15 de julho de 2009

Sobre produtividade, resultados e milagres

palestras motivacionais, lideranca, motivacao, palestras, palestrante, palestra de motivacao
Nos últimos dias aconteceram alguns fatos no futebol brasileiro que me intrigaram bastante e tem a ver com o mundo dos negócios. Após uma rodada do frustrante para três clubes no campeonato brasileiro seus treinadores foram demitidos. Os motivos das demissões foram os mesmos: baixa produtividade, falta de resultados positivos etc.

O que é intrigante é que comparando dois destes treinadores a frente dos times que dirigiam, seus resultados eram totalmente distintos. Vamos aos fatos. O treinador do Santos Futebol Clube havia até aquele momento vencido algo como 14 partidas, empatado 8 e perdido 4. O do outro clube tinha o seguinte histórico: 8 vitórias, 9 empates e 7 derrotas (segundo portal Terra). Este treinador (Parreira) deu a seguinte declaração na mídia: "Há um pouco de decepção com o presidente (Fluminense). Houve um ligeiro conflito, fiquei 10 jogos sem perder e ele disse que não mandava embora treinador. Não houve paciência."

O que tudo isso tem a ver com o mundo corporativo? O imediatismo. A busca desenfreada por resultados milagrosos. A necessidade de "salvadores da pátria", como já escrevi em outro artigo.

É preciso olhar de forma diferente para os mesmos problemas como fez um vendedor de sapatos enviado a Índia para analisar o potencial do mercado para a entrada de sua empresa neste país.
Conta a história que um empresário tinha interesse em ampliar seus negócios e ouviu falar que na Índia as pessoas não tinham o hábito de usar sapatos. Para saber a real possibilidade de seu negócio vingar naquele país destacou dois de seus melhores vendedores para fazer uma análise do mercado.
Enviou os dois ao mesmo tempo, mas para locais diferentes. Passado alguns dias recebeu o primeiro relatório. O vendedor apontava, de forma alarmante: suspenda o projeto de implantação da empresa neste país, pois aqui ninguém realmente usa sapatos e entraríamos em falência, pois não haveria compradores.

Momentos depois, sem saber do relatório de seu colega, o outro vendedor envia sua avaliação sobre o mercado em que conclui: acelerem o processo de introdução da empresa neste país, pois aqui ninguém usa sapatos e temos um mercado altamente potencial para explorar.

Conclusão: a forma como cada um enxerga uma mesma situação pode determinar o sucesso ou fracasso pessoal e profissional. Por isso, fique atento ao que você realiza, pois nem sempre está sendo visto da mesma forma que você acredita. Solicite feedback, faça uma auto-avaliação, explore outras possibilidades, amplie sua percepção, desacomode e prepare-se para novas situações. Sucesso. Rogerio Martins

12 comentários :

  1. Muito bom e interessante o seu blog!
    Parabéns!
    Realmente vê-se um desespero aparente dos clubes pela busca de resultados. Chega a confundir a cabeça do torcedor, com tantas mudanças.

    Acesse o nosso blog e deixe sua opinião:

    http://esporteporminuto.blogspot.com

    Abraço.

    ResponderExcluir
  2. Jota Castilho15 julho, 2009

    A vida imita a arte que imita o esporte. Estas demissões em massa nos clubes de futebol brasileiros reflete a imaturidade para gerenciar um negócio que rende muito dinheiro, além da paixão, e deveria ser melhor administrado.

    ResponderExcluir
  3. Rogerio, gostei da historinha do vendedor.
    Muitas vezes é isso mesmo que acontece na empresa. Tem um monte de gente que não enxerga além do próprio nariz e acaba se acostumando a fazer tudo igual e sem resultados. Eles que se cuidem.
    Parabéns pelo tema.

    ResponderExcluir
  4. Interessante a comparação do futebol moderno com o que se espera dos profissionais nas empresas. Nunca tinha lido nada assim e gostei, porque é fácil de entender e perceber o quanto precisamos nos esforçar para realizar um bom trablaho e ainda assim não ser reconhecida.
    Passei por uma experiência onde aconteceu algo assim. Fiz tudo o que era possível, mas não houve reconhecimento do meu trabalho e fiquei com a sensação de que eu não era boa o suficiente. Depois entendi que aquilo era comum na empresa. Na época foi muito ruim para mim, mas agora estou bem, pois trabalho em outro local muito melhor onde reconhecem meu serviço.
    Obrigada.

    ResponderExcluir
  5. Janaina,

    Seu depoimento é um retrato do que ainda acontece em muitas empresas.
    Através da Pesquisa de Clima Organizacional que realizo em algumas organizações dois pontos são comuns: problemas com liderança e falta efetiva de comunicação.
    A falta de reconhecimento passa por estes dois fatores.

    Agradeço seu comentário. Abraço

    ResponderExcluir
  6. hum... muito interesante essa sua comparação do futebol com a mundo corporativo.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  7. Sabe,durante muitro tempo fui vítima do meu imediatismo...até que aprendi, hoje reflito, planto com carinho atitudes pra depois colher...

    ResponderExcluir
  8. muito legal este blog, eu que sou formado em administração, estou me aventurado agora neste mundo de blogs, acompanherei este blog...

    até mais!!

    ResponderExcluir
  9. Gostei mto do blog!
    Parabéns mesmo!

    ResponderExcluir
  10. Oi Rogério,
    tudo bem? Conheci seu blog através do orkut e gostei bastante. Com certeza voltarei mais vezes. Você escreve sobre assuntos que me interessam bastante. Parabéns e sucesso. Como você disse, peço seu feedback e visite meu blog.
    Jornal de Esportes: http://jornaldeesportes.blogspot.com
    Abraços

    ResponderExcluir
  11. NO caso do Dunga na Seleção, que vem mostrando certo êxito nas últimas partidas, pode servir de exemplo para um processo de busca por resultados à longo prazo (o que seria o ideal?)? Fica a pergunta!
    Abraços

    ResponderExcluir
  12. Com certeza o que vc disse tem mto sentido: A forma como cada um enxerga uma mesma situação pode determinar o sucesso ou fracasso pessoal e profissional.

    acho que o lado positivo e otimista pesa nessas horas.

    interessante, parabéns.

    bjos

    ResponderExcluir

PALESTRANTE ROGERIO MARTINS | IMPORTANTE | LEIA ABAIXO ANTES DE COMENTAR:
.: Todos os comentários são lidos e moderados previamente.
.: Serão recusados comentários com conteúdo ofensivo ou discriminatório, fora do tema ou assunto da postagem, anônimos ou com simples divulgação e pedidos de parceria.

Cadastre-se no Boletim