lido algo parecido quando fiz faculdade de publicadade, e agora relembrei

    abs

    ResponderExcluir
  12. Muito interessante. Já sai de um emprego porque meu ex-chefe me culpou e me humilhou na frente dos clientes e a culpa nem era minha. Ele que não me avisado da reunião. O importante é o respeit de ambas as partes e ter muita responsabilidade. Não adianta cobrar o que vc não faria.

    ResponderExcluir
  13. Rogério muito interessante seu blog! Vou colocar na minha lista! Cada dica maravilhosa que vc nos transmite!!

    Obrigada pelo comnetário e volte sempre que puder!!
    Bjuuss=^.^=

    ResponderExcluir
  14. muitos encarregados precisam ler essas dicas....pra aprender a se relacionar com seus funcionarios...

    ResponderExcluir
  15. São 5 regras básicas para um bom líder. Certamente o líder que conseguir segui-las será carismático. Ótimo artigo.

    Abraços

    ResponderExcluir
  16. Faço parte do LEO Clube, um grupo de jovens que tem como principal objetivo formar líderes atraves do trabalho voluntário.
    Gostei do teu blog. Dicas interessantes e conteúdo bem explicado. Parabéns!

    ResponderExcluir
  17. ToTTal Coerência de lider ao passar esses 05 tópicos
    ToTTal Abraços
    Roberto Pires
    www.tottalmarketing.com

    ResponderExcluir

PALESTRANTE ROGERIO MARTINS | IMPORTANTE | LEIA ABAIXO ANTES DE COMENTAR:
.: Todos os comentários são lidos e moderados previamente.
.: Serão recusados comentários com conteúdo ofensivo ou discriminatório, fora do tema ou assunto da postagem, anônimos ou com simples divulgação e pedidos de parceria.

Cadastre-se no Boletim