12 de janeiro de 2015

Como está sua motivação?

Todo início de ano muitas pessoas retomam antigos projetos, que nunca foram colocados em prática ou apenas parcialmente, e acreditam que agora vai... com você também é assim? Parte destas pessoas realmente conseguem seguir e fazer valer estes projetos engavetados e torná-los reais. Porém, outros não tem a mesma força de vontade. Por isso pergunto: como está sua motivação?

Já escrevi diversos artigos tratando do tema motivação e ele nunca se esgota, pois a motivação é um assunto que rende grandes reflexões e pouca prática. Transformar a vontade em realização é o grande segredo. O detalhe é que não há uma fórmula que serve para todos. Na verdade não há fórmula que sirva para ninguém, pois somos diferentes e movidos por desejos também únicos. Mas (sempre podemos colocar um "mas" neste tema), há dicas que ajudam a encontrar a motivação necessária para tornar-se mais efetivo(a) naquilo que busca realizar.

Uma dica já conhecida, mas sempre importante é fazer uma lista do que se quer realizar. Não adianta fazer uma lista enorme com diversos itens, pois será mais frustrante ver que tem tantas coisas a realizar e isso pode desmotivar ao invés de criar mais estímulos positivos. Portanto, faça uma lista pequena, com três ou quatro itens e seja o mais específico em cada um deles. O ideal (ao menos para mim) é que você escolha um ou dois itens e depois mais um ou dois e assim por diante.

Listou? Agora defina um prazo para realizar seus sonhos. Comece por itens que você possa cumprir a curto prazo, pois assim a motivação de vê-los realizados é um grande fator de estímulo. Inclua um de médio prazo e se possível divida em "submetas". Dividir é a melhor estratégia.

Quando conquistar algo comemore. Seja sozinho ou com alguém que fez parte do objetivo. Esta comemoração reforça o espírito de conquista. Cria mais ânimo, pois o cérebro entende que a recompensa é valiosa. Cuidado apenas para não exagerar na comemoração e perder o foco.

Teste esta dica e depois me conte se conseguiu. Caso já tenha tentando escreva dizendo como foi, se deu certo ou não. É importante fazer avaliações de cada passo dado. Assim é possível corrigir o rumo e continuar motivado(a) para alcançar os grandes objetivos de sua vida.

Grande abraço e muito sucesso!

Rogerio Martins
www.facebook.com/palestranterogeriomartins


Nenhum comentário :

Postar um comentário

PALESTRANTE ROGERIO MARTINS | IMPORTANTE | LEIA ABAIXO ANTES DE COMENTAR:
.: Todos os comentários são lidos e moderados previamente.
.: Serão recusados comentários com conteúdo ofensivo ou discriminatório, fora do tema ou assunto da postagem, anônimos ou com simples divulgação e pedidos de parceria.

Cadastre-se no Boletim