28 de setembro de 2009

5 dicas para comunicação assertiva


Comunicar é uma atividade natural do ser humano e uma necessidade. Através da comunicação nos relacionamos, trabalhamos, expressamos sentimentos, aprendemos e ensinamos, enfim: vivemos. Porém, comunicar de forma assertiva é uma arte. Veja abaixo as cinco dicas para uma comunicação assertiva no trabalho e nas relações sociais.

5 DICAS PARA COMUNICAÇÃO ASSERTIVA

1. CONHECIMENTO - saiba o que vai falar, antes de sair proferindo palavras e gestos. Pessoas que insistem no "eu acho" tornam-se desacreditadas em pouco tempo. Fale sobre o que você sabe ou tem experiência, mesmo quando for uma opinião.

2. SEJA DIRETO - pessoas que falam, falam, mas não dizem nada, ou simplesmente enrolam também tornam-se péssimos comunicadores. O cuidado é para não ser agressivo. Esta é a diferença entre assertividade e agressividade. A comunicação assertiva é direta ao ponto, sem rodeios, enquanto o agressivo faz julgamento de valor, ataca, impõe suas idéias e informações.

3. CUIDE DA LINGUAGEM - uma das falhas mais comuns na comunicação do dia-a-dia é falar e escrever sem os devidos cuidados com o idioma. Na comunicação falada já é difícil de ouvir determinados erros de linguagem, mas na comunicação escrita é pior ainda. Cuidado.

4. USE A EMPATIA - procure se colocar no lugar do outro. Será que a outra pessoa está entendo o que você comunica? Será que você está tagarelando sem deixar os demais também se comunicarem? Enfim, faça o exercício de pensar como seria estar do outro lado enquanto você se comunica.

5. LINGUAGEM CORPORAL - preste atenção a linguagem corporal. Como sabemos a comunicação é feita basicamente da linguagem falada (escrita e oral) e a corporal. Muitas pessoas não prestam atenção a própria gesticulação e a do outro. Fique atento. Existem diversos sinais que demonstram se a conversa está agradável ou chata. Pesquise a respeito e presta atenção na reação das outras pessoas enquanto se comunica.

Para uma boa comunicação é preciso auto-crítica e uma boa dose de treino. Preste atenção aos outros para aprimorar sua própria maneira de se comunicar.

Qual sua dica para uma comunicação assertiva? Escreva, participe.

Rogerio Martins é Psicólogo, Palestrante, Escritor e Professor Universitário. 

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9 comentários :

  1. Olá.
    Com relação a linguagem corporal, acrescentaria que a "entonação da voz" é extremamente importante quando usada no momento certo. Todos já tivemos um professor que nos dava sono em sala de aula por não saber trabalhar a entonação. Atualmente trabalho com cursos a distância e vejo essa falha constantemente.
    Abraços,
    Sonia Breda (soniabreda@terra.com.br)

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  2. Parabéns por mais estas valiosas dicas. Concordo com a Sônia, pois a forma como as pessoas falam é muito importante para tornar a comunicação mais ou menos assertiva.

    Conheço gente que fala de um jeito que parece estar brigando com todos e o contrário também.

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  3. Olá,
    Na verdade, a maneira de se comunicar está diretamente relacionada à maneira de ser, assim como a maneira correta de se escrever está relacionada diretamente relacionada à correta maneira de se falar.
    Abraços

    Pedro Dias pedroemo@ig.com.br

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  4. Este tópico assim como os outros são super enriquecedores... Confesso que de agora adiante prestarei mais atenção na linguagem corporal das pessoas, quando começar a gesticular!
    Grata por este instante de aprendizado :)

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  5. Muita leitura, visando o desenvolvimento pleno do vocubulário, e como vc bem mencionou, o conhecimento real daquilo que pretende explanar...

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  6. Olá, tema importantíssimo para reflexão tanto nas Organizações como para as pessoas. Parabéns!
    Roberto

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  7. Olá Rogério. Ja faz tempo que não tinha noticias do seu trabalho. Os exemplos que apresentou sem dúvida nenhuma garantem um ótimo exercício. E na verdade como pouco conhecedor do assunto eu inclui a minha lista a ponderação emocional. Recentemente entrei em um ônibus e perguntei ao cobrador deste se conhecia um certo estabelecimento de referência. Com a resposta pedi-lhe que me avisa-se quando estivesse próximo. R3econheço estava em um dia um tanto desconfortável comigo mesmo e talvez minha voz não tenha saído com muita firmeza. No final das contas fui parar no ponto final a mais de 10 minutos do ponto desejado quando o mesmo cobrador sinalizou ser o ponto final. Questionei-lhe o não aviso e insistiu em afirmar que eu não o pedi isso. Senti meu sangue ferver de raiva e a situação parecia propicia para uma discussão. Segurei-me e o cobrador avisou-me que me colocaria em outro onibus para chegar ao meu destino. Seguindo a viagem avistei uma empresa que fez imediatamente pegar papel e caneta para anotar o site, quando então fui surpreendido com o questionamento nada amistoso do cobrador: Você esta anotando o 0800 (reclamações). Não estou apenas anotando o dite daquela empresa, apontei...
    Como você mesmo diz, comunicar é uma arte e o perigo esta nos detalhes.
    Abraços e parabens

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  8. Realmente a comunicação é fundamental para o bom desenvolvimento do trabalho e também para o relaiconamento com as pessoas que convivemos. Muitas confusões acontecem por causa disso.

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  9. Uma boa comunicação é aquela em que as pessoas envolvidas entram em sintonia. Repetir os gestos do outro discretamente, faz com que o diálogo fique mais agradável. Numa entrevista de emprego esse metodo ajuda bastante ao entrevistado ficar mais calmo e tranquilo.

    Loreane Lacerda
    e-mail: lorytur@gamil.com

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